Três americanas e uma ucraniana estão nas semi dos 18 anos do torneio

Amanda Anisimova é uma das americanas semifinalistas nos 18 anos (Foto Heusi Action)

Amanda Anisimova é uma das americanas semifinalistas nos 18 anos (Foto Heusi Action)

Coube a uma ucraniana furar o domínio da presença norte-americana nas semifinais dos 18 anos femininos do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, que foram definidas na manhã desta sexta-feira (18) nas quadras de saibro da Associação Leopoldina Juvenil. Dayana Yastremska, da Ucrânia, enfrentará Amanda Anisimova (foto), enquanto Usue Arconada, atual campeã do torneio, jogará contra Natasha Subhash. Os jogos serão disputados neste sábado (19) no clube do Moinhos de Vento. A programação será definida mais tarde. A entrada é franca.

No último jogo válido pelas quartas de final a terminar, a cabeça de chave número 2 do torneio, Dayana Yastremska, de 15 anos, avançou ao derrotar a norte-americana Maria Mateas, quinta na lista das favoritas, por duplo 6/2 – placar que não dá a dimensão da dureza da disputa em quadra, com longas trocas de bola e games disputados em igualdades sucessivas. “Foi certamente o melhor jogo do torneio até aqui, o que é bom para eu conseguir ajeitar o que não estava funcionando, como meu saque, que ainda não está como eu quero”, declarou Dayana, que já sofrera com excesso de duplas faltas nas oitavas de final.

A adversária da ucraniana nas semifinais será a norte-americana Amanda Anisimova, cabeça 3, de apenas 14 anos, que derrotou a japonesa Ayumi Miyamoto, 11ª entre as favoritas, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1. “Estou bem preparada para este confronto, pois desde o início já sabia que faríamos essa semifinal. Sabia que eu estaria na semifinal e sabia que a Amanda também”, garantiu Dayana, que costuma treinar com a americana.

No outro lado da chave, a primeira a garantir vaga entre as quatro melhores do torneio foi a norte-americana Natasha Subhash, também de 14 anos. Após eliminar a brasileira Thaisa Pedretti nas oitavas de final, nas quartas foi a vez de outra sul-americana sucumbir ao potente jogo da americana, que venceu a paraguaia Lara Escauriza, cabeça de chave número 9, por 6/3 e 6/2. Na semana passada, as duas já haviam protagonizado um confronto válido pela mesma fase no Banana Bowl – porém, em São Paulo, Escauriza levou a melhor. “Acho que hoje joguei bem melhor, fui mais agressiva. Na semana passada eu cometi muito mais erros, e hoje consegui sacar muito bem”, disse Subhash, que fará uma semifinal entre americanas contra a atual campeã do torneio em Porto Alegre: Usue Arconada, 17 anos, primeira favorita, venceu de virada a húngara Panna Udvardy, 10ª entre as favoritas, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2 e 6/2.

“Sim, acredito que eu jogue melhor sob pressão mesmo”, sorriu Arconada ao explicar a vitória, em que não apenas virou o placar em sets, mas no qual conquistou vários games após estar perdendo. “No primeiro set eu só estava batendo na bola, mas depois consegui me soltar e jogar melhor.” Sobre o desafio das semifinais perante a compatriota, a cabeça de chave número 1 está confiante: “Nunca a vi jogar, mas ela é de Maryland e eu estou treinando em Maryland, o que é uma coincidência. Ela é bem jovem, então é ótimo para ela estar indo tão bem no torneio, vai ser um jogo muito bom”.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio, Net e Schin. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Resultados de sexta-feira (18/03/2016) – 18 anos femininos – Quartas de final

Usue Maitane Arconada (USA/1) d. Panna Udvardy (HUN/10) 4/6 6/2 6/2

Natasha Subhash (USA) d. Lara Escauriza (PAR/9) 6/3 6/2

Amanda Anisimova (USA/3) d. Ayumi Miyamoto (JPN/11) 6/3 6/1

Dayana Yastremska (UKR/2) d. Maria Mateas (USA/5) 6/2 6/2

Confrontos semifinais:

Usue Maitane Arconada (USA/1) x Natasha Subhash (USA)

Amanda Anisimova (USA/3) x Maria Mateas (USA/5)

A programação dos jogos, as chaves do torneio e outras informações estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com