Mateus Alves representa o Brasil na final dos 16 anos do Campeonato

Mateus Alves está na final dos 16 anos na Sogipa (Foto Sílvio Ávila/Divulgação)

Mateus Alves está na final dos 16 anos na Sogipa (Foto Sílvio Ávila/Divulgação)

Mateus Alves está na final dos 16 anos do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. O paulista será o único representante com chance de título neste sábado (19) nas quadras da Sogipa nas disputas dos 14 anos e dos 16 anos. Nos 16 anos femininos, a disputa ficará entre a peruana Almuneda Boza e a venezuelana Luniuska Delgado.

Para chegar à final, Mateus Alves protagonizou uma batalha contra o também brasileiro Gilbert Klier Jr.. Depois de dois sets muito parelhos, o jogo foi decidido em um terceiro set emocionante, no qual Klier Jr. começou melhor. Quando a partida parecia decidida, Alves melhorou, iniciou uma sequência de pontos que levou o set ao empate em 5 a 5. No momento decisivo, melhor para Alves que fechou a partida com parciais de 7/5, 6/7 (7) e 7/5. “Ele jogou muito, teve chances de ganhar. Estive abaixo do que posso jogar em alguns momentos, mas consegui me recuperar para estar na final” lembrou Alves.

VITÓRIA ARGENTINA – Na outra semifinal, o argentino Boruch Skierkier derrubou o favorito ao título do torneio, o brasileiro João Reis. A partida foi definida em dois sets, parciais de 6/3 e 6/4. “Eu já havia jogado cinco jogos contra ele e perdido todos. Sabia que esse era o momento de vencer, e consegui jogar muito bem”, afirmou o argentino. Essa é a terceira vez na temporada que Alves e Skierkier decidem um título. O brasileiro levou o título no Chile, mas perdeu no Paraguai.

FAVORITAS DECIDEM – A decisão do feminino não teve surpresas. As duas melhores pré-classificadas no torneio estão na final neste sábado (19). Almuneda Boza, cabeça de chave número 1, venceu a uruguaia Fernanda Secinaro em partida difícil. O jogo foi decidido no terceiro set e teve como parciais 6/2, 3/6 e 7/5. “Foi uma partida longa, com forte calor. Ela joga muito bem e melhorou muito do segundo set em diante. Felizmente consegui me impor para vencer”, ressaltou Almuneda.

Atual campeã dos 14 anos, a venezuelana Luniuska Delgado, segunda na lista das favoritas dos 16 anos, volta a decidir um título do torneio pelo segundo ano consecutivo. Ela venceu a chilena Valentina Vasquez também em uma partida de três sets, parciais de 6/2, 3/6 e 6/2. “Consegui ter o controle na maior parte do jogo. Ela joga muito bem, fez um ótimo segundo set, mas consegui retomar a partida. Agora é me preparar para a final de amanhã”, comentou Luniuska.

12 ANOS MASCULINO – O paranaense João Schiessi e o alagoano Gabriel Barbosa decidirão o título dos 12 anos masculinos. Nas semifinais desta sexta-feira (18), Schiessi venceu o mineiro Giácomo Moreira em três sets, parciais de 6/1, 4/6 e 6/3. Na outra partida Barbosa venceu Lucca Liu, do Paraná, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4. As finais da categoria serão disputadas neste sábado (19).

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio, Net e Schin. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

A programação dos jogos, as chaves do torneio e outras informações estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com