Solenidade de abertura do Campeonato reúne grandes nomes do tênis mundial

Clavet, Filippini, Squillari, Meligeni, Léo Azevedo e Colon Nunez participaram da cerimônia (Heusi Action/Divulgação)

Clavet, Filippini, Squillari, Meligeni, Léo Azevedo e Colon Nunez participaram da cerimônia (Heusi Action/Divulgação)

A solenidade oficial de abertura do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, ocorreu na noite de terça-feira (15), na quadra principal da Associação Leopoldina Juvenil. O evento foi marcado pelo encontro de grandes nomes do tênis internacional: o brasileiro Fernando Meligeni, o argentino Franco Squillari, o espanhol Francisco Clavet e o uruguaio Marcelo Filippini. Todos figuraram no Top 30 do ranking mundial profissional. Também participaram da cerimônia os treinadores Léo Azevedo, brasileiro que atualmente trabalha na USTA, a federação norte-americana de tênis, e o equatoriano Colon Nuñez, que já trabalhou com importantes jogadores, como Andrés Gomez (ECU), Michael Chang (EUA) e Jim Courier (EUA), entre outros.

“É muito legal estar aqui”, disse Fernando Meligeni. “Não tem como não pensar que já estive no lugar dessa molecada, com os mesmos sonhos desses garotos”, destacou o ex-número 25 do mundo e semifinalista em Roland Garros em 1999, entre outras conquistas. O hoje comentarista da ESPN Brasil está na capital gaúcha para lançar seu novo livro, “6/0 Dicas do Fino” (ed. Generale, 288 páginas, R$ 54,90). Fininho também salientou a qualidade de um torneio como o Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre e parabenizou os responsáveis pela organização e realização de tão tradicional competição.

O diretor do torneio, Ennio Moreira, por sua vez, além de agradecer à diretoria e aos associados dos dois clubes sedes do campeonato, Associação Leopoldina Juvenil e Sogipa, destacou o patrocínio da Gerdau desde a primeira edição do evento, em 1984. “Naquela época, nem em sonhos imaginaríamos que a Copa Gerdau se transformaria em um dos nove torneios mais importantes do mundo”, lembrou. “E esta caminhada só foi possível porque durante estes 33 anos contamos com a confiança e o apoio dos amigos Frederico e Klaus Gerdau Johannpeter. É um fato inédito no cenário mundial esportivo contar com um mesmo patrocinador por mais de 30 anos”, disse. Também agradeceu ao patrocínio do Itaú e a todos os apoiadores do evento.

A cerimônia contou com a participação do presidente da Associação Leopoldina Juvenil, Eduardo Rodrigues de Freitas Machado; do vice-presidente de esportes da Sogipa, Alexandre Algeri, representando o presidente do clube, Ricardo Schwarz; do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, representando o governador, Ivo Sartori; do vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello; e do secretário municipal de Esportes, José Edgar Meurer, além de representantes de patrocinadores e apoiadores e das entidades do tênis.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio, Net e Schin. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

A programação dos jogos, as chaves do torneio e outras informações estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com