Usue Arconada joga a final dos 18 anos em busca do bicampeonato

Usue Arconada venceu partida disputada no Clubinho (Foto Heusi Action/Divulgação)

Usue Arconada venceu partida disputada no Clubinho (Foto Heusi Action/Divulgação)

O título feminino dos 18 anos do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, será decidido entre duas norte-americanas. De um lado, Usue Maitane Arconada (foto), 17 anos, cabeça de chave número 1 e atual campeã do torneio. Do outro, Amanda Anisimova, de apenas 14 anos e terceira colocada na lista das favoritas. A partida final está programada para este domingo (20), às 10 horas, na sede principal da Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marques do Herval, 280). Na sequência será disputada a final masculina da categoria. A entrada é franca.

Na rodada das semifinais, realizada no sábado (19), Usue Arconada derrotou a norte-americana Natasha Subhash por 6/4, 4/6 e 6/3, enquanto Amanda Anisimova eliminou a ucraniana Dayana Yastremska, cabeça número 2, em sets diretos, parciais de 6/4 e 7/5. As duas partidas se iniciaram nas quadras da sede principal, mas foram interrompidas ainda no começo do primeiro set e transferidas para as quadras cobertas do Clubinho. O reinício dos jogos ocorreu às 14 horas.

Na partida diante de Natasha Subhash, de 14 anos, Usue Arconada fez prevalecer sua maior experiência e o bom preparo físico, e deixou a quadra satisfeita com a vitória e com seu desempenho. “Eu fiz um bom jogo. Embora tenha perdido o segundo set, sabia que seria capaz de me manter focada e vencer”, comentou a atual campeã do torneio. Quanto à adversária da final neste domingo, Usue Arconada disse conhecer pouco. “Ela é muito jovem, mas boa tenista. Penso que o importante será me manter agressiva e focada para fazer o meu melhor”, completou a atleta que já figurou entre as Top 10 do circuito mundial juvenil.

Amanda Anisimova, por sua vez, estava muito contente por garantir presença na final do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre. Na sua opinião, o saque fez a diferença para conquistar a vitória diante de Dayana Yastremska, de 15 anos. “Meu primeiro serviço funcionou muito bem, o que me permitiu jogar os meus pontos”, ressaltou. Quando deixou a quadra já como finalista do torneio, Amanda ainda não sabia quem teria pela frente no confronto decisivo. Mas assegurou que isso pouco faria diferença: “Este é um grande torneio e me sinto muito feliz por estar na final. Não importa a adversária que terei, sei que será um jogo muito difícil, mas certamente será um bom jogo”.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio, Net e Schin. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Resultados de sábado (19/03/2016) – 18 anos femininos – Semifinais

Usue Maitane Arconada (USA/1) d. Natasha Subhash (USA) 6/4 4/6 6/3

Amanda Anisimova (USA/3) d. Dayana Yastremska (UKR/2) 6/4 7/5

A programação dos jogos, as chaves do torneio e outras informações estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com