Favoritas avançam nos 18 anos do Campeonato Internacional

Nathalia perdeu na estreia em Porto Alegre (Gabriel Heusi/Heusi Action/divulgação)

Nathalia perdeu na estreia em Porto Alegre (Gabriel Heusi/Heusi Action/divulgação)

As principais candidatas ao título dos 18 anos femininos do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, confirmaram seu favoritismo. Jogando na Associação Leopoldina Juvenil (ALJ), na manhã desta terça-feira, as cabeças-de-chave do torneio passaram com facilidade para a segunda fase. As tenistas brasileiras, por outro lado, não conseguiram seguir na competição. Os jogos dos 18 anos prosseguem no clube do Moinhos de Vento até domingo. Na Sogipa, são disputadas as partidas dos 12 anos, 14 anos e 16 anos.

Terceira melhor pré-classificada, a inglesa Emily Appleton teve dificuldades contra a brasileira Natália Gasparin, mas ganhou a partida em dois sets, parciais de 6/4 e 7/5. Nos dois sets, no entanto, Natália chegou a estar na frente no placar e teve chances de vencer. “Foi muito bom ter conseguido virar os dois sets, me deixou muito forte para seguir com o foco na vitória, esse é um torneio muito importante e do qual gosto muito”, disse a britânica. “Apesar de não ter conseguido ganhar, fiz uma boa partida e consegui fazer tudo o que havia previsto com o meu treinador. Acabei perdendo nos detalhes em alguns momentos importantes do jogo”, lembrou Natália.

A manhã foi difícil para as tenistas brasileiras. Vitoria Okuyama perdeu para a norte americana Vanessa Ong por 6/4 e 6/1. Já Marina Figueiredo fez boa partida contra eslovaca Kristina Novak, mas tomou a virada, perdendo por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/3 e 6/2. Enfrentando a cabeça-de-chave número 6, a colombiana Maria Camila Osorio Serrano, a brasileira Mariana Galvão Borges perdeu por duplo 6/0.

Entre as favoritas, a norte-americana Whitney Osuigwe, nona pré-classificada, venceu a polonesa Ania Hertel por 6/1 e 6/3. Já a chinesa Yang Lee, cabeça-de-chave número 8, passou pela argentina Valentina Sanchez Briend por 6/0 e 6/1. Nas partidas entre estrangeiras sem cabeças-de-chave, a norte-americana Ann Li venceu a francesa Mylene Halemai, por 6/4 e 7/5, assim como a compatriota Victoria Flores, que passou pela chilena Alejandra Morales em dois sets, 6/4 e 6/7(4).

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Britânia e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade da ALDEeA; e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Programação dos jogos, chaves e outras informações estão no site www.campeonatointernacional.com.br.

No Facebook, curta CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre.

No Instagram, CampeonatoInternacional.

Outras fotos podem ser acessadas no flickr https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com