Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul tem uma semifinal definida

Guido Andreozzi

Guido Andreozzi

Uma das semifinais do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, apresentado pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Oi e Água Schin, está definida: os argentinos Diego Schwartzman, segundo na lista dos favoritos, e Guido Andreozzi, sexto, enfrentam-se neste sábado, dia 27, na Sogipa, em Porto Alegre. Na rodada de sexta-feira, dia 26, Schwartzman ganhou de seu compatriota Martin Alund, por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 6/7 (7) e 6/1, em duas horas e um minuto, enquanto Andreozzi eliminou o também argentino Facundo Arguello, cabeça 4, em sets diretos, parciais de 7/5 e 6/1, em uma hora e 22 minutos.

Diego Schwartzman, 22 anos e 88º colocado no ranking mundial, e Guido Andreozzi, 23 anos e 164º classificado, já se enfrentaram oito vezes no circuito profissional, e cada um soma quatro vitórias. Diego, no entanto, leva a vantagem de ter vencido os dois jogos disputados na atual temporada, nas quartas de final em Bucaramanga (Colômbia) e nas semifinais em Campinas. Mas Diego assegura que espera por um jogo muito difícil, especialmente porque vem de oito vitórias consecutivas e já sente o cansaço dessa maratona.

Campeão do torneio challenger encerrado em Campinas, no domingo passado, Diego Schwartzman observou que a facilidade enfrentada no primeiro e no terceiro set do jogo diante de Martin Alund foi atípico e ocorreu muito pelos erros cometidos pelo adversário. A partida foi equilibrada no segundo set, quando nenhum dos tenistas teve seu serviço quebrado e a decisão foi para o desempate. “No tie break, cometi erros em momentos importantes”, observou Diego, que chegou a estar em vantagem de 4/1, mas permitiu o empate em 5/5, para mais adiante perder a série em 9/7.

Os outros semifinalistas seriam decididos nas partidas entre o brasileiro Guilherme Clezar e o francês Gianni Mina e entre o argentino Carlos Berlocq e o português Gastão Elias, também na sexta-feira, dia 26.

A programação da rodada de sábado ainda não foi divulgada. A decisão do título de simples está programada para as 11 horas de domingo, dia 28, na Sogipa. A entrada é franca.

CHALLENGER – O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul é um torneio da série Challenger, conta pontos para o ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) como um torneio de US$ 40 mil em prêmios mais hospedagem. Os jogos são disputados no saibro.
O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, apresentado pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Oi e Água Schin, tem apoio da Melnick Even, ErCard, Master Hotéis. A bola oficial é da Tretorn. O Instituto Gaúcho do Esporte (IGE) assina a realização do evento. A consultoria técnica é da PROTENIS Promoções Esportivas.

Resultados parciais de sexta-feira, dia 26:
Chave de simples – Quartas de final:
Diego Schwartzman (ARG/2) d. Martin Alund (ARG) 6/1 6/7 (7) 6/1
Guido Andreozzi (ARG/6) d. Facundo Arguello (ARG/4) 7/5 6/1

Mais informações estão disponíveis no site do torneio www.abertors.com.br.

DivulgAção Assessoria
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com
Álisson Coelho – alissonjornal@gmail.com