Usue Arconada conquista o bi no Campeonato Internacional Juvenil

Usue Arconada vence nos 18 anos femininos (Foto Heusi Action/Divulgação)

Usue Arconada vence nos 18 anos femininos (Foto Heusi Action/Divulgação)

Foi de virada – e após levar 0/6 no primeiro set – que a norte-americana Usue Maitane Arconada, cabeça de chave número 1, conquistou o bi no 33º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. Na final disputada na manhã deste domingo (20), na quadra principal da Associação Leopoldina Juvenil, Arconada derrotou a compatriota Amanda Anisimova, terceira favorita, por 2 sets a 1, com parciais de 0/6, 6/4 e 6/2, em uma hora e meia de um jogo digno de decidir um dos nove principais torneios do circuito juvenil no mundo.

Com ambas as tenistas bastante nervosas em quadra, o primeiro set ficou nas mãos de quem errou menos – no caso, Anisimova, cujo primeiro serviço evitou que Arconada tivesse chances de quebra. Atípico para uma final, o placar de 6/0 poderia indicar uma vitória fácil para Anisimova, de apenas 14 anos. Mas a experiência física e mental de Arconada começaram a falar mais alto a partir do segundo set. Depois de passar à frente com uma dupla falta da adversária no break point do oitavo game, a atual campeã manteve seu jogo para fechar em 6/4 e levar a decisão para o terceiro e último set. Arconada abriu 4/0 explorando as longas trocas de bola e forçando o erro de Anisimova – o match point veio no saque da adversária, selando a conquista do torneio com 6/2.

“Ela (Anisimova) foi muito bem no primeiro set, me jogando pra lá e pra cá na quadra. Mas, como em outros jogos, ganhei confiança sob pressão no segundo set e consegui começar a jogar do meu jeito. Estou muito feliz de ser campeã aqui novamente”, comemorou a jovem tenista, que, aos 17 anos, está encerrando sua carreira juvenil e disputou pela última vez o Campeonato Internacional. “Vou jogar o Junior Masters (torneio que reúne os oito melhores do ranking de 2015 e será disputado na China) daqui a duas semanas, devo estar nos Grand Slams restantes também e no Orange Bowl antes de me dedicar exclusivamente ao circuito profissional.”

Vice-campeã, Anisimova ainda deve marcar presença em Porto Alegre nas próximas edições do Campeonato Internacional. Com apenas 14 anos, a americana já venceu o Coffee Bowl, na Costa Rica, em janeiro – torneio do Grupo 1 do circuito juvenil. “Minha adversária jogou muito bem hoje, o mérito é dela pela vitória. Mas estou feliz pelo resultado que conquistei essa semana aqui, espero voltar ainda muitas vezes”, declarou Anisimova.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Panvel, Zenvia, Estácio, Net e Schin. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

A programação dos jogos, as chaves do torneio e outras informações estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com