Clezar é a esperança brasileira no Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul

Clezar1clic

Tenista gaúcho conquistou a oitava vitória consecutiva em duas semanas. André Ghem foi eliminado.

Porto Alegre/RS – O tenista Guilherme Clezar continua imbatível. Nesta sexta-feira (27) o gaúcho de 20 anos, número 177 do ranking mundial, manteve a boa fase e conquistou sua oitava vitória em duas semanas. Desta vez, o resultado positivo valeu vaga nas semifinais do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul – Copa Thomaz Koch, torneio da série Challenger disputado nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Depois dos resultados da rodada, Clezar passou a ser o único representante do país na chave de simples.

Em duelo brasileiro, Clezar venceu o paulista Ricardo Hocevar por 6/1 e 6/2 em 1h16min. E a avaliação, por parte do próprio vencedor, foi objetiva. “Joguei bem tanto no lado técnico como no tático. Nos conhecemos bastante e acho que consegui anular seus pontos fortes”, destacou Clezar. Ele afirma não existir pressão pelo fato de ser o único brasileiro com chances de um total de dez que começaram a competição. “Tenho que jogar bem e focar apenas no meu adversário. Meu objetivo é chegar entre os 150 do mundo nesta temporada e isto pode acontecer mais cedo do que o previsto. Do modo como estou jogando o ranking é consequência, e isto iria acontecer mais cedo ou mais tarde”, disse Clezar, que é treinado pelo técnico João Zwetsch, capitão da equipe brasileira na Copa Davis. A semifinal, a exemplo do que aconteceu no Challenger de Campinas, na semana passada, será novamente contra o argentino Maximo Gonzalez.

GHEM ELIMINADO – O gaúcho André Ghem não repetiu as suas últimas atuações e acabou eliminado nas quartas de final do torneio. Ele perdeu de virada para o argentino Maximo Gonzalez por 6/2, 3/6 e 3/6. “Fiquei mais inseguro a partir do segundo set e não consegui voltar para a partida. Ele estava mais consistente”, considerou Ghem. Na sua avaliação o Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul é um torneio muito bem organizado e a Associação Leopoldina Juvenil é um lugar especial. “Competir com o apoio dos amigos e familiares é muito gratificante, ainda mais num evento deste nível”, elogiou o tenista, que nas próximas semanas disputará torneios em São Paulo. “Meu objetivo é melhorar o ranking para poder entrar na chave de torneios maiores”, explicou Ghem.

Com os resultados desta sexta-feira, as semifinais do torneio que oferece premiação total de US$ 35 mil ficaram assim definidas: Guilherme Clezar (BRA) x Maximo Gonzalez (ARG) e Facundo Arguello (ARG) x Pedro Sousa (POR). Os jogos começam às 11h.

RESULTADOS DE SIMPLES – SEXTA-FEIRA (27/09)
Guilherme Clezar (BRA) derrotou Ricardo Hocevar (BRA) – 6/1, 6/2
Maximo Gonzalez (ARG) d. André Ghem – 2/6, 6/3, 6/3
Facundo Arguello (ARG) d. Guido Andeozzi (ARG) – 6/4, 6/3
Pedro Sousa (POR) d. Gianluigi Quinzi (ITA) – 3/6, 6/0, 7/6 (1)

O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul – Copa Thomaz Koch tem ingresso gratuito às quadras da Associação Leopoldina Juvenil, mediante identificação junto à portaria do clube. O torneio conta com o patrocínio da Gerdau e Secretaria do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Sul – Pró-Esporte/RS, co-patrocínio de Correios – Patrocinador Oficial do Tênis do Brasil, e apoio de Melnick Even, ER Card, Rede Master de Hoteis, Versant Água Mineral Natural, NET, Gatorade, e Pró-Esporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre. Os órgãos oficiais são a ATP, CBT – Confederação Brasileira de Tênis, e FGT – Federação Gaúcha de Tênis. A realização é do IGE – Instituto Gaúcho do Esporte. Todas as informações sobre o torneio estão disponíveis no site www.abertors.com.br .

De Zotti – Assessoria de Imprensa