Jamea Jackson transmite a seus pupilos a experiência de quem foi Top 50

Jamea Jackson acompanha o time de tenistas americanos (Foto Heusi Action/Divulgação)

Jamea Jackson acompanha o time de tenistas americanos (Foto Heusi Action/Divulgação)

Por trás dos excelentes resultados conquistados por tenistas norte-americanos na categoria 18 anos do 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, está o trabalho árduo de muita gente – entre técnicos, preparadores físicos, pais, irmãos, amigos. Pela primeira vez acompanhando uma turma à capital gaúcha, a técnica Jamea Jackson é uma dessas pessoas. Ex-número 45 do mundo (em 2006), há sete anos a natural de Atlanta se dedica ao trabalho de bastidores, há três atuando com juvenis na USTA, a federação norte-americana de tênis.

“A garotada realmente se diverte aqui, eles amam esse torneio, que é um dos melhores a que já estive”, elogia Jamea. “É tudo perto, muito conveniente, a comida é um espetáculo – as sobremesas são inacreditáveis! –, enfim, uma série de coisas que juntas proporcionam uma experiência maravilhosa para esses garotos, uma experiência que certamente eles não esquecerão.”

Trazendo sua própria experiência nas quadras para ensinar os pupilos, Jamea faz questão de ressaltar o trabalho em equipe que todos fazem, o que inclui técnicos pessoais de alguns jogadores e familiares, quer viajem junto ou não. “É uma grande responsabilidade lidar com esses jovens que estão formando seus caráteres. O que fazemos é enfatizar sempre o quanto eles devem estar permanentemente querendo evoluir, melhorar, e isso se dá por meio do trabalho duro”, explica.

Para a técnica e ex-Top 50 do mundo, o tênis é um esporte para a vida toda e um grande professor, especialmente no que diz respeito a construir um caráter íntegro e moldar cidadãos de verdade, sempre ávidos por construir uma sociedade melhor: “Desta fase, eles vão levar não apenas as vitórias ou as derrotas: vão ter impressas na memória as aventuras que viveram nas viagens, as batalhas que enfrentaram, as amizades que fizeram. Isso é um aprendizado que não tem preço”, assegura.

Apaixonada pelo trabalho com as suas “crianças”, como ela carinhosamente os chama, Jamea não tem filhos – “ainda”, ressalta. Mas pretende seguir trabalhando no tênis juvenil e, quem sabe, os filhos que venha a ter também sigam o caminho das raquetes. “Imagino que meus filhos vão praticar algum esporte, mas não vou forçar para que seja o tênis. Se for, ótimo, mas o importante é que eles façam o que gostam e o que os deixe confortáveis. O importante é sempre curtir, divertir-se com o esporte”, ensina.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio, Net e Schin. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Outras informações do torneio estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com​