Jogadores top 100 na busca pelo título do Aberto de Tênis do RS

Chave principal do Challenger começa nesta segunda-feira em Porto Alegre
 
Porto Alegre/RS – A chave principal do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, Challenger válido pelo ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), começa nesta segunda-feira (22) em Porto Alegre com a promessa de muito talento e disputas acirradas dentro de quadra. Três jogadores que estão entre os 100 melhores do mundo, além de outros cinco tenistas que já estiveram neste seleto grupo, medirão forças na Associação Leopoldina Juvenil em busca dos 80 pontos concedidos ao campeão. A premiação total é de US$ 35 mil, mas o evento é válido como um torneio de US$ 50 mil em pontos por oferecer hospedagem aos atletas da chave principal. O ingresso é gratuito.
 
O favorito ao título é o espanhol Ruben Ramirez Hidalgo, 34 anos, que neste domingo aparecia na posição número 91 da lista da ATP, mas que já foi o 50º melhor do mundo em 2006. Depois aparecem na relação de favoritos o austríaco Andreas Haider Maurer, 98º no ranking atual e ex-top 70, seguido do português João Sousa, 99º colocado. Entre os brasileiros, o melhor colocado é o paulista Thiago Alves, 30 anos, ex número 88 do mundo. “Este será um torneio muito importante para que eu alcance minha meta, pois pretendo fechar o ano entre os 100 melhores no ranking, já visando a chave principal do Australian Open. Venho jogando bem e estou preparado para fazer uma boa semana aqui em Porto Alegre”, projetou o tenista nascido em São José do Rio Preto.
 
12 BRAZUCAS – Thiago Alves terá também outros adversários na briga pelo título. Entre eles, o holandês Thiemo de Bakker, ex-top 40, o romeno Adrian Ungur, que já foi 79 do mundo, e o sérvio Boris Pashanski, ex 55 da lista da ATP. Isto sem citar os demais brasileiros, que conhecem bastante as quadras porto-alegrenses, como Ricardo Hocevar, João Souza, Marcelo Demoliner, Leonardo Kirche, Júlio Silva, Guilherme Clezar, Fabiano de Paula, Fabrício Neis, José Pereira, Gabriel Friedrich e André Ghem, que foi o único brazuca a furar um disputado qualifying, onde até o irmão de Novak Djokovic, Marko Djokovic, esteve presente nas quadras gaúchas, sendo eliminado logo na primeira rodada.
 
O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul tem patrocínio da Guaibacar – A gente faz muito mais por você, e Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, com apoio da Melnick Even, líder em alto padrão RS, ER Card, Rede Master de Hoteis, Head – a bola oficial, Versant Água Mineral Natural, Gatorade – Vencer vem de dentro, e ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre. Os órgãos oficiais são a ATP, CBT – Confederação Brasileira de Tênis, e FGT – Federação Gaúcha de Tênis. A realização é da ProTenis Promoções Esportivas. Todas as informações sobre o torneio estão disponíveis no site www.abertors.com.br .
 
RESULTADOS FINAIS DO QUALIFYING DE DOMINGO
Arthur de Greef (BEL) d. Tomislav Brkic (BIH) – 6/1, 7/5
Hans Podlipnik Castillo (CHI) d. Thiago Monteiro (BRA) – 6/1, 3/6, 7/6(7)
André Ghem (BRA) d. Tiago Lopes (BRA) – 6/0, 6/3
Alejandro Gonzalez (COL) d. Juan Sebastian Cabal (COL) – 6/3, 6/0
 
PROGRAMAÇÃO SEGUNDA-FEIRA – 22/10/2012
QUADRA 1
11h – Guilherme Clezar (BRA) x Adrian Ungur (ROU)
A seguir – Ruben Ramirez Hidalgo (ESP) x Ricardo Hocevar (BRA)
A seguir – Carlos Salamanca (COL) x Alejandro Gonzalez (COL)
Não antes das 17h
André Ghem / Diego Matos (BRA) x Andreas Haider Maurer (AUT) / Thomas Schoorel (NED)
QUADRA 2
11h – Nikola Mektic (CRO) x Thiago Alves (BRA)
Não antes das 15h30min
Thiago Alves/Júlio Silva (BRA) x Nikola Mektic / Antonio Veic (CRO)
QUADRA 3
11h – Thomas Schoorel (NED) x Pavol Cervenak (SVK)
Não antes das 15h30min
Simon Greul (GER) / Alessandro Motti (ITA) x Julian Reister (GER) / Adrian Ungur (ROU)
 
De Zotti – Assessoria de Imprensa