Brasileiros e argentinos se destacam nos 14 anos e nos 16 anos do Internacional Juvenil

Sogipa receberá os jogos dos 12 anos aos 16 anos (Foto Ricardo Rimoli/Arquivo)

Sogipa receberá os jogos dos 12 anos aos 16 anos (Foto Ricardo Rimoli/Arquivo)

Os jovens tenistas brasileiros e argentinos se destacam na lista dos favoritos aos títulos das categorias masculinas e femininas dos 14 anos e dos 16 anos do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. A competição será disputada na Sogipa, de 12 a 20 de março, valendo pontos para o ranking sul-americano. No mesmo período, o clube sogipano também receberá os jogos dos 12 anos, enquanto a Associação Leopoldina Juvenil será sede das disputas dos 18 anos e do Tennis Kids, dos oito aos 11 anos.

De acordo com as listas de inscritos divulgadas nesta semana pela Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), os brasileiros João Lucas Reis, Gilbert Klier Jr., Matheus Pucinelli e Mateus Alves dividem com os argentinos Tomás Descarrega, Boruch Skierkier, Tomas Amores e Agustin Riquelme o favoritismo nos 16 anos masculinos. Nos 14 masculinos,  entre os destaques estão os brasileiros Bruno Oliveira e Lucas Batista e os argentinos Roman Burruchaga e Josue Encinas.

Pelo lado feminino, nos 16 anos, as brasileiras que entram na lista das pré-classificadas são Marina Figueiredo, Laura Wayerbacher e Ana Paula Melilo. Elas terão como principais adversárias as peruanas Almudena Boza, Maricielo Sicha e Daniela Ramos. Nos 14 anos femininos, destacam-se as brasileiras Thassane Abrahim, Ana Flávia Rodrigues e Giulia Bertellotti. A colombiana Jessica Plazas e a equatoriana Ana Ramia também figuram entre as favoritas.

TRADIÇÃO – A 33ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre reunirá tenistas de 45 diferentes países na capital gaúcha, nas categorias dos 12 anos aos 18 anos, além da garotada do Tennis Kids. Mais de mil atletas estarão nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil e da Sogipa para disputar os títulos de simples e de duplas. Nos 18 anos, o Brasil já tem tenistas classificados para a chave principal. São eles Gabriel Decamps, Lucas Koelle e Felipe Meligeni Alves, no masculino, e Thaisa Pedretti, Marcelle Cirino e Giovanna Caputo, no feminino, de acordo com a relação de inscritos atualizada pela ITF (sigla em inglês para Federação Internacional de Tênis), nesta terça-feira, dia 1º de março.

DESTAQUE – O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre está entre os nove torneios mais importantes do calendário mundial juvenil, figurando ao lado dos quatro Grand Slam – Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos. Muitos dos tenistas que se destacam no circuito mundial profissional, já deixaram sua marca no evento. Entre esses estão o brasileiro Guga Kuerten, os argentinos David Nalbandian e Juan Martin Del Potro, o francês Jo Wilfried Tsonga, o norte-americano Andy Roddick, o chileno Fernando Gonzalez, a sérvia Ana Ivanovic, a eslovena Katarina Srebotnik, a russa Svetlana Kuznetsova, a ucraniana Kateryna Bondarenko e a canadense Eugenie Bouchard.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio e Net. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Mais informações no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com