Líder do ranking sul-americano nos 14 anos está nas quartas do Campeonato

Santiago De La Fuente avança nos 14 anos na Sogipa (Foto Ricardo Rimoli/Divulgação)

Santiago De La Fuente avança nos 14 anos na Sogipa (Foto Ricardo Rimoli/Divulgação)

Definidas nesta quarta-feira (16) as quartas de final dos 14 anos, masculinos e femininos, do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. Entre os classificados estão os dois líderes do ranking sul-americano da categoria, o argentino Santiago de La Fuente (foto) e o brasileiro Natan Rodrigues. No feminino, destaque para a equatoriana Mell Reasco e a uruguaia Guillermina Grant.

Cabeça de chave número 1, o argentino La Fuente vem de uma sequência de títulos na temporada sul-americana. Nos três primeiros meses deste ano, foi campeão na Colômbia, no Peru, na Argentina e no Banana Bowl, disputado em São José dos Campos (SP) na semana passada. “Venho jogando muito bem, conseguindo títulos. Este é o meu objetivo aqui”, disse o tenista de 14 anos, que ganhou do peruano Diego Serra em dois sets, parciais de 6/0 e 6/1.

Se o líder venceu, o tenista que vem logo na sequência do ranking também segue na disputa em Porto Alegre. O brasileiro Natan Rodrigues derrotou o uruguaio Jean Fumeaux por 2 a 0, 6/0 e 6/2. Já o argentino Ramon Burruchaga, quarto colocado entre os melhores, passou pelo brasileiro Pedro Dias em três sets, parciais de 4/6, 7/6 (5) e 6/1. “Comecei jogando mal, melhorei um pouco no segundo set. Foi só no terceiro que consegui me impor, para aí sim vencer”, ressaltou o argentino.

MENINAS – Restavam quatro vagas para as quartas de final no feminino, sendo que as demais haviam sido decididas na terça-feira. Quinta na lista das favoritas, Guillermina Grant venceu a brasileira Isadora Walber por 6/0 e 6/1. A chilena Josefa Fernandez perdeu para a colombiana Mell Reasco por duplo 6/3. “Ano passado cheguei até as semifinais no torneio. Mais do que resultado, quero encontrar meu melhor tênis, e com isso disputar o título deste ano”, assegurou a jovem colombiana.

Nas outras duas partidas, a também colombiana Maria Torres passou pela brasileira Julia Klimovitz em dois sets, parciais de 6/1 e 6/3. E a venezuelana Estefania Gonzalez garantiu vaga nas quartas de final ao ganhar da brasileira Carolina Chaves vencendo por 6/4 e 6/0. A única brasileira que segue na disputa pelo título da categoria é Ana Flávia Rodrigues, que havia garantido vaga na terça-feira.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio, Net e Schin. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

A programação dos jogos, as chaves do torneio e outras informações estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com