Campeonato Internacional começa no sábado com jogos do quali

Antonioni Fasana recebeu wild card para os 18 anos (Heusi Photo/Arquivo)

Antonioni Fasana recebeu wild card para os 18 anos (Heusi Photo/Arquivo)

A 33ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, começa no sábado, 12 de março, com o torneio qualificatório. Os jogos dos 18 anos masculinos e femininos serão disputados na Associação Leopoldina Juvenil, enquanto as partidas dos 14 anos e dos 16 anos, masculinos e femininos, terão a Sogipa como sede. O sorteio das chaves será realizado no início da noite de sexta-feira. A seguir, serão definidas as programações para os dois clubes. A rodada decisiva do qualifying ocorrerá no domingo. As chaves principais começarão na segunda.

Na quinta-feira, 10 de março, foram divulgados os primeiros wild cards nos 18 anos. Na disputa pelo título masculino da categoria, o paulista Antonioni Fasano (foto), de 17 anos, recebeu convite para disputar a chave principal. O jovem tenista já tem experiência no Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre: em 2014, foi campeão, em simples e em duplas, nos 16 anos; e em 2012, foi vice-campeão nos 14 anos. Entre as garotas, as paranaenses Nathalia Gasparin e Georgia Gulin, ambas com 16 anos, foram contempladas com o wild card.

Fasano se junta a Gabriel Decamps, Lucas Koelle e Felipe Meligeni Alves, os três brasileiros que entraram diretamente na chave principal dos 18 anos. Já Nathalia e Georgia defenderão as cores do país ao lado de Thaísa Pedretti, Marcelle Cirino e Giovanna Caputo na disputa pelo título feminino.

PRÉ-QUALI – Os jogos decisivos do torneio pré-qualificatório acontecerão na sexta-feira, 11 de março. Na Sogipa, a partir das 8h30min, serão disputadas as semifinais e as finais das categorias dos 14 anos, masculinos e femininos, e dos 16 anos, masculinos e femininos. Na Associação Leopoldina Juvenil, os confrontos serão disputados a partir das 9 horas, reunindo os atletas dos 18 anos, masculinos e femininos. Os campeões dos 14 anos e dos 16 anos masculinos ganharão uma vaga na chave principal das respectivas categorias. Os vice-campeões dos 14 anos e dos 16 anos masculinos conquistarão uma vaga no quali. Já os campeões dos 18 anos masculinos, 14 anos, 16 anos e 18 anos femininos disputarão o quali.

DESTAQUE – O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre está entre os nove torneios mais importantes do calendário mundial juvenil, figurando ao lado dos quatro Grand Slam – Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos. Muitos dos tenistas que se destacam no circuito mundial profissional, já deixaram sua marca no evento. Entre esses estão o brasileiro Guga Kuerten, os argentinos David Nalbandian e Juan Martin Del Potro, o francês Jo Wilfried Tsonga, o norte-americano Andy Roddick, o chileno Fernando Gonzalez, a sérvia Ana Ivanovic, a eslovena Katarina Srebotnik, a russa Svetlana Kuznetsova, a ucraniana Kateryna Bondarenko e a canadense Eugenie Bouchard.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio e Net. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Mais informações no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com