Yosuke Watanuki e John McNally decidem o título dos 18 anos do Campeonato

Yosuke Watanuki venceu nas semifinais disputadas no Clubinho (Foto Heusi Action/Divulgação)

Yosuke Watanuki venceu nas semifinais disputadas no Clubinho (Foto Heusi Action/Divulgação)

O japonês Yosuke Watanuki, 17 anos, confirmou seu favoritismo de primeiro cabeça de chave e garantiu presença na final dos 18 anos masculinos do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. Na briga pelo título, terá pela frente o norte-americano John McNally, também de 17 anos. A partida será realizada neste domingo (20), na sequência da decisão feminina, que reunirá as norte-americanas Usue Arconada e Amanda Anisimova. A rodada tem início programado para as 10 horas na quadra principal da Associação Leopoldina Juvenil. A entrada é franca.

Yosuke Watanuki jogou com determinação para eliminar o argentino Francisco Vittar em sets diretos, com duplo 6/1. “Eu realmente cheguei no torneio pensando em jogar um ponto de cada vez. Não pensava em alcançar o melhor resultado, mas ganhar ponto por ponto para seguir em frente”, disse o japonês. Por estar na final, a sua segunda neste ano – foi campeão no Argentina Cup, em fevereiro –, confessou que vai se sentir um pouco nervoso. “Mas penso que vou tentar fazer a mesma coisa, pensar ponto a ponto. Vou lutar muito”, assegurou.

John McNally também não enfrentou maiores dificuldades para chegar à final do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre. Derrotou o argentino Genaro Olivieri, cabeça de chave número 4, em sets diretos, parciais de 6/2 e 6/3. “Eu estava muito nervoso antes do jogo, porque esta era a minha primeira semifinal em um torneio deste nível (Grupo A)”, contou o atleta. “Eu servi muito bem e sabia exatamente o que fazer, graças aos meus treinadores”, completou. Quanto à final, McNally acredita que o nervosismo estará de volta. “O Watanuki é um grande jogador e também um cara muito legal. Vai ser legal”, completou.

Programação de domingo (20/03/2016) – 18 anos – Finais

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marques do Herval, 280)

10 horas – FEM – Usue Maitane Arconada (USA/1) x Amanda Anisimova (USA/3)

A seguir – MASC – Yosuke Watanuki (JPN/1) x John McNally (USA)

Resultados de sábado (19/03/2016) – Semifinais

18 anos femininos

Usue Maitane Arconada (USA/1) d. Natasha Subhash (USA) 6/4 4/6 6/3

Amanda Anisimova (USA/3) d. Dayana Yastremska (UKR/2) 6/4 7/5

18 anos masculinos

Yosuke Watanuki (JPN/1) d. Francisco Vittar (ARG) 6/1 6/1

John McNally (USA) d. Genaro Alberto Olivieri (ARG/4) 6/2 6/3

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio, Net e Schin. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

A programação dos jogos, as chaves do torneio e outras informações estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com