Jogos do quali abrem o Campeonato Internacional neste sábado

Pena Lopez está entre os favoritos nos 18 anos (Heusi Photo)

Pena Lopez está entre os favoritos nos 18 anos (Heusi Photo)

Jogos do qualifying nas categorias dos 14 anos aos 18 anos marcam o início do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, neste sábado, 12 de março. As partidas dos 18 anos, masculinos e femininos, serão disputadas na Associação Leopoldina Juvenil. As disputas dos 14 anos e dos 16 anos, também masculinos e femininos, ocorrerão na Sogipa. As chaves e a programação serão definidas mais tarde. A entrada é franca nos dois clubes.

As chaves principais do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre serão disputadas a partir de segunda-feira, 14 de março. Nos 18 anos masculinos, o americano Ulises Blanch, o japonês Yosuke Watanuki e os argentinos Manuel Pena Lopez e Genaro Olivieri são os principais candidatos ao título. Gabriel Decamps, Lucas Koelle e Felipe Meligeni Alves são os brasileiros que entraram diretamente na chave. Entre as garotas, as americanas Usue Arconada e Amanda Anisimova, a ucraniana Dayana Yastremska e a japonesa Mai Hontama estão entre as favoritas. Thaisa Pedretti, Marcelle Cirino e Giovanna Caputo são as brasileiras já garantidas na chave principal.

As finais do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre estão programadas para o fim de semana dos dias 19 e 20 de março. O torneio está classificado entre os nove mais importantes do circuito mundial juvenil, figurando ao lado dos quatro Grand Slam – Austrália, Roland Garros (França), Wimbledon (Inglaterra) e Estados Unidos. Os outros quatro são Aberto da Itália, Osaka Cup (Japão), Aberto Mexicano e Orange Bowl (Estados Unidos).

PRÉ-QUALI – Tenistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo comemoraram na sexta-feira a conquista do torneio pré-qualificatório do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre. Com a volta do sol, os jogos das rodadas semifinais e finais foram disputados nas quadras abertas da Associação Leopoldina Juvenil e da Sogipa. Com as vitórias, o catarinense Gustavo Kerber conquistou vaga na chave principal dos 16 anos e o gaúcho Lucius Soller (RS) ganhou convite para a principal dos 14 anos. Já o pernambucano Luiz Maia, nos 16 anos, e o gaúcho Guilherme Bier, nos 14 anos, disputarão o quali de suas respectivas categorias. Além deles, os vencedores do pré-quali o paulista Gabriel Silva, nos 18 anos masculinos, a catarinense Gabriela Azambuja, nos 18 femininos, a gaúcha Gabriela Herwig, nos 16 anos, e a gaúcha Sophia Xavier, nos 14 anos, receberam wild card para o quali de suas categorias.

Resultados finais do Pré-Quali

18 anos masculinos – Gabriel Silva (SP) d. Rafael Tosetto (SP) 6/3 6/2

18 anos femininos – Gabriela Azambuja (SC) d. Letícia Lunge (RS) 6/1 6/3

16 anos masculinos – Gustavo Kerber (SC) d. Luís Maia (PE) 6/2 7/6 (4)

16 anos femininos – Gabriela Herwig (RS) d. Livia Silva (RS) 6/3 6/1

14 anos masculinos – Lucius Soller (RS) d. Guilherme Bier (RS) 3/6 7/5 13/11

14 anos femininos – Sophia Xavier (RS) d. Isadora Machado (RS) 6/4 6/1

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio e Net. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Mais informações no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com