Rafael Silva e Natan Rodrigues estão nas semifinais dos 16 anos do Campeonato

Rafael Silva é semifinalista dos 16 anos (Heusi Action/Divulgação)

Rafael Silva é semifinalista dos 16 anos (Heusi Action/Divulgação)

Rafael Silva (foto) e Natan Rodrigues mantêm viva a esperança de que, pelo quinto ano consecutivo, um tenista brasileiro leve o título dos 16 anos masculinos do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. Nesta sexta-feira (dia 17), na Sogipa, Rafael Silva enfrentará o peruano Mateo Vereau e Natan Rodrigues terá pela frente o uruguaio Francisco Llanes com a possibilidade de fazerem uma final brasileira.

Para chegar às semifinais, Rafael Silva venceu o compatriota Eduardo Almeida, sexto na lista dos favoritos, em dois sets, parciais de 6/3 e 6/1. “No ano passado, caí na segunda rodada, mas agora estou bem mais preparado. O torneio aqui tem um nível muito alto na categoria, e todos os jogos são muito duros. Agora tenho pela frente o cabeça de chave número 1, e vai ser um desafio enorme”, afirmou o tenista. O peruano Vereau venceu o equatoriano Angel Dias por 6/3 e 2/1 com o adversário se retirando do confronto.

Natan Rodrigues, número 15 na lista dos favoritos, também passou por outro brasileiro, Herick Isago, em dois sets, parciais de 6/0 e 6/4. Seu adversário nas semifinais, o nono cabeça-de-chave Francisco Llanes, garantiu lugar entre os quatro melhores ao vencer o brasileiro Kauê Costa por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2.

HISTÓRICO – Os últimos quatro campeões da categoria 16 anos são brasileiros. José Everaldo da Silva Neto venceu em 2013. Antônio Fasano foi o campeão em 2014, e Gabriel Bugiga venceu em 2015. No ano passado, o título ficou com Mateus Alves.

A final da categoria será disputada no próximo sábado, também nas quadras da Sogipa.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Britânia e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade da ALDEeA; e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Programação dos jogos, chaves e outras informações estão no site www.campeonatointernacional.com.br.

No Facebook, curta CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre.
No Instagram, CampeonatoInternacional.

Outras fotos podem ser acessadas no flickr https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com