Embalada por 23 vitórias seguidas, colombiana estreia nesta terça-feira na 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

Cabeça de chave número 1 da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau – Itaú, que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil de Tênis, a colombiana Maria Osório Serrano estreia nesta terça-feira contra a americana Vanessa Ong. A colombiana, sexta no ranking mundial juvenil, tenta manter sua incrível invencibilidade de 23 partidas.

Nos últimos quatro torneios que ela disputou conquistou todos. Serrano está com a grande sequência e vem buscando manter o ritmo na capital gaúcha: “Como todos os tenistas que entram neste torneio a expectativa é vencer ele. No entanto, coloco na mão de Deus fazer um bom papel. Vou tentar fazer boas partidas e aproveitar as oportunidades que eu tiver para jogar o máximo”, apontou a tenista que não perde desde o fim do ano passado conquistando títulos na Costa Rica, Colômbia, Paraguai e o Banana Bowl, em Criciúma (SC).

Muito sorridente e feliz com os resultados no qual vem conquistando a tenista colombiana espera quebrar recordes. No entanto, gosta de frisar que o tênis é um esporte e que no primeiro momento ela tem que aproveitar o jogo.

“A partida de tênis é apenas um jogo. Eu tenho que entrar como sempre jogo, buscando desfrutar da melhor maneira possível. Estou muito tranquila, só quero entrar na quadra e deixar passar o tempo”.

Promessa brasileira larga na frente, mas é superada por peruana. Filha de ex-jogador do São Paulo e da LDU, equatoriana derruba brasileira 

O primeiro dia de jogos não foi nada bom para as meninas do Brasil. Nenhuma conseguiu avançar no torneio. A paulista Isabela Bifano foi a primeira a entrar na quadra e acabou sendo derrota para a americana Alexa Noel, quarta favorita e campeã do Orange Bowl com 14 anos, por um duplo 6/0. Já Thais Andreotti, do Paraná, acabou não conseguindo vencer Lucia de Santa Ana do Uruguai, perdendo por 6/2 6/0. Priscila Janikian teve como adversária Zoziya Kardava da Georgia. A catarinense não conseguiu superer e perdeu por 6/2 6/0. A também catarinense Namie Isago acabou caindo diante da georgiana Mariam Dalakishvi por 6/2 6/1. A que acabou chegando mais perto foi Nalanda Teixeira da Silva, de 15 anos. A goiana que tinha acabado de vencer o Assunção Bowl, etapa do circuito Sul-Americano até 16 anos, fez sua primeira experiência em um evento dessa magnitude do circuito mundial. Começou bem e venceu o primeiro set da peruana Romina Ccuno, mas caiu por 1/6 6/2 6/0. Nalanda e Ccuno são conhecidas do tênis de base e haviam anteriormente se enfrentado duas vezes com uma vitória para cada: “Não comecei bem, fiquei nervosa, fico assim quando jogo contra sul-americanas, mas depois encontrei melhor meu jogo”, disse Romina.

Na quadra principal, a filha do ex-jogador do São Paulo e da LDU, Neicer Reasco, a equatoriana Mell Reasco, que passou o quali, venceu a paulista Ana Luiza Cruz, que treina no Rio de Janeiro, por 6/2 6/0 e emplacou sua segunda vitória neste tipo de evento. Ela enfrenta a décima favorita, a americana Elizabeth Mandlik, filha de Hana Mandlik, dona de quatro títulos de Grand Slams como principal.

Além da estreia da favorita Serrano, a terça-feira no feminino terá outro nome do futuro do Brasil jogando. Convidada e campeã de duas etapas da categoria 16 anos, a goiana Lorena Cardoso, de 14 anos, mede forças contra a argentina Andrea Palma.

A rodada desta terça-feira começa às 10h. A programação será divulgada no período da noite.

A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau – Itaú, tem o recorde de 59 países inscritos e conta com a participação de quatro jogadores do top 10 mundial, três no masculino e uma no feminino.

O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.

São cerca de 1 mil atletas na disputa de todas as categorias do evento. A entrada é gratuita nos dois clubes da disputa.

Programação desta Segunda-Feira (26/02):

Quadra 1

Alexa NOEL (USA) [3] 6/0 6/0 Isabela CAMPOS BIFANO (BRA)

Mell Elizabeth REASCO GONZALEZ (ECU) 6/2 6/0 Ana Luiza CRUZ (BRA)

. Maria Gabriela RIVERA CORADO (GUA) [4] 7/6 (3) 6/1 Maia Guillermina HAUMULLER (ARG)

Sebastian WELCH (CHI) vs. Joao FERREIRA (BRA) [16]

16h – Agustin RIQUELME COPPARI (ARG) vs. Antonio SASSO (BRA)

A Seguir – Dupla feminina a confirmar

Quadra 2

Zoziya KARDAVA (GEO) 6/0 6/2 Priscila JANIKIAN (BRA)

Carlota MARTINEZ CIREZ (ESP) 6/3 5/7 6/4 Ania HERTEL (POL) [6]

13h – Mariam DALAKISHVILI (GEO) [8] 6/2 6/1 Namie ISAGO (BRA)

Nick HARDT (DOM) [12] vs. Leonid SHEYNGEZIKHT (BUL)

16h – Daniil GLINKA (EST) vs. Nathan HAN (USA)

A Seguir – Dupla feminina a confirmar

Quadra 3

Lucia DE SANTA ANA (URU) 6/0 6/2 Thais ANDREOTTI (BRA)

Manon LEONARD (FRA) 6/3 6/1 Addison GUEVARA (USA)

Ronan JACHUCK (USA) 5/7 6/1 6/4 Eduardo TAIGUARA (BRA)

Rafael MARQUES DA SILVA (BRA) vs. William GRANT (USA)

16h – Matheus PUCINELLI DE ALMEIDA (BRA) [15] vs. Eric VANSHELBOIM (UKR)

A Seguir – Dupla masculina a confirmar

Quadra 5

Loudmilla BENCHEIKH (FRA) [13] 6/2 6/1 Charlotte OWENSBY (USA)

Kacie HARVEY (USA) 6/1 6/0 Mila BUREK (GBR)

13h – Lodewijk WESTSTRATE (NED) 1/6 7/6 (6) 6/2 Taisei ICHIKAWA (JPN) [13]

Naoki TAJIMA (JPN) [5] vs. Tyler ZINK (USA)

16h – Brian SHI (USA) vs. Rodrigo DE SANTIS CARVALHO (BRA)

A Seguir – Dupla masculina a confirmar

Quadra 4

10h – Gabriella PRICE (USA) [11] 6/2 6/0 Anastasia IAMACHKINE (PER)

Elizabeth MANDLIK (USA) [10] 6/0 6/1 Iulia Bianca ILINCA (ROU)

13h – Joao Lucas REIS DA SILVA (BRA) [11] 6/2 6/0 Taha BAADI (CAN)

Damien WENGER (SUI) vs. Diego RIVIERE PADILHA (BRA)

A Seguir – Dupla feminina a confirmar

A Seguir – Dupla a confirmar

Quadra 6

Leylah Annie FERNANDEZ (CAN) 6/3 6/1 Anastasia TIKHONOVA (RUS)

Hailey BAPTISTE (USA) [15] 0/6 6/3 6/4 Laura Sofia RICO GARCIA (COL)

Peter MAKK (HUN) vs. Sangeet SRIDHAR (USA)

Gilbert SOARES KLIER JUNIOR (BRA) vs. Brandon PEREZ (VEN)

A Seguir – Dupla a confirmar

A Seguir – Dupla a confirmar

Quadra 7

10h – Ana GELLER (ARG) 6/1 6/1 Shelly YALOZ (USA)

Romina CCUNO (PER) 1/6 6/2 6/0 Nalanda TEIXEIRA DA SILVA (BRA)

Sebastian RODRIGUEZ (PER) 6/1 6/1 Eliot SPIZZIRRI (USA)

Mateus ALVES (BRA) [14] vs. Roman Andres BURRUCHAGA (ARG)

A Seguir – Dupla a confirmar

A Seguir – Dupla a confirmar

 

 

A programação e resultados da Sogipa com jogos dos 16 anos e 14 anos está disponível no site do evento – http://www.campeonatointernacional.com.br/

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, Britânia, Prado Bairro-Cidade, April e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade do IGE – Instituto Gaúcho do Esporte, e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Acompanhe os resultados e destaques em nossas redes sociais – Facebook – https://www.facebook.com/CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre/ , Twitter – https://twitter.com/campeonatotenis e Instagram @campeonatointernacional

TRANSMISSÃO AO VIVO – A partir de segunda-feira haverá transmissão AO VIVO da quadra central da categoria 18 anos na Associação Leopoldina Juvenil através do site www.tenisvirtual.com.br e do site do evento http://www.campeonatointernacional.com.br/

MAIS FOTOS DOS JOGOS DESTE DOMINGO DISPONÍVEIS EM – https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums/72157693856381635

Fabrizio Gallas – Gallas Press – MTb – Nº 32361/RJ , Márcio Azambuja e Thiago da Rocha
Mais informações – (21) 994004061fabrizio@gallaspress.com.br
 , (51) 99994-4303a.marcio@terra.com.br e (51) 99380-5268 thiagosantosdarocha@gmail.com / Telefone Sala de Imprensa Associação Leopoldina Juvenil – (51) 3209-2894Nalanda Teixeira de azul / Crédito: Gabriel Heusi/Heusi Action /