Agora é a vez do filho de Chabalgoity disputar o Campeonato Internacional

Carlos Chabolgoity acompanha o filho Pedro em Porto Alegre (Gabriel Heusi/Divulgação)

Carlos Chabolgoity acompanha o filho Pedro em Porto Alegre (Gabriel Heusi/Divulgação)

Embora não tenha em sua valiosa coleção de troféus um título do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre, o ex-tenista profissional Carlos Eduardo Chabalgoity relembrou bons momentos ao chegar na sede principal da Associação Leopoldina Juvenil. Aqui já esteve como jogador e como técnico. E agora retorna como pai do Pedro, um dos talentosos meninos que estarão em quadra a partir desta sexta-feira (dia 17) na disputa direcionada para o Tennis Kids. A rodada começa às 8 horas. A competição dos oito, nove, 10 e 11 anos, masculino e feminino, continuará no sábado e no domingo.

Carlos Eduardo Chabalgoity, o Chapecó, foi um jovem tenista brasileiro que sempre chamou a atenção por seu tênis e seus resultados, entre os quais se destaca a conquista do Orange Bowl, em 1981, quando tinha 16 anos. Hoje, aos 52, reconhece que, na época, não encontrou a estrutura e as orientações adequadas para que seu potencial fosse lapidado a ponto de “estourar” no circuito profissional. “Eu tinha um nível de tênis acima da média de todos os jogadores do mundo, e ganhar o Orange Bowl foi muito bom, mas também ruim, porque acabou atrapalhando o meu futuro”, observa. “Meu processo de desenvolvimento foi muito rápido, queimei etapas, e não fizeram comigo um trabalho de planejamento de longo prazo. Não tive uma equipe que me desse o suporte necessário”, explica, lembrando que deixou Brasília aos 13 anos de idade e ficou “pulando” de cidade em cidade, de treinador em treinador. “Não deu certo”, conclui.

Por isso, além de trabalhar no Instituto Tênis, em um projeto voltado para a garotada, e também atuar como caça-talentos, observando meninos e meninas dos quatro aos oito anos no Distrito Federal, Chapecó cuida dos passos de seu filho. Pedro, que está na capital gaúcha para disputar os jogos dos nove anos, tem muito potencial. “Ele faz todos os esportes, mas, pela vivência em casa, acabou se direcionando para o tênis”, conta o pai. “Ele tem talento motor e, no tênis, apresenta resultados acima da média nos testes que se costuma fazer com crianças”, observa.

Por enquanto, a preocupação do pai é que Pedro Chabalgoity siga jogando e se divertindo. “Pela experiência que tenho, posso dizer para ele como ‘não’ tem que ser”, destaca. E bem observa que, além do circuito profissional, o tênis universitário é outra alternativa para os jovens.

Além de Pedro Chabalgoity, o Tennis Kids do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre tem a participação de outros dois sobrenomes igualmente importantes no tênis brasileiro: Davi Daniel, filho de Marcos Daniel, e Max Kirmayr, filho de Carlos Alberto Kirmayr. Davi joga nos 10 anos, e Max, nos 11 anos.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Britânia e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade da ALDEeA; e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Programação dos jogos, chaves e outras informações estão no site www.campeonatointernacional.com.br.

No Facebook, curta CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre.
No Instagram, CampeonatoInternacional.

Outras fotos podem ser acessadas no flickr https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com