Dois brasileiros conquistam vaga nas quartas de final do Campeonato

Gilbert Klier venceu na rodada de quinta-feira na ALJ (Miriam Jeske/Heusi Action/Divulgalção)

Gilbert Klier venceu na rodada de quinta-feira na ALJ (Miriam Jeske/Heusi Action/Divulgalção)

Dois brasileiros avançaram nesta quinta-feira às quartas de final do 34º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. Situados em lados opostos da chave masculina de simples, Gilbert Soares Klier Júnior (foto) e Matheus Pucinelli de Almeida mantêm viva também a esperança de uma final verde-amarela na categoria 18 anos – na qual as meninas do país já deram adeus à competição.

O primeiro a assegurar a vitória na partida válida pela terceira rodada, realizada no auge do calor da tarde desta quinta na quadra principal da Associação Leopoldina Juvenil, foi Gilbert Klier. Em um jogo longo e desgastante, o tenista de Brasília precisou de força física e mental para virar o placar sobre o norte-americano Danny Thomas, cabeça de chave número 12 do torneio, e vencer por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 7/6(2). “Não comecei tão sólido, estava errando muito e, no primeiro set, ele (Thomas) sacou demais, não me deu chances. Mas, a partir do segundo set, decidi começar a bater com menos risco e o jogo foi andando, até que engatou”, comentou um extenuado Klier após a longa disputa, durante a qual chegou a passar mal e solicitar atendimento médico devido ao forte calor.

No final da tarde, com a temperatura já bem mais amena, a condição climática adversa passou a ser o vento. Em um confronto verde-amarelo, Matheus Pucinelli conseguiu lidar melhor com a situação do que João Lucas Reis da Silva e avançou ao vencer por 2 sets a 0, 6/3 e 6/2. “As condições estavam muito difíceis, ventava muito forte, o saibro saiu quase todo da quadra, que ficou bem rápida, tudo muito diferente do que vínhamos jogando a semana toda. Mas fiquei focado e acho que consegui me adaptar melhor”, explicou Pucinelli, que disse estar confiante para a próxima partida, mas preferiu segurar o otimismo em relação à possibilidade de uma final brasileira. “É duro, mas quem sabe?”

SEXTA-FEIRA – Nesta sexta-feira, a rodada começa às 10 horas com os jogos das semifinais dos 18 anos, masculinos e femininos, do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre. Gilbert Klier terá pela frente o argentino Juan Pablo Mazzuchi, enquanto Matheu Pucinelli jogará contra o norte-americano Trent Bryde, cabeça 8.

Resultados desta quinta-feira (dia 16)

18 anos masculinos – Oitavas de final
Matheus Pucinelli de Almeida (BRA) d. João Lucas Reis da Silva (BRA) 6/3 6/2
Trent Bryde (USA/8) d. Olukayode Ayeni (USA) 6/4 6/3
Vasil Kirkov (USA/3) d. Alex Geller (ARG) 7/6 (1) 1/6 7/6 (5)
Gianni Ross (USA/11) x Sebastian Baez (ARG/5) 7/6 (0) 6/2
Gilbert Klier (BRA) d. Danny Thomas (USA/12) 4/6 6/3 7/6 (2)
Juan Pablo Mazzuchi (ARG) d. Sangeet Sridhar (USA) 6/3 6/4
Oliver Crawford (USA/7) d. Francisco Vittar (ARG/9) 6/0 6/0
Yuta Shimizu (JPN/2) d. Patrick Kypson (USA/15) 7/5 6/4

18 anos femininos – Oitavas de final
Amanda Anisimova (EUA/1) d. Anastasia Iamachkine (PER/15) 6/0 6/1
Sofia Munera Sanchez (COL) d. Vanessa Ong (EUA) 3/6 7/6 (6) 6/2
Anhzelika Isaeva (RUS) d. Maria Lourdes Carle (ARG/4) 6/4 6/3
Maria Camila Osorio Serrano (COL/6) d. Whitney Osuigwe (EUA/9) 6/4 3/6 6/2
Elysia Bolton (EUA) d. Lea Ma (EUA) 4/6 7/5 7/6 (2)
Hailey Baptiste (EUA/14) d. Emily Appleton (GBR/3) 7/5 6/1
Sofia Sewing (EUA/7) d. Moyuka Uchijima (JPN) 6/4 6/2
Amina Anshba (RUS/2) d. Lulu Radovcic (SUI/16) 6/3 2/6 6/2

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Britânia e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade da ALDEeA; e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Programação dos jogos, chaves e outras informações estão no site www.campeonatointernacional.com.br.

No Facebook, curta CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre.
No Instagram, CampeonatoInternacional.

Outras fotos podem ser acessadas no flickr https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com