Thiago Wild representa o Brasil nas quartas dos 18 anos do Campeonato Internacional

Thiago Wild eliminou o cabeça 3 na terceira rodada do torneio (Foto Heusi Action/Divulgação)

Thiago Wild eliminou o cabeça 3 na terceira rodada do torneio (Foto Heusi Action/Divulgação)

Thiago Seyboth Wild estava feliz demais quando deixou a quadra principal da Associação Leopoldina Juvenil, no final da tarde desta quinta-feira (17), com a vaga garantida nas quartas de final dos 18 anos masculinos do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. Venceu o cabeça de chave número 3, o argentino Tomas Etcheverry, em sets diretos, parciais de 7/5 e 7/5. Foi como um presente de aniversário atrasado pelos 16 anos completados há uma semana, no dia 10 de março. Thiago é o único brasileiro classificado entre os oito melhores do torneio na categoria. Os jogos dos 18 anos, masculinos e femininos, prosseguem nesta sexta-feira (18), a partir das 10 horas, no clube do Moinhos de Vento. A programação será divulgada mais tarde.

“Estou muito feliz com esta vitória. Foi um baita jogo”, disse o atleta paranaense, natural de Marechal Cândido Rondon. O “baita” se explica por ser filho do técnico gaúcho Cláudio Wild, e há cerca de dois anos treina no Rio de Janeiro na equipe de outro gaúcho, João Luiz Zwetsch, o capitão do time brasileiro na Copa Davis. Thiago comentou estar muito contente com seu desempenho, ainda mais diante de um adversário bem mais experiente. Nas quartas, terá outra “pedreira” pela frente, o norte-americano Vasil Kirkov, que eliminou o outro brasileiro que disputava a terceira rodada, Lucas Koelle, por 4/6, 7/6 (3) e 7/5.

FAVORITO ELIMINADO – O norte-americano Ulises Blanch, segundo entre os pré-classificados, foi surpreendido na terceira rodada pelo português Duarte Vale, em dois sets, parciais de 6/4 e 7/5. “Foi uma partida complicada. Ele explorou muito a parte física”, disse Vale. O atleta português destacou que a vitória foi importante para ganhar mais confiança em seu jogo e encarar a próxima fase da competição. Na briga por uma vaga nas semifinais, enfrentará o norte-americano John McNally.

HORA DA GAROTADA – O Circuito Nacional Tennis Kids, que integra a programação do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, começa nesta sexta-feira (18), às 8 horas, e vai até domingo (20), na Associação Leopoldina Juvenil. O torneio reunirá 93 tenistas de 11 estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Alagoas, Pernambuco e Ceará –, nas categorias dos oito, nove, 10 e 11 anos, masculinos e femininos, com jogos de simples e duplas.

As partidas serão disputadas em melhor de três sets curtos, de quatro games, com sistema No-Ad (sem vantagem). A disputa de cada jogo começa em 2 a 2 (como se quatro games já tivessem sido disputados) e, em caso de empate em 6 a 6, será realizado o tie break. No caso de igualdade em sets, será disputado um super tie-break (até 10 pontos).

Resultados de quinta-feira (17/03/2016) – 18 anos masculinos – Terceira rodada

Yosuke Watanuki (JPN/1) d. Nicola Kuhn (GER/13) 6/4 6/2

Vasil Kirkov (USA) d. Lucas Koelle (BRA) 4/6 7/6 (3) 7/5

Thiago Seyboth Wild (BRA) d. Tomas Martin Etcheverry (ARG/3) 7/5 7/5

Francisco Vittar (ARG) d. Yshai Oliel (ISR) 6/0 6/3

Camilo Ugo Carabelli (ARG) d. Matias Soto (CHI) 3/6 6/4 6/2

Genaro Alberto Olivieri (ARG/4) d. Juan Carlos Manuel Aguilar (BOL) 6/4 7/5

John McNally (USA) d. Louis Wessels (GER/10) 7/5 6/1

Duarte Vale (POR/14) d. Ulises Blanch (USA/2) 6/4 7/5

Confrontos das quartas de final

Yosuke Watanuki (JPN/1) x Vasil Kirkov (USA)

Thiago Seyboth Wild (BRA) x Francisco Vittar (ARG)

Camilo Ugo Carabelli (ARG) x Genaro Alberto Olivieri (ARG/4)

John McNally (USA) x Duarte Vale (POR/14)

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio, Net e Schin. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

A programação dos jogos, as chaves do torneio e outras informações estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com