​Carlos Berlocq e Diego Schwartzman disputam o título do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul

Diego Schwartzman

Diego Schwartzman

 

Carlos Berlocq e Diego Schwartzman estão na final do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, apresentado pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Oi e Água Schin. A disputa pelo título está marcada para às 11h deste domingo na Sogipa. Os argentinos, primeiro e segundo na lista dos favoritos respectivamente, fizeram valer o retrospecto. Neste sábado, Carlos Berlocq venceu o francês Gianni Mina em dois sets, parciais de 6/1 e 6/2. Diego Schwartzman chega à final após vencer o compatriota Guido Andreozzi também por 6/1 e 6/2.

Na primeira semifinal do dia, Schwartzman venceu Guido Andreozzi, sexto melhor ranqueado, em uma hora e dois minutos. “Venho de uma sequência de vitórias deste Campinas, onde conquistei o título. Isso tem me deixado muito seguro, e as coisas que eu venho tentando dentro de quadra estão dando certo”, afirmou após a partida.

Aos 22 anos Diego Schwartzman é o 88º colocado no ranking mundial. Nesta temporada conquistou três torneios da série Challenger, o primeiro na França, em maio. Em agosto venceu em Praga, na República Tcheca, e no último domingo venceu em Campinas (SP). “Estou vencendo partidas em sequência. Para amanhã quero descansar para chegar à final nas melhores condições”, ressaltou o tenista.

Na segunda semifinal Carlos Berlocq venceu o francês Gianni Mina, em jogo decidido em uma hora e 20 minutos. Para Berlocq, o placar não refletiu a dificuldade da partida. “Foi um jogo duro. Venci porque consegui me impor nos momentos decisivos”, destacou o jogador de 31 anos, que ocupa a posição número 69 no ranking mundial. Neste ano, o tenista venceu o ATP 250 de Oeiras, em Portugal, em maio.

O duelo de compatriotas reúne a experiência de Berlocq e a juventude de Schwartzman. Os dois atletas nunca se enfrentaram, mas já treinaram juntos para defender a Argentina na Copa Davis. “Ele é um jogador em ascensão, vem muito bem. Será um jogo muito difícil”, disse Berlocq. “Ele vai usar toda a experiência dele. É um ótimo jogador, e acredito que faremos um ótimo jogo”, avaliou Schwartzman.

CHALLENGER – O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul é um torneio da série Challenger, conta pontos para o ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) como um torneio de US$ 40 mil em prêmios mais hospedagem. Os jogos são disputados no saibro.

O Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, apresentado pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Oi e Água Schin, tem apoio da Melnick Even, Pró-Esporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, ErCard, Master Hotéis. A bola oficial é da Tretorn. O Instituto Gaúcho do Esporte (IGE) assina a realização do evento. A consultoria técnica é da PROTENIS Promoções Esportivas.