Guilherme Clezar estreia com vitória no Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul

Guilherme Clezar

Guilherme Clezar

O gaúcho Guilherme Clezar, único brasileiro entre os oito cabeças de chave do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, apresentado pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Oi e Água Schin, estreou com vitória no torneio disputado nas quadras da Sogipa, em Porto Alegre. Em partida realizada nesta terça-feira, dia 23, e que atraiu um bom público, o oitavo pré-classificado ganhou do paulista Daniel Dutra da Silva, saído do quailfying, em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/1, em uma hora e 15 minutos de confronto.
Apesar da vitória, Guilherme Clezar esperava mais de seu jogo. “Não apresentei o meu melhor tênis”, afirmou. “Mas o importante é estrear com vitória para adquirir confiança e crescer nas próximas rodadas”, disse o tenista de 21 anos e que ocupa o 231º lugar no circuito mundial. “Jogar em casa, com o apoio dos familiares, dos amigos e da torcida é sempre uma vantagem. Tenho bons resultados em Porto Alegre e espero que siga assim”, completou. Seu próximo adversário será o eslovaco Adrian Sikora, que venceu o gaúcho Fabrício Neis por 6/2 e 6/3.
FAVORITO CONFIRMA – O argentino Carlos Berlocq, cabeça de chave número 1 do Challenger gaúcho eliminou seu compatriota Andrea Collarini, em sets diretos, parciais de 6/3 e 6/1, em uma hora e 15 de partida, avançando para as oitavas de final. O principal candidato ao título do torneio ficou satisfeito com o resultado. “Foi uma vitória convincente”, assegurou o atleta de 31 anos e atual número 69 no ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). “Mesmo sendo uma partida de primeira rodada, quando ainda estamos nos acostumando ao clima e às condições da quadra, joguei bem e pude apresentar o meu melhor tênis”, comentou. Seu próximo adversário será Darian King, de Barbados, que ganhou do pernambucano José Pereira por 2/6, 6/3 e 7/6 (4), em duas horas e meia de confronto.
JUVENIL AVANÇA – Em duelo brasileiro, o mineiro João Menezes ganhou do paulista Ricardo Hocevar em sets diretos, parciais de 6/4 e 6/3, em uma hora e 20 minutos de partida. Menezes, que se despede nesta temporada da categoria juvenil, disse que o ritmo alcançado nos três jogos que disputou no qualifying foi determinante para chegar à vitória. “Mesmo um pouco cansado, estava mais adaptado às condições do torneio”, disse o jovem que completará 18 anos em dezembro. Seu próximo adversário sairá do jogo entre o gaúcho André Ghem e o argentino Facundo Arguello.
VITÓRIA FRANCESA – O francês Alex Michon, sétimo cabeça de chave, também passou com tranquilidade pela primeira rodada do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul ao ganhar do paulista Eduardo Russi Assumpção por duplo 6/1, em 43 minutos de jogo. Na próxima rodada, terá pela frente o argentino Martin Alund, que estreou na rodada de segunda-feira, dia 22.
Os demais atletas que já garantiram vaga nas oitavas de final do torneio são os argentinos Facundo Bagnis, cabeça 3, Guido Andreozzi, cabeça 6, o alemão Richard Becker e o francês Gianni Mina.
O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul é um torneio da série Challenger, conta pontos para o ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) como um torneio de US$ 40 mil em prêmios mais hospedagem. Os jogos são disputados em piso de saibro.
A entrada na Sogipa é franca.
O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, apresentado pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Oi e Água Schin, tem apoio da Melnick Even, ErCard, Master Hotéis. A bola oficial é da Tretorn. O Instituto Gaúcho do Esporte (IGE) assina a realização do evento. A consultoria técnica é da PROTENIS Promoções Esportivas.
Resultados parciais de terça-feira, dia 23:
Chave principal – Simples – Primeira rodada:
Carlos Berlocq (ARG/1) d. Andrea Collarini (ARG) 6/3 6/1
Darian King (BAR) d. José Pereira (BRA) 2/6 6/3 7/6 (4)
Axel Michon (FRA/7) d. Eduardo Russi Assumpção (BRA/WC) 6/1 6/1
Richard Becker (GER) d. Fabiano de Paula (BRA) 6/3 6/1
Facundo Bagnis (ARG/3) d. Caio Zampieri (BRA/Q) 6/1 6/3
Gianni Mina (FRA) d. Tiago Lopes (BRA/Q) 6/4 6/1
João Menezes (BRA/Q) d. Ricardo Hocevar (BRA) 6/4 6/3
Adrian Sikora (SVK) d. Fabrício Neis (BRA/WC) 6/2 6/3
Guilherme Clezar (BRA/8) d. Daniel Dutra da Silva (BRA/Q) 6/4 6/1
Guido Andreozzi (ARG/6) d. Ivo Klec (SVK) 6/1 7/6 (4)

Mais informações estão disponíveis no site do torneio www.abertors.com.br.

DivulgAção Assessoria
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com
Álisson Coelho – alissonjornal@gmail.com