Lucas Koelle torce pelo irmão Stefan no Tennis Kids do Campeonato

Lucas e Stefan Koelle participam do Campeonato Internacional na ALJ (Foto Heusi Action/Divulgação)

Lucas e Stefan Koelle participam do Campeonato Internacional na ALJ (Foto Heusi Action/Divulgação)

Em um esporte tão individual como o tênis, o apoio da família acaba sendo fundamental. Vitórias, derrotas, alegrias e dificuldades costumam ser divididas especialmente com pai e mãe. Renata Sampaio Koelle é mãe dos tenistas Lucas (17), Stefan (10) e Isabella (7). Ela reveza as viagens com o marido, Adriano, para acompanhar os filhos. “Sou administradora, trabalho em um banco. Tirei um dia de folga emendado com o final de semana para acompanhar o Stefan em Porto Alegre”, disse ela, que mora com a família em São Paulo.

O mais velho dos irmãos, Lucas, que já está na transição do juvenil para o profissional, entrou diretamente na chave principal dos 18 anos masculinos do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre e perdeu nas oitavas de final para o americano Vasil Kirkov. Assim, teve uma folga para assistir ao jogo do menor juntamente com a mãe. Stefan está disputando a categoria 10 anos do Tennis Kids, que integra a programação do torneio.

“Quando posso, sempre gosto de assistir aos jogos dele. Tento passar para o Stefan que os resultados não importam. Ele tem é que gostar do que está fazendo”, ressalta Lucas. Para Stefan, o irmão serve de exemplo: “Gosto muito da direita e do saque dele, no futuro. Quero ser que nem ele e jogar profissional”. Lucas, no entanto, garante que, antes de ser exemplo como tenista, quer ensinar ao irmão os valores como pessoa: “Sempre digo que ele tem que ser do bem, fazer o bem para os outros, ser honesto”.

A mãe, sempre atenta à beira da quadra, sabe que ainda vai sofrer muito. Isabella, a filha mais nova, em pouco tempo também já vai entrar na rotina das viagens e competições: “Eles não entendem, sofro muito mais do que eles que estão jogando!”, assegura Renata.

TENNIS KIDS – O Circuito Nacional Tennis Kids, que integra a programação do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, continua neste sábado (19) e vai até domingo (20), na Associação Leopoldina Juvenil. O torneio reúne tenistas de 11 estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Alagoas, Pernambuco e Ceará –, nas categorias dos oito, nove, 10 e 11 anos, masculinos e femininos, com jogos de simples e duplas.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio, Net e Schin. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

A programação dos jogos, as chaves do torneio e outras informações estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com