Solenidade de abertura do Campeonato Internacional será no dia 14

Jovens tenistas representam os atletas dos 45 países participantes (Heusi Photo/Arquivo)

Jovens tenistas representam os atletas dos 45 países participantes (Heusi Photo/Arquivo)

A solenidade de abertura do 34º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, será realizada às 20 horas da próxima terça-feira, 14 de fevereiro, na sede principal da Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marques do Herval, 280, Bairro Moinhos de Vento). O evento é marcado pelo desfile de representantes dos cerca de mil atletas participantes do torneio. A competição, que reunirá tenistas dos oito aos 18 anos de idade, de 45 países, será disputada de 10 a 19 de fevereiro, nas quadras da ALJ e também da Sogipa.

O Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre, anteriormente conhecido como Copa Gerdau de Tênis, foi criado no início dos anos 80 e era direcionado somente para os atletas juvenis do Rio Grande do Sul. Graças ao apoio dos patrocinadores, à excelência na organização do evento e ao sucesso conquistado em quadra, o torneio cresceu e se transformou em uma das nove competições mais importantes do calendário mundial infanto-juvenil. Hoje a disputa na categoria dos 18 anos se equipara aos quatro Grand Slam juvenis – Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos. Os outros quatro eventos classificados como Grupo A da ITF (sigla em inglês para Federação Internacional de Tênis) são Aberto Italiano, Osaka Cup (Japão), Aberto Mexicano e Orange Bowl (Estados Unidos).

Os jogos dos 18 anos, valendo pontos para o ranking mundial da ITF, serão disputados na Associação Leopoldina Juvenil. No ano passado, os campeões na categoria foram o japonês Yosuke Watanuki, no masculino, e a norte-americana Usue Maitane Arconada, no feminino. As partidas dos 16 anos e dos 14 anos, que somam para o circuito sul-americano, e também dos 12 anos, que pontuam no ranking brasileiro, ocorrerão na Sogipa. A garotada do Tennis Kids, dos oito aos 11 anos de idade, jogará no Juvenil, nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Britânia e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade da ALDEeA; e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com