Guilherme Clezar representa o Brasil nas quartas do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul

Guilherme Clezar

Guilherme Clezar

Guilherme Clezar é o único brasileiro que alcançou as quartas de final do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, apresentado pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Oi e Água Schin, que serão disputadas nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 11 horas, na Sogipa, em Porto Alegre. O tenista gaúcho, 231º classificado no ranking mundial e cabeça de chave número 8, enfrenta o francês Gianni Mina, 279º no circuito, na segunda partida programada para a quadra central. A entrada é franca.
Guilherme Clezar e Gianni Mina nunca se enfrentaram em jogos do circuito profissional. O gaúcho, no entanto, adianta que espera por partida difícil. “Terei que jogar muito bem todos os pontos”, comentou o brasileiro. “O Mina está crescendo no circuito profissional e tem a bagagem de ter disputados grandes torneios. Mas eu acredito no meu potencial e tenho chances de vencer”, assegurou o gaúcho. Quando juvenil, Mina chegou a ser o número 1 do circuito mundial, em 2010, posição que manteve por cinco semanas.
Guilherme Clezar passou para as quartas ao vencer o eslovaco Adrian Sikora, 343º no circuito, por 6/3 e 6/4, em uma hora e 14 minutos de jogo. O francês Gianni Mina eliminou o argentino Facundo Bagnis, número 122 no circuito e terceiro cabeça de chave do torneio, com parciais de 6/7 (4), 6/3 e 6/3, em duas horas e 25 minutos. Já o argentino Guido Andreozzi, 164º e sexto pré-classificado, ganhou do chileno Christian Garin, de 18 anos, por 4/6, 6/2 e 7/6 (2).
ARGUELLO VENCE – Na partida que fechou as oitavas de final da chave de simples, o argentino Facundo Arguello, número 114 no circuito e cabeça 4, venceu o juvenil mineiro João Menezes por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 6/1, em duas horas e três minutos de jogo.
Com a vitória de Arguello, a Argentina terá o total de cinco representantes nas quartas de final do torneio. E pelo menos um argentino já tem presença garantida na decisão do Aberto, programada para o domingo, dia 28. Nesta sexta-feira, em busca de vaga para as semifinais: Arguello enfrenta Guido Andreozzi, enquanto Diego Schwartzman encara Martin Alund. O outro argentino que segue na competição, Carlos Berlocq, primeiro na lista dos favoritos, terá o português Gastão Elias como adversário.
CHALLENGER – O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul é um torneio da série Challenger, conta pontos para o ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) como um torneio de US$ 40 mil em prêmios mais hospedagem. Os jogos são disputados no saibro.
O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, apresentado pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Oi e Água Schin, tem apoio da Melnick Even, ErCard, Master Hotéis. A bola oficial é da Tretorn. O Instituto Gaúcho do Esporte (IGE) assina a realização do evento. A consultoria técnica é da PROTENIS Promoções Esportivas.
Resultados de quinta-feira, dia 25:
Chave de simples – Segunda rodada:
Gianni Mina (FRA) d. Facundo Bagnis (ARG/3) 6/7 (4) 6/3 6/3
Guilherme Clezar (BRA/8) d. Adrian Sikora (SVK) 6/3 6/4
Guido Andreozzi (ARG/6) d. Christian Garin (CHI) 4/6 6/2 7/6 (2)
Facundo Arguello (ARG/4) d. João Menezes (BRA/Q) 7/5 3/6 6/1
Programação de sexta-feira, dia 26:
Chave de simples – Quartas de final:
Quadra central
11 horas – Diego Schwartzman (ARG/2) x Martin Alund (ARG)
A seguir – Guilherme Clezar (BRA/8) x Gianni Mina (FRA)
A seguir – Carlos Berlocq (ARG/1) x Gastão Elias (POR/5)
Quadra 5
12 horas – Guido Andreozzi (ARG/6) x Facundo Arguello (ARG/4)

Mais informações estão disponíveis no site do torneio www.abertors.com.br.

DivulgAção Assessoria
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com
Álisson Coelho – alissonjornal@gmail.com