Matheus Pucinelli avança para terceira rodada nos 18 anos do Campeonato

Matheus Pucinelli busca vaga nas quartas de final do campeonato (Gabriel Heusi/Heusi Action/Divulgação)

Matheus Pucinelli busca vaga nas quartas de final do campeonato (Gabriel Heusi/Heusi Action/Divulgação)

Matheus Pucinelli de Almeida está nas oitavas de final dos 18 anos masculinos do 34º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. O tenista paulista venceu o argentino Juan Martin Jalif em sets diretos, com parciais de 6/3 e 7/6 (3), e agora espera pelo vencedor do confronto brasileiro entre Bruno Pessoa e João Lucas Reis da Silva para conhecer seu adversário. Os jogos da categoria prosseguem até domingo, dia 19, na Associação Leopoldina Juvenil. As competições dos 12 anos aos 16 anos se realizam na Sogipa.

Jogando sob o forte calor do início da tarde desta quarta-feira, na capital gaúcha, Pucinelli fez uma partida bastante disputada na quadra principal do clube do Moinhos de Vento. Depois de um primeiro set no qual dominou a partida, o brasileiro teve dificuldades para superar o adversário na segunda parcial. “Ele tem dois anos a mais, e eu sempre via ele jogar na categoria de cima. Sabia que seria muito duro passar por esta rodada, mas consegui me manter firme, com o sol forte”, disse o tenista de 15 anos, treinado pelo técnico Chico Costa. A partida teve a duração de três horas.

Outro brasileiro, Gabriel Ciro da Silva, não teve a mesma sorte e se despediu da competição na segunda rodada. Perdeu para o norte-americano Trent Bryde, cabeça de chave 8, em dois sets, parciais de 6/3 e 7/5.

BRASILEIRAS FORA – Na chave feminina dos 18 anos, as últimas duas brasileiras deram adeus à disputa ainda na manhã desta quarta-feira na Associação Leopoldina Juvenil. Em um jogo bastante disputado, em que chegou a liderar o primeiro set, a paulista Ana Luiza Cruz acabou eliminada pela peruana Anastasia Iamachkine, cabeça de chave número 15, por 7/5 e 6/4.

Em seguida foi a vez da também paulista Thaisa Pedretti, 10ª pré-classificada, deixar a competição. A tenista de 17 anos, que compete pela última vez no torneio na capital gaúcha, ainda esboçou uma reação no segundo set após perder o primeiro, mas não conseguiu encaixar seu jogo contra a japonesa Moyuka Uchijima, que fechou a partida com duplo 6/4.

Outras favoritas ao título não tiveram maiores dificuldades em avançar às oitavas de final em jogos disputados entre a manhã e o início da tarde desta quarta. Cabeça de chave número 1 e atual vice-campeã no saibro em Porto Alegre, a norte-americana Amanda Anisimova passou com facilidade pela canadense Layne Sleeth por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1. Terceira favorita, a britânica Emily Appleton suou um pouco para selar a vitória no tiebreak sobre a norte-americana Ann Li por 6/3 e 7/6 (4). Já a norte-americana Sofia Sewing, sétima pré-classificada, venceu a argentina Paula Baranano por 6/1, 4/6 e 6/4, enquanto sua conterrânea Whitney Osuigwe, nona favorita, passou pela eslovena Kristina Novak por 6/1 e 6/3.

Resultados parciais desta quarta-feira (dia 15)

18 anos femininos – Segunda rodada
Anastasia Iamachkine (PER/15) d. Ana Luiza Cruz (BRA) 7/5 6/4
Moyuka Uchijima (JPN) d. Thaisa Pedretti (BRA/10) 6/4 6/4
Amanda Anisimova (EUA/1) d. Layne Sleeth (CAN) 6/3 6/1
Emily Appleton (GBR/3) d. Ann Li (EUA) 6/3 7/6(4)
Maria Camila Osorio Serrano (COL/6) d. Victoria Flores (EUA) 6/3 5/7 1/1 ret.
Sofia Sewing (EUA/7) d. Paula Baranano (ARG) 6/1 4/6 6/4
Whitney Osuigwe (EUA/9) d. Kristina Novak (SLO) por 6/1 6/3
Lulu Radovcic (SUI/16) d. Katya Townsend (EUA) 6/2 6/2
Lea Ma (EUA) d. Agustina Rimoldi Godoy (ARG) 6/0 6/1
Sofia Munera Sanchez (COL) d. Sina Zuger (SUI) 6/0 7/5
Elysia Bolton (EUA) d. Peyton Stearns (EUA) 6/1 4/6 7/5
Anhzelika Isaeva (RUS) d. Funa Kozaki (JPN) 6/2 6/2
Amina Anshba (RUS/2) d. Katie Volynets (EUA) 6/2 6/2
Vanessa Ong (EUA) d. Yang Lee (TPE/8) 6/3 6/0
Hailey Baptiste (EUA/14) d. Maia Guillermina Haumuller (ARG) 7/6 (3) 6/3

18 anos masculinos – Segunda rodada
Trent Bryde (USA/8) d. Gabriel Ciro da Silva (BRA) 6/3 7/5
Matheus Pucinelli de Almeida (BRA) d. Juan Martin Jalif (ARG) 6/3 7/6 (3)
Vasil Kirkov (USA/3) d. Moerani Bouzige (AUS) 5/7 7/5 6/2
Olukayode Ayeni (USA) d. Nicolas Mejia (COL) 7/6 (5) 0/6 6/4
Alex Geller (ARG) d. Karl Friberg (SWE) 6/2 6/1
Gianni Ross (USA/11) d. Ignacio Otarola (CHI) 6/4 6/0

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Britânia e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade da ALDEeA; e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Programação dos jogos, chaves e outras informações estão no site www.campeonatointernacional.com.br.

No Facebook, curta CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre.
No Instagram, CampeonatoInternacional.

Outras fotos podem ser acessadas no flickr https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com