Paulistas e cariocas vencem o pré-quali e disputam a chave principal da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

rafaelmarquespoa17med2

Dois paulistas e duas cariocas venceram o pré-qualifying nesta sexta-feira e ganharam a oportunidade de disputar a maior competição de suas vidas, a 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecido como Copa Gerdau – Itaú, que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil. O evento é um dos nove maiores do mundo e o maior da América do Sul.

Nos 18 anos masculino, na Associação Leopoldina Juvenil, o título ficou com o paulista Rafael Marques, que brilhou ano passado levando o troféu dos 16 anos na Sogipa. Ele venceu na semifinal o brasiliense Nino Portugal por um duplo 6/1 e na final passou pelo carioca Gustavo Pinho por 6/3 6/0.

“Aqui é um lugar que gosto de jogar, me sinto bem, em casa, joguei bem,me adaptei bem com essa bolinha, estava sólido, vim pra ganhar e consegui”, disse Marques que, aos 16 anos, disputará sua maior competição : “Vou descansar um pouco e me preparar para dar meu máximo e jogar solto seja contra quem for, fazer o que sei fazer de melhor”.

No feminino outra jogadora terá a oportunidade de jogar seu maior torneio da carreira. A carioca Isabella Mercante passou na semifinal por Isabella Bifano por 3/6 6/4 10/5 e na final derrotou a paranaense Paola Campigotto com parciais de 6/3 6/4: “Foi um bom jogo, a menina jogava bem, estava 4/3 para ela, me mantive firme para virar. Será meu primeiro evento Grau A da ITF, então será uma experiência ótima. No Banana Bowl passei o pré-quali e tive ótima experiência, peguei a número 1 do Peru, fiz uma ótima partida mesmo perdendo e me trouxe bastante coisa positiva para o Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre.”

Tanto Rafael quanto Isabela vão jogar o torneio com pontuação Grau A para o ranking mundial. Somente mais oito eventos pelo mundo, incluindo os quatro Grand Slams, tem a mesma graduação e importância que o torneio em Porto Alegre (RS).

No Clube do Comércio, nos 14 anos, o paulista Lucas Muratori ficou com a vaga derrotando na final o mineiro Lucas Andrade por 6/1 6/3 e nos 16 anos outro carioca ficou com a vaga, Lorenzo Pereira que derrotou o paulista Renan Silva por 6/0 1/6 10/8. As duas categorias valem pontos para o ranking do Cosat, a Confederação Sul-Americana de Tênis.

Os respectivos vice-campeões de todas as categorias vão disputar o qualifying internacional que começa neste sábado a partir das 9h e vai até o domingo. A chave principal começa na segunda-feira e vai até o domingo, dia 4 de março. Os jogos da categoria mundial são disputados na Associação Leopoldina Juvenil e as partidas das demais categorias na Sogipa. Para as categorias 12 anos e Tennis Kids (a partir de 8 anos) a pontuação vale para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis.

A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau – Itaú, tem o recorde de 59 países inscritos e conta com a participação de quatro jogadores do top 10 mundial, três no masculino e uma no feminino.

O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.

Assim como em 2017, são cerca de 1 mil atletas na disputa de todas as categorias do evento. A entrada é gratuita nos dois clubes da disputa.

 

Resultados finais do pré-quali (23/02):

Associação Leopoldina Juvenil

Finais – 18 anos

Rafael Silva(SP) 6/3 6/0 Gustavo Pinho(RJ)

Isabela Mercante(RJ) 6/3 6/4 Paola Campigotto(PR)

Semi Finais – 18 anos

Gustavo Pinho(RJ) 7/5 6/0 Guilherme Toresan(RS)

Rafael Silva(SP) 6/1 6/1 Nino Portugal(DF)

Isabela Mercante(RJ) 3/6 6/4 10/5 Isabela Bifano(SP)

Paola Campigotto(PR) 6/0 6/0 Roberta Armani(SP)

 

Clube do Comércio

14M – Lucas Muratori(SP) 6/1 6/0 João Schorr(RS)

Lucas Andrade(MG) 6/4 6/4 João Pedro Matias(RS)

16M – Renan Silva(SP) 6/2 6/2 Pedro Cressoni(SP)

Lorenzo Pereira(RJ) 6/1 6/7 (5) 10/7 Gabriel Garay(RS)

Final 14M – Lucas Muratori(SP) 6/1 6/3 Lucas Andrade(MG)

Final 16M – Lorenzo Pereira(RJ) 6/0 1/6 10/8 Renan Silva(SP)

 

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, Britânia, Prado Bairro-Cidade, April e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade do IGE – Instituto Gaúcho do Esporte, e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).