Argentino Franco Squillari acompanha tenistas italianos no Campeonato Internacional

Franco Squillari (segundo à direita) durante a cerimônia de abertura (Foto Heusi Action/Divulgação)

Franco Squillari (segundo à direita) durante a cerimônia de abertura (Foto Heusi Action/Divulgação)

A ponte aérea Buenos Aires-Roma foi interrompida este mês por uma escala no Brasil. Na capital gaúcha, desembarcaram três jogadores para a disputa da chave masculina dos 18 anos do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, na Associação Leopoldina Juvenil. Acompanhando Corrado Summaria, Giovanni Fonio e Andres Ciurletti, um antigo conhecido de fãs de tênis e jogadores não apenas brasileiros: o argentino Franco Squillari, ex-número 11 do mundo e número 1 de seu país, hoje técnico consultor da Federação Italiana de Tênis. Sempre sorrindo por trás dos olhos verde-esmeralda, ele explica como anda sua vida atualmente: “Vivo um pouco na Argentina, um pouco na Itália, falo um pouco de espanhol, um pouco de italiano”.

CONSULTORIA LÁ E CÁ – Na rotina do consultor estão três ou quatro viagens por ano para breves temporadas no centro de treinamento da federação, em Tirrenia, pequena cidade a três horas de carro de Roma. “É um tempo importante que passo lá com os juvenis italianos, de muito treinamento e atualização. Só não é muito legal quando se deixa a América do Sul no auge do sol e calor para pegar frio e neve por lá”, brinca Squillari. Do outro lado da parceria, o treinador recebe grupos de jogadores italianos para imersões semelhantes no Centro Nacional de Tênis, em Buenos Aires. Depois da fase de treinos, os gringos partem para a disputa do Circuito Cosat, algumas vezes com a ilustre companhia do ex-tenista profissional.

“Este torneio é muito importante, e pela primeira vez decidi vir com eles, que já haviam jogado aqui no ano passado. Por ser perto de Buenos Aires, facilita a minha vinda”, conta Squillari, que, paralelamente ao trabalho de consultor, comanda um negócio de artigos esportivos na capital porteña ao lado do irmão.

RECORDAÇÕES NO SAIBRO – Quando o assunto chega são as lembranças do tempo em quadra no Brasil, Squillari fica ainda mais sorridente – apesar de duas derrotas marcantes para Guga Kuerten. A primeira foi em jogo de exibição durante o Desafio Brasil x Argentina, em São Paulo, em 2000, e a segunda foi quatro anos depois, pelas quartas de final do Brasil Open, na Costa do Sauípe (BA), em que Guga conquistou o título.

“Só levo lembranças ótimas, maravilhosas de todo o Brasil, de São Luiz do Maranhão a Porto Alegre”, garante, gesticulando com o braço para mostrar a extensão do país que sua admiração abrange. “Mas faz muitos anos tudo isso, não lembro bem de quem ganhei e de quem perdi por aqui”, encerra a conversa, com uma piscadela bem-humorada.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio, Net e Schin. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

A programação dos jogos, as chaves do torneio e outras informações estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com