Thiago Alves supera o vento e o adversário no Aberto de Tênis do RS

Leonardo Kirche, Guilherme Clezar e Marcelo Demoliner também começaram com vitória em Porto Alegre

Porto Alegre/RS – Se na segunda-feira (22) a forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul impediu que os jogadores entrassem em quadra no Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, nesta terça (23) foi a vez do vento assumir o papel de protagonista no Challenger que acontece nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Com rajadas que superaram os 70 km/h na capital gaúcha, os tenistas tiveram que se adaptar às condições climáticas para avançarem no torneio válido pelo ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

O paulista Thiago Alves, melhor brasileiro na disputa, conseguiu encaminhar uma importante vitória na estreia diante do croata Nikola Mektic por 6/3 e 7/5. “Realmente estava difícil de jogar, com muito vento dentro de quadra. Mas gostei da minha postura, apesar de toda esta dificuldade extra. Consegui me manter concentrado, principalmente no final do segundo set. Agora é descansar e ficar 100% pronto para a próxima partida”, avaliou o terceiro melhor tenista do país no ranking mundial. Ele enfrentará na rodada seguinte o colombiano Alejandro Gonzalez, saído do qualifying, e que nesta terça eliminou o conterrâneo Carlos Salamanca por 7/6(12) e 6/3.

FOCADO – Quem também destacou o foco para superar o vento e o adversário foi o gaúcho Guilherme Clezar. Jogando “em casa”, com o apoio da família e de amigos, o tenista de 19 anos não tomou conhecimento do romeno Adrian Ungur, que já foi 79º do ranking da ATP. Clezar, treinado pelo capitão da equipe brasileira da Copa Davis, João Zwetsch, venceu por 6/4e 6/2. “Consegui me manter bem no jogo. O vento forte complicou bastante e por isto o melhor a fazer era tentar ganhar de qualquer forma. Com certeza é um bom começo num evento deste porte”, destacou Clezar.

Outro tenista gaúcho que começou com vitória em Porto Alegre foi Marcelo Demoliner. Ele venceu o conterrâneo Gabriel Friedrich, integrante da equipe do Instituto Gaúcho de Tênis, por 6/4 e 6/2. “O Gabriel vem jogando muito bem mas eu consegui usar a melhor estratégia para enfrentar o vento. Acho que melhorei muito a parte mental e quando isto vai bem, o resto também vai. Estou feliz por esta vitória na estreia”, disse Demoliner, natural de Caxias do Sul.

Em outro confronto entre dois brasileiros, o paulista Leonardo Kirche superou André Ghem, do Rio Grande do Sul, por 7/6(3) e 6/4. Já o principal favorito ao título, o espanhol Ruben Hidalgo, eliminou o paulista Ricardo Hocevar por 6/4 e 6/2. O torneio Challenger segue até o próximo domingo com ingresso gratuito às quadras da Associação Leopoldina Juvenil. A premiação total é de US$ 35 mil.

O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul tem patrocínio da Guaibacar – A gente faz muito mais por você, e Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, com apoio da Melnick Even, líder em alto padrão RS, ER Card, Rede Master de Hoteis, Head – a bola oficial, Versant Água Mineral Natural, Gatorade – Vencer vem de dentro, e ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre. Os órgãos oficiais são a ATP, CBT – Confederação Brasileira de Tênis, e FGT – Federação Gaúcha de Tênis. A realização é da ProTenis Promoções Esportivas. Todas as informações sobre o torneio estão disponíveis no site www.abertors.com.br .

De Zotti – Assessoria de Imprensa