Brasileira Thaísa Pedretti avança na competição dos 18 anos do Campeonato

Thaísa Pedretti venceu na segunda rodada da chave (Foto Heusi Action/Divulgação)

Thaísa Pedretti venceu na segunda rodada da chave (Foto Heusi Action/Divulgação)

A única brasileira que segue na competição dos 18 anos femininos do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, Thaísa Pedretti (foto) venceu sua segunda partida e avançou para as oitavas de final. Em partida disputada na principal quadra da Associação Leopoldina Juvenil, na manhã de quarta-feira (16), a atleta paulista derrotou a boliviana Daniela La Fuente Strassburger em sets diretos, com parciais de 6/1 e 6/3. Os jogos dos 18 anos masculinos e femininos do torneio continuam na quinta-feira no clube do Moinhos de Vento. A programação será divulgada mais tarde.

Thaísa Pedretti, cabeça de chave número 15, deixou a quadra satisfeita com seu desempenho. “Apesar do forte calor, consegui jogar bem melhor do que na primeira rodada. Agora é pensar na próxima partida”, comentou a brasileira. Em busca de uma vaga nas quartas de final, ela enfrentará a americana Natasha Subhash, responsável pela eliminação da japonesa Mai Hontama, quarta na lista das favoritas ao título, por 7/6 (4) e 6/2.

FAVORITISMO 1 – Foi sem dar chances à israelense Lina Glushko que a principal favorita e atual campeã do torneio, a americana Usue Arconada, avançou às oitavas de final da chave feminina dos 18 anos. No jogo disputado no final da manhã de quarta-feira (16), Arconada bateu pesado nas bolas de direita no fundo da quadra para garantir a vitória por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/0. “Não nasci assim, trabalho duro para ter essa potência”, brincou a americana ao final da partida, entregando a receita de seu preparo físico. “São duas horas por dia, pelo menos, entre musculação e corrida.”

Mas nem tudo é dureza para a adolescente de 17 anos que, em Porto Alegre, disputa seu primeiro torneio juvenil do ano – desde janeiro, Arconada vem tentando a sorte em torneios profissionais da ITF com premiação de US$ 25 mil (contabilizando até agora uma vitória e duas derrotas). “Aqui, com o sol e o calor, consigo escapar para a piscina um pouco entre os jogos. E sou apaixonada pela comida daqui – as sobremesas são irresistíveis”, confessou.

Na próxima rodada, Usue Arconada enfrentará a peruana Dominique Schaefer, que venceu a chilena Fernanda Labrana por duplo 6/1.

FAVORITISMO 2 – Segunda favorita na chave feminina dos 18 anos, a ucraniana Dayana Yastremska também passeou em quadra para avançar às oitavas de final. Sob o sol do início da tarde de quarta-feira (dia 16), Dayana venceu a uruguaia Florencia Rossi por 6/2 e 6/0. “Estive bem mais confiante hoje. Gostei muito de jogar na quadra 2, mais relaxada, e o planejamento de jogo que eu tinha deu certo”, celebrou a cabeça de chave número 2. “Ainda vou treinar e jogar duplas hoje, mas depois é ir direto para o hotel e descansar, o calor está muito forte.” Sua próxima adversária será a romena Selma Stefania Cadar, que venceu a israelense Shelly Krolitzky por 2/6, 6/4 e 6/1.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio, Net e Schin. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Resultados de quarta-feira (16/03/2016) – 18 anos femininos – Segunda rodada

Usue Maitane Arconada (USA/1) d. Lina Glushko (ISR) 6/3 6/0

Dominique Schaefer (PER/14) d. Fernanda Labrana (CHI) 6/1 6/1

Panna Udvardy (HUN/10) d. Abigail Desiatnikov (USA) 6/2 6/3

Caty McNally (USA) d. Maria Lourdes Carle (ARG/7) 6/4 7/6 (6)

Natasha Subhash (USA) d. Mai Hontama (JPN/4) 7/6 (4) 6/2

Thaísa Pedretti (BRA/15) d. Daniela Strassburger (BOL) 6/1 6/3

Lara Escauriza (PAR/9) d. Lea Ma (USA) 7/5 6/4

Anna Lena Neuwirth (AUT) d. Sofia Haudee Nicolini (ARG) 7/5 6/4

Emily Appleton (GBR) d. Berfu Cengiz (TUR/8) 6/4 4/6 6/4

Ayumi Miyamoto (JPN/11) d. Ellie Douglas (USA) 6/2 1/6 6/3

Mirjam Bjorklund (SWE) d. Emiliana Arango (COL/13) 6/1 6/2

Amanda Anisimova (USA/3) d. Paula Baranano (ARG) 6/2 6/2

Maria Mateas (USA/5) d. Camila Romero (ECU) 6/2 6/1

Melany Solange Krywoj (ARG/12) d. Maria Jose Portillo Ramirez (MEX) 7/6 (2) 7/5

Selma Stefania Cadar (ROU) d. Shelly Krolitzky (ISR) 2/6 6/4 6/1

Dayana Yastremska (UKR/2) d. Florencia Rossi (URU) 6/2 6/0

A programação dos jogos, as chaves do torneio e outras informações estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com