Dois jovens talentos sob o olhar do técnico Eleutério Martins no Campeonato

Eleutério Martins e Adva Dabah na Associação Leopoldina Juvenil (Heusi Action/Divulgação)

Eleutério Martins e Adva Dabah na Associação Leopoldina Juvenil (Heusi Action/Divulgação)

Um dos grandes expoentes da história do tênis brasileiro e gaúcho – chegou ao posto 171 do ranking mundial da ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais –, o técnico Eleutério Martins, o Chipanza, recebeu duas missões para lá de especiais no 34º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. Acostumado a acompanhar seus pupilos pelas quadras do torneio na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre – entre eles a gaúcha Miriam D’Agostini, recordista de títulos na competição entre as meninas, com cinco, e última brasileira a vencer na chave feminina, em 1996 –, Chipanza ciceroneou na atual edição dois estrangeiros com histórias muito especiais.

De sorriso tímido, mas olhar sempre focado, em especial antes das partidas, a israelense Adva Dabah, de 16 anos, chegou há poucos dias para uma temporada de dois meses na capital gaúcha, que começou com o qualifying do Campeonato Internacional (perdeu na última rodada). O objetivo dos treinos na Sociedade Libanesa, sob orientação do técnico gaúcho, é fazer a adolescente alta e magra ganhar força e agilidade nas quadras de saibro.
– Em Tel-Aviv jogo quase só em quadras rápidas, aqui está sendo muito bom para desenvolver uma outra parte do meu jogo – diz Adva, que ainda não se comunica em português, mas tem a vantagem de estar hospedada na casa de familiares que falam hebraico. – A comida aqui é muito diferente da de Israel. Acho que gosto mais da de lá (risos), mas aos poucos estou me acostumando, assim como fazendo amizades. Vai ser uma experiência muito rica, com certeza.

Com apenas 15 anos, a morenice do norte-americano Milledge Cossu revela sua naturalidade: Miami, na ensolarada costa da Flórida. É lá que ele treina há dois anos na academia de Colon Nunez, lenda do tênis equatoriano que já treinou nomes como Michael Chang, Nicolas Lapentti e Ivo Karlovic. Foi a partir de uma ligação do próprio Colon, parceiro de longa data de Chipanza, que o jovem tenista veio parar sob sua tutela no Campeonato Internacional.
– Ele (Colon) não pôde vir a Porto Alegre este ano e me pediu uma atenção especial ao jogador. Atendi ao pedido com o maior prazer – conta o gaúcho.

Apesar de ter recebido um wild card (convite) para entrar diretamente na chave principal do torneio, Cossu foi eliminado logo na estreia pelo cabeça de chave número 9, o argentino Francisco Vittar. Ainda assim, o adolescente fala com entusiasmo sobre o sonho de tornar-se tenista profissional, que começa a forjar desde já.
– Considero uma grande vantagem ter a oportunidade de treinar com o Colon, que é um treinador muito exigente e detalhista. Isso traz à tona o nosso melhor e faz com que possamos dar o nosso melhor em quadra – acredita o norte-americano.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Britânia e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade da ALDEeA; e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Programação dos jogos, chaves e outras informações estão no site www.campeonatointernacional.com.br.

No Facebook, curta CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre.
No Instagram, CampeonatoInternacional.

Outras fotos podem ser acessadas no flickr https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com