35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre bate recorde com atletas de 59 países e quatro jogadores do top 10 mundial

pucinellipoa17med2

 

 

Quatro jogadores do top 10 do ranking mundial e o recorde de atletas de 59 países se inscreveram para disputar a categoria mundial da  35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecido como Copa Gerdau – Itaú, que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil. Disputada nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil e da Sogipa. A competição é amaior do país, a mais importante da América do Sul e está entre as nove maiores do mundo no tênis juvenil, e será jogada entre os dias 24 de fevereiro e 4 de março.

A categoria mundial com pontuação Grau A para o ranking mundial (equivalente a dos Grand Slams) até 18 anos é disputada na Associação Leopoldina Juvenil e terá a presença no masculino de três jogadores entre os 10 melhores do mundo, o argentino Sebastian Baez, sexto do mundo e quadrifinalista do US Open ano passado, o sul-coreano Uysung Park, vice-campeão Asiático e sétimo colocado, e o colombiano Nicolas Mejia, décimo do ranking. No feminino teremos a presença da colombiana Maria Serrano, sexta do ranking e que foi semifinalista na edição passada na capital gaúcha.

O torneio tem a presença de jogadores de 59 países entre os inscritos. São jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.

Os brasileiros serão representados na chave principal por pelo menos seis tenistas na chave masculina, são eles João Lucas Reis (33º), Matheus Pucinelli (36º), Mateus Alves (42º) Igor Gimenez (51º), Gilbert Klier (86º) e João Ferreira (87º). Na última edição Pucinelli e Gilbert Klier fizeram quartas de final. No masculino todos os jogadores que entraram direto estão no grupo do top 100, 24 deles entre os 50 melhores do mundo. No feminino são 12 entre as 50 melhores do ranking, três entre as 15.

O torneio tem o início com o qualifying internacional entre 24 e 25 de fevereiro e a chave principal começa no dia 26 com as finais disputadas no dia 4 de março.

“Ótimas listas, variedade enorme de países demonstrando o quão internacional, tradicional e importante é o Campeonato Internacional Juvenil de Tênis Porto Alegre. Presença de ótimos nomes do top 10, somente jogadores do top 100 no masculino. Temos uma boa geração de brasileiros chegando entre os meninos que terão uma grande oportunidade de alavancar suas carreiras e mostrar seus potenciais na competição. Expectativa de um torneio muito disputado e de alta qualidade”, destacou Ennio Moreira, diretor-geral do evento.

As inscrições seguem abertas para as categorias 16 e 14 anos que contam pontos para o ranking Sul-Americano do Cosat e são disputados no clube Sogipa. Elas podem ser feitas através do link http://www.itftennis.com/juniors/tournaments/tournament/info.aspx?tournamentid=1100041204 até o dia 5 de fevereiro. Para as categorias 12 anos e Tennis Kids com pontuação para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis o prazo encerra no dia 12 de fevereiro no link http://www.tenisintegrado.com.br/torneio_painel_info/index/9867.

O pré-quali para 18 anos feminino, 18, 16 e 14 anos no masculino que será jogado entre os dias 21 e 23 de feveiro tem inscrições até o dia 14 no link http://www.tenisintegrado.com.br/torneio_painel_info/index/9887da Federação Gaúcha de Tênis. As inscrições são destinadas apenas para jogadores brasileiros e o pré-quali é jogado na Associação Leopoldina Juvenil e no Clube do Comércio. Cada campeão do pré-quali terá vaga direta na chave principal. Os vice-campeões vão disputar o qualifying internacional.

Torneio é seleiro de futuras estrelas do Tênis

Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre chega aos 35 anos como um seleiro de grandes nomes do futuro do esportes. Dos atletas que participaram dos Jogos Olímpicos do Rio, 41 passaram pelo saibro porto-alegrense, dentre eles está o medalhista de prata no masculino, Juan Martin Del Potro, e a campeã olímpica no feminino, Monica Puig.

Entre as tenistas que estavam na Rio 2016 e também disputaram o torneio, está a ex-número 1 do mundo, Ana Ivanovic, e a atual top 10, Svetlana Kuznetsova, além de nomes importantes como Jo-Wilfried Tsonga, David Goffin, Grigor Dimitrov, Kei Nishikori, Kristina Mladenovic, Johanna Konta e os brasileiros Thomaz Bellucci, Marcelo Melo, Bruno Soares, Teliana Pereira, Paula Gonçalves, André Sá e Rogério Dutra Silva.

Ao longo do tempo, o torneio já revelou nomes de peso do tênis nacional como Gustavo Kuerten (campeão em 1994), Flávio Saretta e Fernando Meligeni. Dos destaques internacionais que passaram pela capital gaúcha, destaca-se o americano ex-número 1 do mundo Andy Roddick, o argentino David Nalbandian, o sueco Joachim Johoansson e o chileno Fernando Gonzalez. Mais recentemente, o evento recebeu jovens talentos como o badalado alemão Alexander Zverev, atual top 5 mundial, o canadense Denis Shapovalov e os brasileiros Thiago Monteiro e Orlandinho Luz (bicampeões), além de Beatriz Haddad Maia, finalista da competição em 2012 e 2013 e atual 61 ª do mundo no ranking profissional da WTA que vem fazendo história como a primeira brasileira em 53 anos a ganhar uma partida no Australian Open no mês passado

“A qualidade é o carro-chefe dessa competição e fez dela a melhor do país. É um lugar onde começam vários dos craques do futuro. A prova é que mais de 40 tenistas que estiveram na última Olimpíada já passaram por aqui”, comemora Ennio Moreira, diretor-geral do evento.  “Começamos em 1984, nas quadras do Sogipa, como um evento regional, restrito para a categoria 18 anos. A partir de 1987, o torneio cresceu. Passou a distribuir pontos no ranking brasileiro e abriu espaço para as disputas também nos 12, 14 e 16 anos. Em 1991, a Copa Gerdau já fazia parte do circuito da Confederação Sul-Americana nos 14, 16 e 18 anos. Em 1993, a categoria 18 anos começou a valer pontos para o ranking mundial da ITF. O grande salto foi em 2007, quando viramos um torneio de Grau A, a escala mais importante no circuito juvenil. Será a 12ª edição seguida como um dos nove maiores do mundo, junto com os quatro Grand Slams: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon, US Open”, lembra Moreira, que participa da organização do evento desde a sua criação.

Em 2017, foram cerca de 1 mil inscritos de 50 países diferentes, movimentando oito hotéis de Porto Alegre.

Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil,  Britânia e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade do IGE – Instituto Gaúcho do Esporte,  e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Outras informações estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.