Gaúchas garantem vaga entre as oito melhores do Campeonato nos 16 anos

Rafaela Manfrin está nas quartas de final, jogando em casa (Foto Ricardo Rimoli/Divulgação)

Rafaela Manfrin está nas quartas de final (Foto Ricardo Rimoli/Divulgação)

Rafaela Manfrin (foto) e Laura Wayerbacher estão classificadas para as quartas de final da categoria 16 anos do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. Laura já havia garantido a vaga na terça-feira (15). Rafaela venceu uma das favoritas na quarta-feira (16), a paraguaia Susan Doldán por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/1. No masculino, destaque para João Reis, primeiro na lista dos favoritos, que venceu o equatoriano Omar Rodriguez em jogo de dois sets, com duplo 6/2. A rodada nas quadras da Sogipa começa às 9h30min nesta quinta-feira (17).

Rafaela Manfrin​, da Associação Leopoldina Juvenil,​ e Laura Wayerbacher​, da Sogipa, já jogaram como dupla e decidiram o título dos 12 anos do torneio em 2013 no simples. Nesta edição, só se enfrentarão se chegarem à final. Na próxima rodada Laura ​pegará a favorita ao título, a peruana Amudena Boza.

Rafaela terá pela frente a venezuelana Luniuska Delgado, segunda na lista das favoritas. “Tenho começado as partidas um pouco nervosa, e isso se repetiu hoje. Espero melhorar para a próxima rodada e jogar com a confiança que eu adquiri ao longo da partida”, comentou Rafaela. Luniuska Delgado eliminou a brasileira Giovanna Pereira na terceira rodada, vencendo por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3.

MASCULINO – No duelo de paulistas de mesmo nome, Mateus Alves venceu Matheus Pucinelli, 10º pré-classificado. O jogo, um dos mais longos da rodada, foi decidido no terceiro set, parciais de 6/2, 2/6 e 6/4. “Jogamos juntos no sul-americano e no mundial da nossa categoria. Nos conhecemos muito bem, e eu sabia que seria um jogo difícil. Estive mal no segundo set, mas consegui retomar o ritmo para seguir adiante”, reforça Alves.

MELIGENI – Crianças e adolescentes que disputam a competição na Sogipa tiveram a oportunidade de estar com o ex-tenista profissional Fernando Meligeni. Ele esteve no clube para autografar seu livro “6/0 Dicas do Fino” (ed. Generale, 288 páginas, R$ 54,90). “Esse clima é muito bacana. É muito bom ver tantas crianças jogando em um torneio que mobiliza tanta gente”, ressaltou o ídolo, enquanto tirava fotos e distribuía autógrafos. Entre os jovens estavam alunos do Projeto WimBelemDon.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio, Net e Schin. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

A programação dos jogos, as chaves do torneio e outras informações estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com