Berlocq, Schwartzman, Alund e Elias estão nas quartas do Aberto gaúcho

Os argentinos Carlos Berlocq, Diego Schwartzman e Martin Alund e o português Gastão Elias garantiram presença nas quartas de final do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, apresentado pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Oi e Água Schin, em disputa na Sogipa, em Porto Alegre. Na rodada de quarta-feira, dia 24, os quatro venceram com tranquilidade e agora ganham um dia de folga na programação dos jogos para voltar às quadras na sexta, dia 26. Nesta quinta, dia 25, serão realizadas as quatro partidas que completam as oitavas de final do Challenger gaúcho. A entrada é franca.
Principal candidato ao título do Aberto do Rio Grande do Sul, Carlos Berlocq avançou para as quartas de final com uma vitória em dois sets sobre Darian King, de Barbados, parciais de 6/3 e 6/2, em uma hora e 38 minutos de jogo. O atleta argentino de 31 anos e 69º colocado no ranking mundial disse que, apesar do resultado, a partida não foi nada fácil. “Estava ventando muito, e comecei a partida um pouco inseguro. Penso que a minha experiência foi decisiva nos momentos importantes do jogo, especialmente no primeiro set. Depois, no segundo, penso que joguei um pouco melhor”, avaliou o cabeça de chave 1.
Nas quartas de final, programada para a sexta-feira, dia 26, Carlos Berlocq terá pela frente Gastão Elias, quinto na lista dos favoritos ao título, que avançou no torneio ao derrotar o alemão Richard Becker, em sets diretos, parciais de 6/3 e 6/2, em uma hora e 10 minutos. O tenista treinado pelo técnico brasileiro Jaime Oncins disse que a regularidade em seu jogo e a capacidade em promover as trocas de bola foram cruciais para chegar à vitória. “Eu estava preocupado. Ele tem tinha um saque potente. Por isso, sabia que se eu conseguisse responder bem teria condições de vencer e foi o que aconteceu”, comentou Gastão Elias.
SETE VITÓRIAS SEGUIDAS – Confirmando sua boa fase, Diego Schwartzman passou por seu compatriota Renzo Olivo por dois sets, 6/4 e 6/3, em uma hora e 13 minutos. Esta foi sua sétima vitória consecutiva em jogos de simples. “O jogo começou muito parelho, com muitas trocas de bolas, e venci o primeiro set no detalhe”, comentou. “Vencer a primeira série foi importante porque ganhei confiança e a situação de jogo se tornou mais favorável para mim”, completou o cabeça 2 do torneio. Seu próximo adversário será o também argentino Martin Alund, que passou pelo francês Axel Michon, sétimo pré-classificado, por 6/2 e desistência. O atleta francês abandonou o jogo com problemas no punho.
CHALLENGER – O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul é um torneio da série Challenger, conta pontos para o ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) como um torneio de US$ 40 mil em prêmios mais hospedagem. Os jogos são disputados no saibro.
O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, apresentado pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Oi e Água Schin, tem apoio da Melnick Even, ErCard, Master Hotéis. A bola oficial é da Tretorn. O Instituto Gaúcho do Esporte (IGE) assina a realização do evento. A consultoria técnica é da PROTENIS Promoções Esportivas.

Resultados de quarta-feira, dia 24:
Chave de simples – Segunda rodada:
Carlos Berlocq (ARG/1) d. Darian King (BAR) 6/3 6/2
Gastão Elias (POR) d. Richard Becker (GER) 6/3 6/2
Martin Alund (ARG) d. Axel Michon (FRA/7) 6/2 desistência
Diego Schwartzman (ARG/2) d. Renzo Olivo (ARG) 6/4 6/3

Programação de quinta-feira, dia 25:
Chave de simples – Segunda rodada:
Quadra central
11 horas – Facundo Bagnis (ARG/3) x Gianni Mina (FRA)
A seguir – Adrian Sikora (SVK) x Guilherme Clezar (BRA/8)
A seguir – João Menezes (BRA/Q) x Facundo Arguello (ARG/4)
Quadra 5
12 horas – Guido Andreozzi (ARG/6) x Christian Garin (CHI)
Obs.: Também estão programados três jogos da chave de duplas.

Mais informações estão disponíveis no site do torneio www.abertors.com.br

Gastão Elias

Gastão Elias

DivulgAção Assessoria
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com
Álisson Coelho – alissonjornal@gmail.com