Clezar vence argentino e avança no Aberto de Tênis do RS

Clezar1clic

Tenista gaúcho derrota novamente Facundo Bagnis e mantém a boa fase. Quarta-feira foi de vitórias de todos os brasileiros que entraram em quadra pela chave de simples

Porto Alegre/RS – Com o apoio da torcida, jogando em casa e embalado pela sequência de bons resultados, o gaúcho Guilherme Clezar, 20 anos, passou bem pelo primeiro desafio no Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul – Copa Thomaz Koch. Nesta quarta-feira (25), na quadra central da Associação Leopoldina Juvenil, o número 177 do ranking mundial repetiu a vitória obtida no último domingo, quando conquistou o título do Challenger de Campinas. Só mudou o placar. Desta vez, Clezar superou o argentino Facundo Bagnis por 6/2 e 7/6(6), sob o olhar atento do técnico João Zwetsch.

O tenista gaúcho considerou boa a sua estreia em Porto Alegre. “Ele é um adversário complicado. As condições da quadra eram bem diferentes da semana anterior, então estou feliz com o resultado”, disse Clezar. Para ele, a coincidência de enfrentar cinco argentinos e repetir, nesta quarta-feira, o adversário da final do último domingo, faz parte do esporte e, independente disto, considera que é preciso manter o foco para superar as adversidades. “É melhor jogar em casa, a gente se recupera melhor da parte física e mental, sem aquela rotina de hotéis. O apoio da família e amigos é fundamental e continuar com esta energia boa é o meu pensamento. Já ganhei torneios menores por aqui, mas este Challenger seria especial”, afirmou. Na próxima rodada Clezar enfrentará o cearense Thiago Monteiro, que surpreendeu o holandês Thiemo de Bakker, ex-top 40 do mundo em 2010 e cabeça de chave número 3, por 6/3 e 7/5.

SURPRESAS – Uma das principais surpresas da rodada foi a derrota logo na primeira rodada do português Gastão Elias, cabeça de chave número 6 e atual vice-campeão do torneio. Gastão não conseguiu passar pelo jovem italiano Gianluigi Quinzi, de apenas 17 anos, que se adaptou bem às quadras da Associação Leopoldina Juvenil. Foi aqui, em março, que ele conquistou o título do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, oferecido por Gerdau e Itaú. Quinzi, que precisou passar pelo qualifying para chegar à chave principal, venceu o português treinado pelo técnico Jaime Oncins por 6/3 e 6/4. Quinzi também venceu, nesta temporada, nada menos que o tradicional torneio de Wimbledon na categoria júnior.

BRASILEIRO – Quem também avançou à segunda rodada do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul – Copa Thomaz Koch foi o paulista Leonardo Kirche. Ele venceu o espanhol Carlos Herrera por 6/2 e 6/3 e agora enfrentará o italiano Gianluigi Quinzi. “Aos poucos fui me soltando e consegui apresentar um bom tênis. Errei pouco e o importante foi vencer e avançar para a segunda rodada. Venho de lesão e fiquei cinco meses parado, então tenho que pensar jogo a jogo e melhorar a cada dia. Não penso a longo prazo. Prefiro desfrutar cada partida e, se vencer, melhor, principalmente por jogar em casa. Esta série de torneios no Brasil é de suma importância para nós tenistas. Jogamos sempre com apoio de amigos e familiares, além de ter chances de marcar bons pontos na ATP”, avaliou o tenista.

Outra surpresa da rodada foi protagonizada pelo cearense Thiago Monteiro, que atualmente treina com o técnico Larri Passos. Ele superou o cabeça de chave número 3, Thiemo de Bakker, da Holanda, por 6/3 e 7/5. “As condições da quadra hoje estavam a meu favor e fiquei muito feliz com a vitória. Já havia enfrentado ele em outras cinco oportunidades e nunca havia ganho. Tenho que agradecer aos organizadores o wild card para que eu disputasse a chave principal. Tenho que comemorar esta vitória, mas amanhã já tenho outra pedreira pela frente, pois o Clezar vem de uma série de vitórias”, considerou Thiago.

O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul – Copa Thomaz Koch oferece premiação total de US$ 35 mil e tem ingresso gratuito às quadras da Associação Leopoldina Juvenil, mediante identificação junto à portaria do clube. O torneio conta com o patrocínio da Gerdau e Secretaria do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Sul – Pró-Esporte/RS, co-patrocínio de Correios – Patrocinador Oficial do Tênis do Brasil, e apoio de Melnick Even, ER Card, Rede Master de Hoteis, Versant Água Mineral Natural, NET, Gatorade, e Pró-Esporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre. Os órgãos oficiais são a ATP, CBT – Confederação Brasileira de Tênis, e FGT – Federação Gaúcha de Tênis. A realização é do IGE – Instituto Gaúcho do Esporte. Todas as informações sobre o torneio estão disponíveis no site www.abertors.com.br .

RESULTADOS DE SIMPLES – QUARTA-FEIRA – 25/09/2013
André Ghem (BRA) derrotou Victor Estrella (DOM) – 6/2, 6/1
Guilherme Clezar (BRA) d. Facundo Bagnis (ARG) – 6/2, 7/6 (6)
Thiago Monteiro (BRA) d. Thiemo de Bakker (NED) – 6/4, 7/5
Leonardo Kirche (BRA) d. Carlos Herrera (ESP) – 6/2, 6/3
Gianluigi Quinzi (ITA) d. Gastão Elias (POR) – 6/3, 6/4
Guido Pella (ARG) d. David Souto (VEN) – 6/3, 6/1
Pedro Sousa (POR) d. Blaz Kavcic (SLO) – 6/3, 6/4
José Hernandez (DOM) d. Eduardo Schwank (ARG) – 1/6, 6/4, 6/3

De Zotti – Assessoria de Imprensa