Brasileiro Mateus Alves é o campeão nos 16 anos do Campeonato

Mateus Alves conquista o título nos 16 anos na Sogipa (Sílvio Ávila/Divulgação)

Mateus Alves conquista o título nos 16 anos na Sogipa (Sílvio Ávila/Divulgação)

O brasileiro Mateus Alves conquistou o título dos 16 anos masculinos do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. Na final disputada neste sábado (19) nas quadras cobertas da Sogipa, ele venceu o argentino Boruch Skierkier em dois sets, parciais de 6/2 e 6/3. No feminino, a campeã da categoria é a venezuelana Luniuska Delgado, que derrotou a peruana Almuneda Boza também em dois sets, com duplo 6/4.

Sexto na lista dos favoritos, o paulista Mateus Alves entrou em quadra com o apoio da torcida, que compareceu em bom número nas arquibancadas sogipanas. Treinado pelo ex-tenista profissional Thiago Alves, o atleta de São José do Rio Preto (SP) disputava sua terceira final na atual temporada contra Skiekier, cabeça de chave número 5. “Vínhamos de duas finais com uma vitória para cada lado, e eu sabia que não seria um jogo fácil”, ressaltou.

Desde o início, no entanto, Mateus Alves mostrou que daria poucas chances ao argentino. Jogando de maneira consistente e com poucos erros, o brasileiro se impôs e forçou os erros de Skiekier. “Ele é meu parceiro nas duplas, já o considero um amigo. Ainda assim entramos muito focados, mas consegui jogar no meu ritmo, fazer o meu tênis. Esse era o jogo mais importante que eu já disputei, não podia perder”, comentou o tenista de 15 anos que, a partir do meio do ano, pretende começar a jogar na categoria 18 anos.

VENEZUELANA SURPREENDE – A peruana Almuneda Boza iniciou a final do feminino dos 16 anos como a favorita ao título. A venezuelana Luniuska Delgado, no entanto, vinha logo atrás, era a cabeça de chave número 2. Já no início do confronto, porém, o favoritismo da peruana ficou em segundo plano. Atual campeã dos 14 anos, Luniuska forçou os erros de Almuneda e fechou a partida. “Foi um ótimo jogo. Fui ganhando confiança desde o início, o que facilitou muito”, lembra a tenista de apenas 14 anos e que já projeta subir para a categoria 18 anos.

CAMPEÕES NOS 12 ANOS EM DUPLAS – Foram decididos na tarde deste sábado (19) os títulos de duplas na categoria 12 anos. A parceria formada pela paulista Gabriela Siqueira e pela catarinense Carolina Laydner venceu a dupla formada pela paulista Ana Candiotto e pela brasiliense Maria Oliveira. A partida foi decidida no desempate, parciais de 4/6, 6/4 e 10-8. No masculino, a dupla do alagoano Gabriel Barbosa com o pernambucano Aécio Fonte Neto venceu a dupla formada pelo gaúcho Victor Tosetto e o paranaense João Schiessl por 2 sets a 0, com um duplo 6/3.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio, Net e Schin. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

A programação dos jogos, as chaves do torneio e outras informações estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com