Brasileiros se despedem nas quartas de final dos 18 anos no Campeonato

Trent Bryde avança para as semifinais (Heusi Action/Divulgação)

Trent Bryde avança para as semifinais (Heusi Action/Divulgação)

A esperança de torcer por um representante brasileiro nas finais dos 18 anos do 34º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, caiu por terra nesta sexta-feira. Matheus Pucinelli de Almeida e Gilbert Soares Klier Júnior se despediram do torneio nas quartas de final. Assim, nas semifinais dos 18 anos, o evento terá somente dois representantes sul-americanos: o argentino Juan Pablo Mazzuchi e a colombiana Maria Camila Serrano.

Matheus Pucinelli, que completará 16 anos no próximo 1º de abril, teve um jogo muito difícil diante do norte-americano Trent Bryde, cabeça de chave número 8, não resistiu e perdeu de virada, com parciais de 5/7, 6/3 e 6/2. “Eu consegui jogar muito bem no primeiro set. No segundo, comecei bem, mas faltou me soltar um pouco mais. Cheguei a ter uma quebra, mas não soube aproveitar”, comentou o jovem atleta. “Ele (Bryde) aproveitou as oportunidades e cresceu no jogo. No terceiro set, eu não consegui acompanhar o ritmo que ele impôs”, completou o tenista da equipe do Instituto Tênis.

Trent Bryde, por sua vez, elogiou seu adversário e reconheceu que sua maior experiência fez a diferença nos momentos decisivos. “Ele (Pucinelli) é um ótimo jogador, teve um grande campeonato mesmo sem ser cabeça de chave e sendo ainda muito jovem”, destacou. “Eu precisei usar minha experiência, especialmente depois de perder o primeiro set e estar com uma quebra de serviço atrás no segundo. Tive de dar tudo de mim para lutar pelo jogo. Estou muito feliz por ter conseguido”, comentou. Seu próximo adversário sairá da partida entre seus compatriotas Vasil Kirkov, cabeça número 3, e Gianni Ross, número 11.

Gilbert Klier pouca resistência ofereceu para o argentino Juan Pablo Mazzuchi e perdeu por 6/1 e 6/2. Em busca de vaga na final dos 18 anos, Mazzuchi enfrentará Oliver Crawford, também dos Estados Unidos, responsável pela eliminação do japonês Yuta Shimizu, o segundo na lista dos favoritos. As parciais foram 6/4, 2/6 e 6/4.

ANISIMOVA EM BUSCA DE MAIS UMA FINAL – Na chave feminina dos 18 anos, três americanas e uma colombiana fazem as semifinais neste sábado: Amanda Anisimova, Sofia Sewing e Elysia Bolton representam os Estados Unidos, enquanto Maria Camila Osorio Serrano é a única sul-americana ainda com chances na competição.

Cabeça de chave número 1 e atual vice-campeã do torneio, Amanda Anisimova abriu a programação desta sexta na quadra principal da Associação Leopoldina Juvenil com um passeio em quadra sobre a colombiana Sofia Munera Sanchez, vencendo por 6/2 e 6/1 em menos de uma hora de partida. Ainda assim, fez questão de não cantar vitória antes do tempo. “Comecei um pouco devagar e custei para encaixar meu jogo, mas, sim, estou me sentindo bastante confiante”, afirmou, comentando a presença maciça de conterrâneas na fase decisiva do campeonato. “Nossa federação é ótima e nos ajuda muito, fazendo com que o país esteja indo tão bem e o tênis seja um esporte tão popular nos Estados Unidos atualmente.”

Responsável por furar o domínio americano, a colombiana Maria Camila Osorio Serrano exibia o sorriso metálico do aparelho ortodôntico em meio a acessos de tosse após a partida: gripada há uma semana, ainda assim teve forças para virar um jogo duríssimo sobre a russa Anhzelika Isaeva por 5/7, 6/3 e 6/3. “Sabia que contra ela precisaria variar bem os golpes e trabalhar ponto a ponto. Não funcionou muito no primeiro set, ela jogou melhor, mas quando começou a errar no segundo aproveitei e foi aí que comecei a ganhar”, comemorou a adolescente de 16 anos em sua primeira passagem por Porto Alegre.

Em outro jogo decidido de virada, e entre duas grandes amigas fora das quadras, a americana Sofia Sewing, sétima pré-classificada, derrotou a russa Amina Anshba, cabeça de chave número 2, por 1/6, 6/2 e 6/2. Já a 14a favorita, a americana Hailey Baptiste – apelidada carinhosamente pelo público de Sereninha durante a semana, devido à semelhança física com Serena Willimas –, deu adeus à disputa ao perder para a compatriota Elysia Bolton por 2 sets a 0, com parciais de 2/6 e 5/7.

Resultados desta sexta-feira (dia 17)

18 anos masculinos – Quartas de final
Trent Bryde (USA/8) d. Matheus Pucinelli de Almeida (BRA) 5/7 6/3 6/2
Vasil Kirkov (USA/3) x Gianni Ross (USA/11) – em andamento
Juan Pablo Mazzuchi (ARG) d. Gilbert Klier (BRA) 6/1 6/2
Oliver Crawford (USA/7) d. Yuta Shimizu (JPN/2) 6/4 2/6 6/4

18 anos femininos – Quartas de final
Amanda Anisimova (EUA/1) d. Sofia Munera Sanchez (COL) 6/2 6/1
Maria Camila Osorio Serrano (COL/6) d. Anhzelika Isaeva (RUS) 5/7 6/3 6/2
Elysia Bolton (EUA) d. Hailey Baptiste (EUA/14) 6/2 7/5
Sofia Sewing (EUA/7) d. Amina Anshba (RUS/2) 1/6 6/2 6/2

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Britânia e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade da ALDEeA; e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Programação dos jogos, chaves e outras informações estão no site www.campeonatointernacional.com.br.

No Facebook, curta CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre.
No Instagram, CampeonatoInternacional.

Outras fotos podem ser acessadas no flickr https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com