Aberto de Tênis do RS transfere início da chave principal para terça-feira

Yuri (de vermelho) perdeu par o espanhol Herrera clic

Mau tempo persistiu durante a segunda-feira na capital gaúcha

Porto Alegre/RS – A chave principal do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul começa a ser disputada nesta terça-feira (24). Devido ao mau tempo deste início de semana na capital gaúcha, todos os jogos previstos foram cancelados, com exceção dos quatro confrontos decisivos do qualifying, que ocorreram nas quadras cobertas da sede conhecida como Clubinho, da Associação Leopoldina Juvenil. O argentino Andrea Collarini, o espanhol Carlos Herrera, o dominicano José Hernandez e o italiano GIanluigi Quinzi venceram e estão classificados para a chave principal.

A maioria dos tenistas que disputarão o torneio Challenger válido pelo ranking mundial aproveitou o dia chuvoso em Porto Alegre para treinar, entre eles o paulista Rogério Dutra Silva e o gaúcho Marcelo Demoliner, que se enfrentam na primeira rodada. Demoliner, que recebeu um wild card (convite) para a chave principal, terá pela frente um jogador que vem de bom resultado no US Open, onde venceu o canadense Vasek Pospisil, 40º do mundo, caindo na segunda rodada diante de ninguém menos que Rafael Nadal. Mesmo sabendo que o adversário passa por um momento positivo, o gaúcho está confiante. “Treinamos juntos na Copa Davis e nossos jogos são sempre duros. A pressão é toda dele e espero poder jogar solto para avançar à próxima fase”, avalia Demoliner, que conta com um ingrediente a mais para buscar a vitória, já que estará atuando em Porto Alegre. “Jogar aqui, com o apoio da família e dos amigos, é bem melhor. Esta sensação de jogar em casa, na frente das pessoas que você gosta, dá uma força a mais”, destaca o tenista.

RESULTADOS FINAIS DO QUALIFYING – (23/09)
Carlos Herrera (ESP) derrotou Yuri Radomsky (BRA) – 3/6, 6/0, 6/2
José Hernandez (DOM) d. Artem Sitak (NZL) – 7/5, 7/6(6)
Gianluigi Quinzi (ITA) x Orlando Luz (BRA) – 7/6(4), 6/3
Andrea Colarini (ARG) d. Christian Lindell (SWE) – 6/2, 6/4

PROGRAMAÇÃO – TERÇA-FEIRA (24/09)
Quadra 1
10h – Fabrício Neis (BRA) x Maximo Gonzalez (ARG)
A seguir – Eduardo Dischinger (BRA) x Martin Alund (ARG)
A seguir – João Souza (BRA) x Júlio Cesar Campozano (ECU)
Não antes das 15h30min – Thiemo de Bakker (NED) / Marcelo Demoliner (BRA) x Rogério Silva / Leonardo Kirche (BRA)

Quadra 2
10h – Marcelo Demoliner (BRA) x Rogério Silva (BRA)
A seguir – Ricardo Hocevar (BRA) x Agustin Velotti (ARG)
A seguir – Andrea Collarini x Guido Andreozzi (ARG)
Não antes das 15h30min – Sergio Galdos (PER) / Guido Pella (ARG) x Fabricio Neis (BRA) / Pedro Sousa (POR)

Quadra 3
10h – Bjorn Fratangelo (USA) x Paul Capdeville (CHI)
A seguir – Facundo Arguello (ARG) x Patricio Heras (ARG)
Não antes das 14h – Guillermo Duran / Maximo Gonzalez (ARG) x João Lucas Menezes / Evaldo Neto (BRA)
Não antes das 15h30min – Paul Capdeville (CHI) / Gianluigi Quinzi (ITA) x Facundo Bagnis x Eduardo Schwank (ARG)

O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul oferece premiação total de US$ 35 mil e tem ingresso gratuito às quadras da Associação Leopoldina Juvenil, mediante identificação junto à portaria do clube. O torneio conta com o apoio da Secretaria do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Sul – Pró-Esporte/RS, Correios – Patrocinador Oficial do Tênis do Brasil, Melnick Even, ER Card, Rede Master de Hoteis, Versant Água Mineral Natural, NET, Gatorade, e Pró-Esporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre. Os órgãos oficiais são a ATP, CBT – Confederação Brasileira de Tênis, e FGT – Federação Gaúcha de Tênis. A realização é do IGE – Instituto Gaúcho do Esporte.

De Zotti – Assessoria de Imprensa