Brasileiros dominam os 16 anos no Campeonato Internacional Juvenil

Luiza Fullana conquista título nos 16 anos femininos (Heusi Action/Divulgação)

Luiza Fullana conquista título nos 16 anos femininos (Heusi Action/Divulgação)

Os brasileiros Rafael Silva e Luiza Fullana são os campeões dos 16 anos do 34º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. As finais da categoria foram disputadas neste sábado na Sogipa. Rafael Silva superou o compatriota Natan Rodrigues em dois sets, com parciais de 7/6 (5) e 6/0. Luiza venceu a colombiana Jessica Plazas também em dois sets, parciais de 6/4 e 6/2.

O paulista Rafael Silva, que não estava entre os favoritos ao título do torneio, teve dificuldades no início da partida. Após sair perdendo para o cabeça-de-chave número 15, Natan Rodrigues, o novo campeão dos 16 anos cresceu em quadra. “Eu sabia que seria muito duro, e o início do jogo mostrou isso. Depois que eu consegui controlar a partida, as coisas ficaram mais tranquilas, especialmente no segundo set”, afirmou Silva, que pela primeira vez vence o torneio disputado em Porto Alegre.

FEMININO – Jogando em alto nível, Luiza Fullana devolveu ao Brasil o título dos 16 anos feminino após três edições de domínio das tenistas estrangeiras. A última brasileira a levar o troféu foi Luiza Stefani em 2013. Em uma partida sem erros, a tenista brasiliense, que também não estava entre as favoritas ao título, superou a cabeça de chave número 2 do torneio, a colombiana Jessica Plazas, com certa facilidade. “Consegui jogar em um nível até mais alto do que achei que poderia. Foi uma ótima partida, sem erros, e estou muito orgulhosa desse desempenho e desse título”, ressaltou a campeã.

PAPA-TÍTULOS – Nos 14 anos, um brasileiro acostumado a vencer em Porto Alegre ficou com o título. O catarinense Pedro Dias já venceu em todas as categorias abaixo, nove, 10, 12 e agora 14 anos. Neste sábado, Dias, sexto na lista dos favoritos, enfrentou o argentino Maximo Lucentini, sétimo cabeça-de-chave. Após sair perdendo o primeiro set, o brasileiro melhorou a partir da segunda parcial e dominou o jogo para vencer por 3/6, 6/2 e 6/2. “Esse torneio me faz muito bem, sempre consigo ter boas participações.
Esse título fecha a minha passagem pela categoria depois de ser campeão nas demais. Espero continuar dessa forma”, comemorou o novo campeão.

Na final estrangeira dos 14 anos feminino, a peruana Daianne Hayashida confirmou o favoritismo e ficou com o título. Cabeça de chave número 1, ela venceu na final a argentina Luana Morini, segunda melhor pré-classificada, em dois sets, parciais de 6/3 e 6/2. “Cheguei muito confiante porque jogamos outras seis vezes antes e eu nunca perdi. Meu objetivo era ganhar em dois sets e levar o título, já que essa foi a minha primeira vez nesse belíssimo torneio”, afirmou Hayashida.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, Tramontina, Britânia e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade da ALDEeA; e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Programação dos jogos, chaves e outras informações estão no site www.campeonatointernacional.com.br.

No Facebook, curta CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre.
No Instagram, CampeonatoInternacional.

Outras fotos podem ser acessadas no flickr https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums

Informações para a imprensa:
DivulgAção – Agência de Conteúdo
Cláudia Coutinho – claudiacoutinho21@gmail.com