Primeiro dia da chave principal com brasileiros favoritos em ação na 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

biffanopoa18med2

Isabela Bifano / Crédito: Miriam Jeske / Heusi Action

 

O primeiro dia da chave principal será muito produtivo para o Brasil com a estreia de nossos representantes favoritos a partir das 10h na 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau – Itaú, que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil. O evento é um dos nove maiores do mundo e o maior da América do Sul.

Serão 16 brasileiros em ação em 32 partidas de simples, sendo quatro deles cabeças de chave disputando a categoria mundial na Associação Leopoldina Juvenil. Matheus Pucinelli, quartas de final na última edição e cabeça de chave 15, inicia a defesa de sua boa campanha contra o ucraniano Eric Vanshelboim, 150º do ranking, não antes das 16h. João Ferreira, 46º do ranking e cabeça de chave 16, joga na principal contra o chileno Sebastian Welch. Matheus Alves, 14º favorito e 39º, mede forças contra o argentino Roman Burruchaga, 161º, também na parte da tarde, em torno das 14h30. O principal brasileiro ranqueado, João Lucas Reis, 33º, desafia o canadense Taha Baadi, 207º colocado, a partir das 13h.

O brasiliense Gilbert Klier, que treina no Rio de Janeiro e caiu no ranking por conta de lesões (é o 135º), disputa em Porto Alegre seu segundo evento da temporada. Ele fez quartas de final ano passado obtendo com Pucinelli o melhor desempenho brasileiro. Seu rival será o venezuelano Brandon Perez em torno de 14h30: “É um jogador alto, saca muito bem, mas se mexe mal em quadra, quando tiver a oportunidade vou tentar abrí-lo em quadra para fazê-lo correr. Treinei bem neste final de semana e me sinto bem para a estreia”, disse o jogador que na primeira semana que jogou no ano fez oitavas no Banana Bowl perdendo no detalhe.

Além destes o Rio Grande do Sul é representado por Antonio Sasso jogando na quadra principal contra o argenino Agustin Coppari a partir das 16h. Rafael Marques encara o americano William Grant, Rodrigo Carvalho mede forças contra o americano Brian Shi.

Promessa brasileira vice-líder dos 16 anos faz sua estreia. Filha de ex-jogador do São Paulo, LDU e Seleção do Equador duela contra brasileira

No feminino o destaque brasileiro do dia é a goiana Nalanda Teixeira da Silva de 15 anos, que treina no Rio de Janeiro. A atleta recebeu o wild card e estreia no torneio contra a peruana Romina Ccuno, uma velha conhecida, em torno das 11h30.

“Vai ser um jogo duro, mas eu vou dar o meu melhor e tentar ganhar. Já joguei duas vezes com ela, uma eu venci e outra perdi, mas as duas foram  na ‘negra’. Porém, faz tempo já, eu espero um bom jogo”. Nalanda é atual campeã do Assunção Bowl, Circuito Cosat de 16 anos há pouco mais de uma semana. A conquista lhe garante neste momento a vice liderança do ranking no Gira Europeia de 16 anos. A goiana disputa sua maior competição na carreira.

As brasileiras estarão em peso em quadra nesta segunda-feira. Serão seis ao todo. Ana Luiza Cruz, de São Paulo, pega a equatoriana Mell Reasco, que passou o quali, em torno das 11h30 na quadra principal. Reasco é filha do ex-jogador da seleção equatoriana de futebol, Neicer Reasco, que atuou na Copa do Mundo de 2006. Também atuou pelo São Paulo Futebol Clube entre 2006 e 2008 ganhando dois Campeonatos Brasileiros, e tem títulos da Copa Sul-Americana e Recopa Sul-Americana pela LDU.

A catarinense Namie Isago enfrenta a oitava favorita, a georgiana Miriam Dalakashvili, Isabella Bifano, que passou o quali, encara a americana Alexa Noel, terceira cabeça de chave e 14ª do ranking, Thaís Andreotti mede forças contra a uruguaia Lucia de Santanna . Priscila Janikian, que também passou o quali, mede forças diante da georgiana Zoziya Kardava.

A cabeça de chave número 1 do torneio é a colombiana Maria Osorio Serrano e só estreia na terça-feira. Ela neste momento é 6 no ranking mundial juvenil e vem para o Campeonato Inernacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre defender sua invencibilidade que dura 23 jogos que perdura desde o fim do ano passado do Masters juvenil. . Campeã na Costa Rica, Paraguai e Criciúma, ela encara a americana Vanessa Ong.

Estrangeiros passam o quali masculino – Os brasileiros não se deram bem no quali masculino. Três deles alcançaram a final do quali,mas foram derrotados. Victor Castro caiu diante do argentino Luciano Tacchi. Victor Pilla caiu diante do russo Ilarion Danilchenko e Murilo Salviato perdeu para o também argentino Juan Batista Torres. Os demais classificados foram o canadense Liam Draxl, o argentino Bruno Caula, o italiano Marco Furlanetto, e o romeno David Ionel. O gaúcho Guilherme Toresan se despediu na segunda fase do qualificatório.

Favorita estreia nos 16 anos na Sogipa. Gaúcho Tedesco faz estreia nos 14 anos. 70 jogos movimentam o clube – O clube Sogipa que sedia as categorias 16, 14 e 12 anos e Tennis Kids tem a estreia da favorita na categoria 16 anos, a uruguaia Guillermina Grant, número 1 do ranking. Ela enfrenta a brasileira Eduarda Tanabe não antes das 15h30. Nos 14 anos o gaúcho de Caxias do Sul (RS), Gustavo Tedesco, enfrenta o brasileiro Pedro Abdalla. Tanto os 16 quanto os 14 contam pontos para o ranking Sul-Americano, do Cosat.

Serão ao todo 70 partidas começando às 8h30 e também haverá o início do quali dos 12 anos com pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis.

A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau – Itaú, tem o recorde de 59 países inscritos e conta com a participação de quatro jogadores do top 10 mundial, três no masculino e uma no feminino.

O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.

São cerca de 1 mil atletas na disputa de todas as categorias do evento. A entrada é gratuita nos dois clubes da disputa.

Programação desta Segunda-Feira (26/02):

Quadra 1

10h – Alexa NOEL (USA) [3] vs. Isabela CAMPOS BIFANO (BRA)

Mell Elizabeth REASCO GONZALEZ (ECU) vs. Ana Luiza CRUZ (BRA)

13h – Maia Guillermina HAUMULLER (ARG) vs. Maria Gabriela RIVERA CORADO (GUA) [4]

Sebastian WELCH (CHI) vs. Joao FERREIRA (BRA) [16]

16h – Agustin RIQUELME COPPARI (ARG) vs. Antonio SASSO (BRA)

A Seguir – Dupla feminina a confirmar

Quadra 2

10h – Priscila JANIKIAN (BRA) vs. Zoziya KARDAVA (GEO)

Carlota MARTINEZ CIREZ (ESP) vs. Ania HERTEL (POL) [6]

13h – Mariam DALAKISHVILI (GEO) [8] vs. Namie ISAGO (BRA)

Nick HARDT (DOM) [12] vs. Leonid SHEYNGEZIKHT (BUL)

16h – Daniil GLINKA (EST) vs. Nathan HAN (USA)

A Seguir – Dupla feminina a confirmar

Quadra 3

10h – Thais ANDREOTTI (BRA) vs. Lucia DE SANTA ANA (URU)

Manon LEONARD (FRA) vs. Addison GUEVARA (USA)

13h – Ronan JACHUCK (USA) vs. Eduardo TAIGUARA (BRA)

Rafael MARQUES DA SILVA (BRA) vs. William GRANT (USA)

16h – Matheus PUCINELLI DE ALMEIDA (BRA) [15] vs. Eric VANSHELBOIM (UKR)

A Seguir – Dupla masculina a confirmar

Quadra 5

10h – Charlotte OWENSBY (USA) vs. Loudmilla BENCHEIKH (FRA) [13]

Kacie HARVEY (USA) vs. Mila BUREK (GBR)

13h – Lodewijk WESTSTRATE (NED) vs. Taisei ICHIKAWA (JPN) [13]

Naoki TAJIMA (JPN) [5] vs. Tyler ZINK (USA)

16h – Brian SHI (USA) vs. Rodrigo DE SANTIS CARVALHO (BRA)

A Seguir – Dupla masculina a confirmar

Quadra 4

10h – Gabriella PRICE (USA) [11] vs. Anastasia IAMACHKINE (PER)

Iulia Bianca ILINCA (ROU) vs. Elizabeth MANDLIK (USA) [10]

13h – Joao Lucas REIS DA SILVA (BRA) [11] vs. Taha BAADI (CAN)

Damien WENGER (SUI) vs. Diego RIVIERE PADILHA (BRA)

A Seguir – Dupla feminina a confirmar

A Seguir – Dupla a confirmar

Quadra 6

10h – Anastasia TIKHONOVA (RUS) vs. Leylah Annie FERNANDEZ (CAN)

Hailey BAPTISTE (USA) [15] vs. Laura Sofia RICO GARCIA (COL)

13h – Peter MAKK (HUN) vs. Sangeet SRIDHAR (USA)

Gilbert SOARES KLIER JUNIOR (BRA) vs. Brandon PEREZ (VEN)

A Seguir – Dupla a confirmar

A Seguir – Dupla a confirmar

Quadra 7

10h – Ana GELLER (ARG) vs. Shelly YALOZ (USA)

Romina CCUNO (PER) vs. Nalanda TEIXEIRA DA SILVA (BRA)

13h – Eliot SPIZZIRRI (USA) vs. Sebastian RODRIGUEZ (PER)

Mateus ALVES (BRA) [14] vs. Roman Andres BURRUCHAGA (ARG)

A Seguir – Dupla a confirmar

A Seguir – Dupla a confirmar

 

Resultados finais do quali (25/02):

 

Liam DRAXL (CAN) [1] 6/0 6/1 Santiago DE LA FUENTE (ARG) [12]

[2] Luciano TACCHI (ARG) 6/3 6/1 Victor CASTRO (BRA)

[4] Bruno CAULA (ARG) 6/1 6/4 Alexander KIEFER (USA) [10]

Chih Chi HUANG (CAN) [5] 6/3 5/7 7/5 [16] Franco RONCADELLI (URU)

Boruch SKIERKIER (ARG) [7] 6/2 6/2 Lucas Carlos RIBAS CRICHIGNO (PAR) [15]

[8] Marco FURLANETTO (ITA) 6/4 6/4[14] Juan TORRES (ARG)

[9] David IONEL (ROM) 5/7 6/1 6/2 [2] Michelle VIANELLO (ITA) .

Ilarion DANILCHENKO (RUS) [13] 6/4 6/1 Victor PILLA HELAL LOPES DE OLIVEIRA (BRA)

Juan Bautista TORRES (ARG) [14] 6/0 6/0 Murilo Vieira SALVIATO (BRA)

Feminino

Charlotte OWENSBY (USA) [1] 6/0 6/0 Thaissa Bolzan MOREIRA (BRA) [12]

Mell REASCO GONZALEZ (EQU) 6/1 6/1 Camilla FONSECA (BRA)

Anfisa DANILCHENKO (RUS) [3] 6/0 6/1 Stefany STEMMER (BRA)

Rebeca C SILVA (POR) [4] 6/4 7/5 Paula SILVA CAMPIGOTTO (BRA)

Iulia Bianca ILINCA (ROU) [5] 6/2 6/4 Laura FINK WAYERBACHER (BRA) [10]

Priscila JANIKIAN (BRA) [14] 6/3 7/5 Giulia PEREIRA DE AGUIAR (BRA)

Isabella CAMPOS BIFANO (BRA) 6/0 6/2 Thais MACIEL (BRA) [15]

Mila BUREK (GBR) 6/1 6/3 Giovanna JALLAS (BRA)

A programação e resultados da Sogipa com jogos dos 16 anos e 14 anos está disponível no site do evento – http://www.campeonatointernacional.com.br/

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, Britânia, Prado Bairro-Cidade, April e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade do IGE – Instituto Gaúcho do Esporte, e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Acompanhe os resultados e destaques em nossas redes sociais – Facebook – https://www.facebook.com/CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre/ , Twitter – https://twitter.com/campeonatotenis e Instagram @campeonatointernacional

TRANSMISSÃO AO VIVO – A partir de segunda-feira haverá transmissão AO VIVO da quadra central da categoria 18 anos na Associação Leopoldina Juvenil através do site www.tenisvirtual.com.br e do site do evento http://www.campeonatointernacional.com.br/

MAIS FOTOS DOS JOGOS DESTE DOMINGO DISPONÍVEIS EM – https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums/72157693856381635