Gabriel Decamps e Thaisa Pedretti estreiam nesta segunda no Campeonato

GabrielDecamps_HeusiAction

Gabriel Decamps volta a jogar no Campeonato Internacional (Heusi Action/Arquivo)

O 34º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, começa nesta segunda-feira, dia 13, com os jogos dos 18 anos masculinos e femininos na Associação Leopoldina Juvenil. A rodada tem início às 9 horas. Gabriel Decamps e Thaisa Pedretti, brasileiros mais bem classificados no ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês), estreiam na rodada de abertura. Decamps tem pela frente o argentino Axel Geller, enquanto Thaisa enfrenta a norte-americana Victoria Hu.

Outros destaques do dia são a norte-americana Amanda Anisimova, cabeça de chave número 1 e vice-campeã do ano passado, que joga diante da brasileira Nicole Beidacki; e o japonês Yuta Shimizu, segundo na lista dos favoritos, que encara o chileno Miguel Pereira.

O paulista Gabriel Decamps, que completará 18 anos no dia 07 de agosto, mescla torneios da categoria com a profissional nesta temporada. “Como juvenil, meu objetivo é alcançar a classificação para os Grand Slam de Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos”, destacou. “Minha expectativa para este torneio é fazer o que venho realizando nos treinos e corrigir os erros que cometi na competição passada”, disse o atleta cabeça de chave número 13.

QUALI – Domingo foi dia de decisão no torneio qualificatório do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre. Apenas os brasileiros João Ferreira, Christian Oliveira e Mateo Reyes conquistaram vaga na chave principal. “Quando comecei a partida estava muito nervoso e deixei o adversário abrir a vantagem de 5/2”, disse Mateo. “Depois, salvei dois sets points, para virar a série e ir bem no segundo set”, completou o atleta que com esta vitória garantiu presença na chave principal. Entre as garotas, nenhuma das sete brasileiras que entrou em quadra alcançou a vitória.

Resultados da rodada final do qualifying

18 anos femininos
Almudena Boza (PER/1) d. Julia Camargo Silva (BRA) 6/0 2/6 6/3
Jimar Gerald (CHI/2) d. Alexandra da Silva (BRA) 6/0 6/3
Katie Volynets (USA/3) d. Letícia Lunge (BRA/15) 6/0 6/0
Peyton Stearns (USA/4) d. Erika Cheng (BRA/12) 6/1 6/1
Agustina Rimoldi (ARG/5) d. Adva Dabah (ISR/9) 6/4 7/5
Rebeca Silva (POR/6) d. Camila Felizzola (BRA) 6/0 6/0
Marie Mettraux (SUI/7) d. Isabela de Souza (BRA/10) 7/6 (4) 6/7 (5) 6/3
Valentina Sanchez (ARG/13) d. Priscila Baptista (BRA/8) 6/0 6/4

18 anos masculinos
João Ferreira (BRA/1) d. Aland Sanson (CHI/12) 2/6 6/3 6/3
Christian Oliveira (BRA/2) d. João Alves (BRA) 6/1 6/2
Javier Gonzalez (CHI/3) d. Bruno Pessoa (BRA/10) 6/1 7/5
Ezequiel Agustin Santalla (ARG/4) d. Lucas Amorim de Lima (BRA) 6/0 6/1
Alejandro Hoyos Franco (COL/15) d. Pedro Cordeiro (BRA/14) 6/1 6/0
Ignacio Otarola (CHI/11) d. Gabriel Bugiga (BRA/6) 6/4 6/1
Mateo Barreiros Reyes (BRA/13) d. Arnav Dhingra (USA/7) 7/5 6/1
Tobias Sonne (ARG/8) d. Diego Padilha (BRA/9) 6/4 6/2

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Britânia e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade da ALDEeA; e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

No facebook, curta CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre.

Outras fotos podem ser acessadas no flickr https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/sets/72157680266918465

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com