Carlos Berlocq enfrenta Gianni Mina na semi do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul

Carlos Berlocq

Carlos Berlocq

Os finalistas do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, apresentado pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Oi e Água Schin, serão conhecidos neste sábado, dia 27, a partir das 11h30min, na Sogipa, em Porto Alegre. A primeira partida do dia reunirá os argentinos Diego Schwartzman, segundo na lista dos favoritos, e Guido Andreozzi, sexto. Depois será a vez do argentino Carlos Berlocq, o cabeça de chave número 1, enfrentar o francês Gianni Mina. A entrada é franca.
Carlos Berlocq, 31 anos e 69º classificado no ranking mundial, foi o último tenista a garantir presença nas semifinais do Challenger gaúcho. Em partida de quase três horas de duração, o argentino venceu o português Gastão Elias, 23 anos, 136º no circuito e quinto cabeça de chave, por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 3/6 e 6/4. “A partida foi decidida nos pequenos detalhes. Qualquer um de nós poderia deixar a quadra vitorioso, e não seria uma injustiça”, comentou o cabeça de chave número 1. Berlocq observou que o vento atrapalhou os dois. Ao deixar a quadra, já no início da noite, disse que sua intenção era descansar para a rodada sábado.
VITÓRIA FRANCESA – Em outro jogo das quartas-de-final, o francês Gianni Mina, 22 anos e 279º colocado no ranking mundial, venceu o gaúcho Guilherme Clezar, 21 anos, 231º colocado e cabeça 8, por dois sets a zero, parciais de 6/3 e 6/2, em uma hora e 32 minutos. Feliz com a vitória, Mina disse que foi difícil desenvolver um bom tênis em função do vento. “Sabia que teria uma partida muito difícil pela frente e tentei me adaptar às condições de jogo, buscando explorar o slice e errar o menos possível”, comentou o francês.
Guilherme Clezar também observou que o vento atrapalhou a partida. “Tentei colocar a bola em quadra, mas, infelizmente, não consegui jogar bem”, comentou Clezar. “Mas bola para frente, vida de tenista é assim. Toda semana temos novos torneios e podemos ir melhor”, finalizou o atleta gaúcho que, na próxima semana, disputará o Challenger de Cali, na Colômbia.
DUELO ARGENTINO – O argentino Diego Schwartzman, 22 anos, segundo cabeça de chave e 88º colocado no ranking mundial, avançou no Challenger gaúcho ao derrotar seu compatriota Martin Alund, por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 6/7 (7) e 6/1, em duas horas e um minuto. Guido Andreozzi, 23 anos, sexto na lista dos favoritos e 164º classificado no circuito, eliminou o também argentino Facundo Arguello, cabeça 4, em sets diretos, parciais de 7/5 e 6/1, em uma hora e 22 minutos.
FINAL DE DUPLAS – A decisão da chave de duplas, programada para este sábado, dia 27, reunirá quatro argentinos. Facundo Bagnis e Diego Schwartzman, cabeça 1, enfrentam Guido Andreozzi e Guillermo Duran, cabeça 2. Nas semifinais, Bagnis/Schwartzman ganharam do argentino Martin Alund e do paulista Caio Zampieri por 6/3 e 6/1. Andreozzi/Duran eliminaram os argentinos Andrea Collarini e Renzo Olivo por 6/4 e 7/6 (2).
CHALLENGER – O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul é um torneio da série Challenger, conta pontos para o ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) como um torneio de US$ 40 mil em prêmios mais hospedagem. Os jogos são disputados no saibro.
O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, apresentado pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Oi e Água Schin, tem apoio da Melnick Even, ErCard, Master Hotéis. A bola oficial é da Tretorn. O Instituto Gaúcho do Esporte (IGE) assina a realização do evento. A consultoria técnica é da PROTENIS Promoções Esportivas.
Resultados parciais de sexta-feira, dia 26:
Chave de simples – Quartas de final:
Carlos Berlocq (ARG/1) d. Gastão Elias (POR/5) 6/3 3/6 6/4
Gianni Mina (FRA) d. Guilherme Clezar (BRA/8) 6/3 e 6/2
Diego Schwartzman (ARG/2) d. Martin Alund (ARG) 6/1 6/7 (7) 6/1
Guido Andreozzi (ARG/6) d. Facundo Arguello (ARG/4) 7/5 6/1

Mais informações estão disponíveis no site do torneio www.abertors.com.br.

DivulgAção Assessoria
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com
Álisson Coelho – alissonjornal@gmail.com