Cerimônia de Abertura tem presença de Thomaz Koch e grandes figuras do tênis nacional e mundial

A noite desta quarta-feira foi marcada pela solenidade de abertura da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre apresentado por Gerdau-Itaú, com apoio da lei de incentivo ao esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal. O torneio deste ano conta com quase 1000 atletas de 53 nacionalidades. Ao longo da história o evento já contou com a participação de cerca de 20 mil atletas de todos os continentes do mundo. A competição a cada ano se consolida entre os mais importantes e tradicionais torneios no calendário do tênis e é uma das nove maiores do mundo.

A cerimônia contou com diversas figuras do cenário político, social e principalmente do esporte. Caso dos ex-tenistas brasileiros: Thomaz Koch, um dos maiores ícones do tenis brasileiro, chegou atingir número 24 no ranking mundial em 1974; Marcos Hocevar, tenista que foi posição 30 do mundo, em 1983; Marcos Daniel, sete vezes campeão do torneio e atingindo número 56 do mundo em 2009; Niege Dias, tenista que possui dois títulos WTA, o mais alto nível do circuito feminino, e alcançou a posição 31 do ranking mundial. Também citando os técnicos e sua importância no esporte estiveram Georges Goven, francês que foi técnico da Fed Cup na França e trabalhou com a atual top 15 do mundo, Kristina Miladenovic, e o técnico uruguaio, ex-tenista e que chegou a ocupar a posição 30  do mundo, Marcelo Filippini.

 

Após a apresentação de todos os convidados que fizeram parte da cerimônia, o diretor de tenis infanto-juvenil da Associação Leopoldina Juvenil, Guilherme Wihelms, discursou e apontou a envergadura do torneio e sua importância para a entidade. Logo após quem tomou a palavra foi o Presidente da Federação Gaúcha de Tênis, Roberto Petersen Mello: “União de clubes, federação, confederação, promotora do evento e patrocinadores fazem o sucesso deste torneio. Para nós da FGT é uma satisfação”, ressaltou.

A outra sede do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre também esteve representada pelo vice-presidente da Sogipa, Sandro Viero. Em suas palavras o destaque principal foi a felicidade de ser parceiro da PROTENIS há muitos anos. Já Carlos Bier Gerdau Johannpeter, um dos diretores do grupo Prado Bairro-Cidade, abrangeu a ideia de trabalhar com jovens tenistas: “Esporte como um todo é importante. Que vença o melhor, mas importante é competir. Torneio é um aprendizado para os jovens”

Ennio Moreira, diretor do torneio, se mostrou emocionado com a presença dos grandes ex-atletas. Especificamente de um ídolo particular, Thomaz Koch: “Não tem como não relembrar momentos importantes ao longo destes 35 anos. Ele cresceu e hoje está entre os maiores do mundo. Não sonhávamos com isto quando começou. Uma felicidade, torneio com o mesmo patrocinador master, o Grupo Gerdau, desde seu início e há seis anos com o apoio do Banco Itaú,” disse lembrando que o torneio está inserido nos maiores do mundo do tênis juvenil equiparado aos Grand Slams: “É um motivo de orgulho colocar Porto Alegre entre as capitais do tênis mundial ao lado de Paris com Roland Garros, Nova York com o US Open, Melbourne com o Australian Open, Londres com Wimbledon além de Milão, Osaka, Cidade do México e o Orange Bowl jogado na Flórida”.

O diretor da competição ainda apontou o orgulho de colocar Porto Alegre entre as maiores capitais do tênis infanto juvenil do mundo. E para finalizar a noite discursos Thomaz Koch falou. O ex-tenista ressaltou o agradecimento que tem em ser convidado sempre para o torneio e falou sobre a emoção de ver novos jogadores: “Fico feliz em ver a garotada com os olhos brilhantes na quadra. Vejo que o torneios está crescendo ano a ano em todos os aspectos. E o torneio cada vez mais parelho e muito disputado”.

A cerimônia contou também com o Diretor de Esportes da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gelson Pires representando o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o Diretor de Eventos da Diretoria de Esporte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Claúdio Franzen, representando a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Deputado Estadual Frederico Antunes, representando a Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, o Vereador Valter Nagelstein, Marcelo de Souza Potenza, representante do Grupo Gerdau, o CEO da April Brasil Broker, Leandro Elias, o Gestor de Marketing da Laghetto Hotéis, Luís Paulo Dyundi Yamaguchi além do coordenador de arbitragem da Confederação Brasileira de Tênis, Ricardo Reis, e César Kist, diretor de capacitação da CBT.

A ceimônia foi encerrada com a presença de atletas mirins representando todos os países na disputa e o Hino Riograndense.

A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau – Itaú, segue nesta quinta-feira com os jogos de oitavas de final de simples na Associação Leopoldina Juvenil na categoria mundial de 18 anos. No Clube Sogipa jogos das oitavas e quartas dos 12 anos do ranking nacional e partidas pelas quartas de 14 e 16 anos do ranking Sul-Americano. Em ambos os clubes a entrada é gratuita ao clube.

O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.

São cerca de 1 mil atletas na disputa de todas as categorias do evento. A entrada é gratuita nos dois clubes da disputa.

Programação Quinta-Feira (1/03):

Quadra 1

9h – Maria Camila OSORIO SERRANO (COL) [1] vs. Chloe BECK (USA) [16]

Joao Lucas REIS DA SILVA (BRA) [11] vs. Thiago Agustin TIRANTE (ARG) [7]

13h – Mateus ALVES (BRA) [14] vs. Drew BAIRD (USA) [4]

Aaron SCHMID (SUI) / Damien WENGER (SUI) vs. Igor GIMENEZ (BRA) [7] / Matheus PUCINELLI DE ALMEIDA (BRA)

15h30 – Taisei ICHIKAWA (JPN) / Naoki TAJIMA (JPN) [4] vs. Natan RODRIGUES (BRA) / Gilbert SOARES KLIER JUNIOR (BRA)

Drew BAIRD (USA) / Nicolas MEJIA (COL) [1] vs. William GRANT (USA) / Tyler ZINK (USA)

Duplas a definir

Duplas a definir

Quadra 2

9h – Lea MA (USA) [5] vs. Mylene HALEMAI (FRA)

Nicolas MEJIA (COL) [1] vs. Henry VON DER SCHULENBURG (SUI)

13h – Juan Manuel CERUNDOLO (ARG) [3] vs. Nicolas ALVAREZ VARONA (ESP)

Charlotte OWENSBY (USA) / Alexandra YEPIFANOVA (USA) vs. Manon LEONARD (FRA) / Destinee MARTINS (GBR)

15h30 – Nicolas ALVAREZ VARONA (ESP) / Joao FERREIRA (BRA) vs. Sebastian BAEZ (ARG) [2] / Clement TABUR (FRA)

Daniil GLINKA (EST) / Brian SHI (USA) vs. ALVAREZ VARONA, N+FERREIRA, J or BAEZ, S+TABUR, C

Dupla a definir

Dupla a definir

Quadra 3

9h – Clara TAUSON (DEN) [14] vs. Sabina DADACIU (USA)

Nick HARDT (DOM) [12] vs. Alejo Lorenzo LINGUA LAVALLEN (ARG)

Loudmilla BENCHEIKH (FRA) / Mylene HALEMAI (FRA) vs. Ariana ARSENEAULT (CAN) / Alexandra VAGRAMOV (CAN)

Lucia DE SANTA ANA (URU) / Sanyukta GAWANDE (USA) vs. Hailey BAPTISTE (USA) [3] / Lea MA (USA)

15h30 – Mateus ALVES (BRA) / Joao Lucas REIS DA SILVA (BRA) [6] vs. Sebastian RODRIGUEZ (PER) / Sebastian WELCH (CHI)

Dupla a definir

Quadra 5

9h – Gabriella PRICE (USA) [11] vs. Ana GELLER (ARG)

Hailey BAPTISTE (USA) [15] vs. Manon LEONARD (FRA)

Elizabeth MANDLIK (USA) / Alexa NOEL (USA) [1] vs. Marta CUSTIC (ESP) / Carlota MARTINEZ CIREZ (ESP)

Deney WASSERMANN (NED) / Lodewijk WESTSTRATE (NED) vs. Nick HARDT (DOM) / Sangeet SRIDHAR (USA)

Leylah Annie FERNANDEZ (CAN) / Gabriella PRICE (USA) [6] vs. Addison GUEVARA (USA) / Katie VOLYNETS (USA)

Dupla a definir

Quadra 4

9h – Leylah Annie FERNANDEZ (CAN) vs. Zoziya KARDAVA (GEO)

Matheus PUCINELLI DE ALMEIDA (BRA) [15] vs. Sebastian BAEZ (ARG) [2]

11h30 – Anfisa DANILCHENKO (RUS) / Iulia Bianca ILINCA (ROU) vs. Mariam DALAKISHVILI (GEO) [2] / Ania HERTEL (POL)

Chloe BECK (USA) / Georgia DRUMMY (IRL) [4] vs. Sabina DADACIU (USA) / Vanessa ONG (USA)

Peyton STEARNS (USA) / Shelly YALOZ (USA) vs. BENCHEIKH, L+HALEMAI, M or ARSENEAULT, A+VAGRAMOV, A

Dupla a definir

Quadra 6

9h – Ana MAKATSARIA (GEO) [12] vs. Peyton STEARNS (USA) [7]

Filip Cristian JIANU (ROU) [8] vs. Chih Chi HUANG (CAN)

11h30 – Peter MAKK (HUN) / Brandon PEREZ (VEN) vs. Milledge COSSU (USA) / Santiago GALAN (COL)

Mateo BARREIROS REYES (BRA) / Leonid SHEYNGEZIKHT (BUL) vs. Filip Cristian JIANU (ROU) [3] / Thiago Agustin TIRANTE (ARG)

15h30 – Eric VANSHELBOIM (UKR) / Henry VON DER SCHULENBURG (SUI) vs. MAKK, P+PEREZ, B or COSSU, M+GALAN, S

Quadra 7

9h – Kacie HARVEY (USA) vs. Elizabeth MANDLIK (USA) [10]

Naoki TAJIMA (JPN) [5] vs. Gilbert SOARES KLIER JUNIOR (BRA)

11h30 – Ana Luiza CRUZ (BRA) / Lorena MEDEIROS CARDOSO (BRA) vs. Clara TAUSON (DEN) [8] / Anastasia TIKHONOVA (RUS)

 

A programação e resultados da Sogipa com jogos dos 16, 14 e 12 nos está disponível no site do evento – http://www.campeonatointernacional.com.br/

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, Britânia, Prado Bairro-Cidade, April e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade do IGE – Instituto Gaúcho do Esporte, e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Acompanhe os resultados e destaques em nossas redes sociais – Facebook – https://www.facebook.com/CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre/ , Twitter – https://twitter.com/campeonatotenis e Instagram @campeonatointernacional

TRANSMISSÃO AO VIVO – A partir de segunda-feira haverá transmissão AO VIVO da quadra central da categoria 18 anos na Associação Leopoldina Juvenil através do site www.tenisvirtual.com.br e do site do evento http://www.campeonatointernacional.com.br/

MAIS FOTOS DOS JOGOS DESTA QUARTA DISPONÍVEIS EM – https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums/with/72157693856381635

Fabrizio Gallas – Gallas Press – MTb – Nº 32361/RJ , Márcio Azambuja e Thiago da Rocha
Mais informações – (21) 994004061fabrizio@gallaspress.com.br
 , (51) 99994-4303a.marcio@terra.com.br e (51) 99380-5268 thiagosantosdarocha@gmail.com / Telefone Sala de Imprensa Associação Leopoldina Juvenil – (51) 3209-2894

Crédito: Gabriel Heusi/Heusi Action e Miriam Jeske/Heusi Action