Quatro gaúchos vão às finais do pré-quali e buscam vaga na 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

portoalegre18med2

 

Quatro gaúchos vão disputar, nesta sexta-feira, as finais do pré-qualificatório e buscar vaga direta para a 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecido como Copa Gerdau – Itaú, que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil. O evento é um dos nove maiores do mundo e o maior da América do Sul.

Das quatro categorias em disputa com 145 atletas de 12 estados inscritos, os tenistas do estado têm possibilidade de garantir o título e a vaga em três delas. Nos 18 anos masculino, Guilherme Toresan passou por André Schiabel por 4/0 4/1 e João Alcantara por 6/4 6/2. Ele enfrenta na semifinal o carioca Gustavo Pinho. A outra semifinal será entre o brasiliense Nino Portugal e o paulista Rafael Marques, campeão dos 16 anos da competição ano passado.

A categoria 18 anos é a principal com pontos para o ranking mundial da mais alta categoria, Grau A, equivalente aos Grand Slams.

Nos 16 anos, Gabriel Garay, da Sogipa, superou rodada tripla batendo Erik Erlich por 4/2 4/2 e na sequência Ronaldo Alexandre por 4/1 5/4 (7/2). Nas quartas de final bateu Augusto Andrade por 2/6 6/3 13/11. Ele enfrenta o carioca Lorenzo Pereira. A outra semi será entre os paulistas Renan Silva e Pedro Cressoni.

Nos 14 anos dois gaúchos na disputa. O atleta da Associação Leopoldina Juvenil, João Matias, passou por Gabriel Prezotto por 4/2 4/0 e o mineiro Breno Maciel por 6/4 6/1. Ele enfrenta o mineiro Lucas Andrade. Na outra semifinal o gaúcho João Schorr medirá forças contra o principal favorito, o paulista Lucas Muratori. Schorr passou por Matheus Delgado por 5/3 4/0 e depois nas quartas diante de Guilherme Martins por 7/6 (8/6) 6/4.

As categorias 16 e 14 anos valem para o ranking da Confederação Sul-Americana, o Cosat.

A única categoria sem representantes locais é o 18 anos feminino onde a carioca Isabella Mercante enfrenta na semi a paulista Isabela Biffano e a paulista Roberta Armani mede forças contra a paranaense Paula Campigotto.

Todas as semifinais começam às 9h e as decisões começam não antes das 13h. Os jogos dos 18 anos serão na Associação Leopoldina Juvenil e as demais categorias no Clube do Comércio. Os campeões recebem convite direto para a chave principal e os vice-campeões vão para o qualifying internacional que já larga no sábado na ALJ e na Sogipa. A chave principal começa na segunda-feira, dia 26, e vai até domingo, dia 4 de março.

Além dos 18, 16 e 14 estarão na disputa as categorias 12 anos e o Tennis Kids até 8 anos com pontuação para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis.

A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau – Itaú, tem o recorde de 59 países inscritos e conta com a participação de quatro jogadores do top 10 mundial, três no masculino e uma no feminino.

O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.

Assim como em 2017, são cerca de 1 mil atletas na disputa de todas as categorias do evento. A entrada é gratuita nos dois clubes da disputa.

Confira a Programação desta Sexta-Feira (23/02):

Associação Leopoldina Juvenil

09:00 Semi 18M – Guilherme Toresan(RS) X Gustavo Pinho(RJ)

09:00 Semi 18M – Nino Portugal(DF) X Rafael Silva(SP)

09:00 Semi 18F – Isabela Bifano(SP) X Isabela Mercante(RJ)

09:00 Semi 18F – Paola Campigotto(PR) X Roberta Armani(SP)

13:00 Finais 18M

13:00 Finais 18F

Clube do Comércio

09:00 Semi 14M – Lucas Muratori(SP) X João Schorr(RS)

09:00 Semi 14M – Lucas Andrade(MG) X João Pedro Matias(RS)

09:00 Semi 16M – Pedro Cressoni(SP) X Renan Silva(SP)

09:00 Semi 16M – Gabriel Garay(RS) X Lorenzo Pereira(RJ)

13:00 Final 14M

13:00 Final 16M