Mateus Alves e João Lucas Reis vão às quartas na 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre

O Brasil segue com chances de título também na categoria mundial da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau-Itaú, com apoio da lei de incentivo ao esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal. Em uma quinta-feira ensolarada e de bastante calor, dois representantes garantiram vaga nas quartas de final na Associação Leopoldina Juvenil.

O pernambucano João Lucas Reis, 11º favorito e 33º colocado do ranking, virou contra o argentino Thiago Tirante, sétimo favorito e 23º colocado, por 3/6 6/2 6/1. Tirante havia batido o companheiro de treinos de João, Igor Gimenez, em batalha de três horas na quarta-feira: “A partir do segundo set consegui manter a bola firme e funda e também me aproveitei dos erros dele e deslanchar no segundo e terceiro. Saquei muito bem e estou bem feliz com essa vitória”, disse João que encara o colombiano Nicolas Mejía, oitavo do mundo e principal favorito. Será a primeira vez do jogador do Recife (PE) nesta fase na categoria mundial: “Estou bem feliz, venho jogando muito bem desde duas semanas atrás, sempre um bom nível. Me sinto muito bem e quero ganhar o torneio”.

Mejía também suou no forte calor para derrotar o suíço Henry Von der Schulenburg, 125º, por 6/3 3/6 6/3: “Não joguei tão bem, os dois dias anteriores tinha atuado melhor, muito sólido. Ele também jogou muito bem, variou bem o saque, me incomodou, ficou sólido. Ele me fez errar mais, a verdade é que estou feliz por poder avançar”,apontou Mejía: “Jogamos há duas semanas no Paraguai, consegui ganhar em dois sets, mas aqui será em diferente, casa dele Hoje ele teve uma partida difícil também, precisarei estar preparado para uma batalha pois será bem difícil”.

Mateus Alves, pupilo de Thiago Alves, ex-top 100 mundial, superou o americano Drew Baird, 13º colocado e quarto favorito, por um duplo 6/4 conseguindo duas quebras de serviço no décimo game de cada parcial: “Foi um jogo muito duro, era um cabeça de chave perigoso. Um cara que sacava muito bem. Estava bem difícil, game e saque. Tive de manter a intensidade e foco o jogo inteiro, principalmente nos meus serviços. No primeiro set eu consegui a quebra no último game, ficando no saque dele. Já no segundo mantive e consegui a mesma intensidade para pegar ele no último game”, disse o brasileiro de São José do Rio Preto que duela contra o japonês Naoki Tajima, quinto favorito e 15º. Tajima eliminou o brasileiro Gilbert Klier por 7/6 (7/3) 6/3.

Segundo pré-classificado e sexto do ranking, o argentino Sebastian Baez segue embalado. Campeão do Banana Bowl no último final de semana ele bateu o brasileiro Matheus Pucinelli por 6/3 6/1: “Primeiro set eu arranquei muito bem em uma partida muito difícil. Ele era um atleta que me obrigava a ser perfeito no jogo. Já o segundo set ele errou um pouco mais no princípio e eu aproveitei cada bola. Depois fui muito bem, como em todo o jogo e posso ir adiante no torneio”, comentou Baez que encara o romeno Filip Jianu.
Colombiana arrasa e vence a 26ª seguida

No feminino a colombiana Maria Osorio Serrano manteve a invencibilidade que já dura 26 partidas e garantiu vaga nas quartas de final. Abrindo o dia na quadra 1 ela derrotou a american Chloe Beck, 74ª colocada, por 6/2 6/1 e vai encontrar a georgiana Ana Makatsaria, 12ª favorita e 70ª, que derrotou a americana Peyton Stearns com parciais de 7/5 7/6 (8/6).

“A partida foi muito boa, graças a Deus. Fiz as coisas bem. No primeiro set tive bastante trabalho. Suei bastante para chegar no 3/1. Comecei a sacar e aumentei o score fazendo 6/2. No segundo comecei a somar, somar e somar e joguei melhor e acabei vencendo. Agora é me preparar para a próxima partida”, apontou a tenista que não perde desde o fim de outubro no Masters juvenil. Ela segue em busca do quinto troféu seguido. Venceu na Costa Rica, Colômbia, Paraguai e Banana Bowl, em Criciúma (SC).

Apenas mais duas cabeças de chave avançaram no feminino. A americana Lea Ma, quinta pré-classificada, derrotou a francesa Mylene Halemai por 3/6 6/2 6/2 e duela contra a dinamarquesa Clara Tauson, 14ª favorita, que derrotou a americana Sabina Dadaciu por 1/6 6/3 6/1.

Elizabeth Handlik, 10ª cabeça, filha da campeã de quatro Grand Slams, Hana Mandlikova, foi eliminada pela americana Kacie Harvey por 6/3 6/2. Harvey mede forças contra a francesa Manon Leonard que derrotou a americana Hailey Baptiste por 6/4 6/2.

Duelos de quartas de final desta sexta começam às 10h. Programação será divulgada logo mais. Confira os confrontos:

Feminino

Maria Camila OSORIO SERRANO (COL) [1] x Ana MAKATSARIA (GEO) [12]

Gabriella PRICE (USA) [11] x Leylah Annie FERNANDEZ (CAN)

Manon LEONARD (FRA) x Kacie HARVEY (USA)

Clara TAUSON (DEN) [14] x Lea MA (USA) [5]

Masculino

Joao Lucas REIS DA SILVA (BRA) [11] x Nicolas MEJIA (COL) [1]

Naoki TAJIMA (JPN) [5] x Mateus ALVES (BRA) [14]

Juan Manuel CERUNDOLO (ARG) [3] x Nick HARDT (DOM) [12]

Sebastian BAEZ (ARG) [2] x Filip Cristian JIANU (ROU) [8]

Brasileiras na semi dos 16 feminino na Sogipa

Igual a categoria masculina, o Brasil também já garantiu vaga na decisão feminina da categoria 16 anos feminina do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre. Com as vitórias desta quinta-feira da paulista Camila Bossi e da gaúcha Isadora Machado, o país já tem uma representante na final.

A paulista, quarta favorita e uma das candidatas ao caneco, venceu a paraguaia Maria de La Torre, sétima pré-classificada, por um duplo 6/2. Para ela, um dos fatores da vitória foi ter assistido sua adversária ontem. – Fiz a tática certa, o que planejei foi executado do começo ao fim do jogo. Venho de uma final em Caxias do Sul, a primeira do COSAT, estou confiante de chegar a mais uma decisão, comenta.

Já a gaúcha conseguiu um excelente resultado. Isadora Machado ganhou da segunda favorita do torneio, a peruana Karen Siu, em três sets, placar de 6×1, 5×7 e 6×3. A tenista diz que está com sensações boas esta semana. – Joguei bem todas as partidas, consegui manter e até elevar meu nível em relação à semana passada, que perdi para a campeã Grant. Se repetir a partida amanhã tenho chance de chegar à final, esclarece.

A outra semifinal é entre a principal favorita, a uruguaia Guillermina Grant e a peruana Daianne Hayashida.

Pela categoria 14 anos feminina, a principal candidata ao titulo continua emplacando boas vitórias e está a um jogo de mais uma decisão. Nesta sexta-feira à tarde, a boliviana Gabriela Flores venceu a colombiana Isabella Ortiz, oitava cabeça-de-chave, por um duplo 6/3 e encara a paraguaia Leyla Britez Risso, quarta pré-classificada em busca de vaga na decisão. Já a colombina Valeria Carreno, segunda favorita, passou pela paraguaia Paulina Martinessi, sétima cabeça-de-chave, em dois sets, placar de 6/4 6/3 e agora joga contra a argentina Solana Sierra, quinta pré-classificada pelas semifinais.

Semifinais

Gabriela Flores (BOL/1) x Leyla Britez Risso (PAR/4)

Valeria Carreno (COL/2) x Solana Sierra (ARG/5)

Semifinal

Guillermina Grant (URU/1) x Daianne Hayashida (PER/3)

Camila Bossi (BRA/4) x Isadora Machado (BRA/6)

A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau – Itaú, segue nesta quinta-feira com os jogos de oitavas de final de simples na Associação Leopoldina Juvenil na categoria mundial de 18 anos. No Clube Sogipa jogos das oitavas e quartas dos 12 anos do ranking nacional e partidas pelas quartas de 14 e 16 anos do ranking Sul-Americano. Em ambos os clubes a entrada é gratuita ao clube.

O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.

São cerca de 1 mil atletas na disputa de todas as categorias do evento. A entrada é gratuita nos dois clubes da disputa.

Resultados Quinta-Feira – Oitavas de Final (1/03):

Quadra 1

Maria Camila OSORIO SERRANO (COL) [1] 6/2 6/1 Chloe BECK (USA) [16]

Joao Lucas REIS DA SILVA (BRA) [11] 3/6 6/2 6/1 Thiago Agustin TIRANTE (ARG) [7]

Mateus ALVES (BRA) [14] 6/4 6/4 Drew BAIRD (USA) [4]

Aaron SCHMID (SUI) / Damien WENGER (SUI) vs. Igor GIMENEZ (BRA) [7] / Matheus PUCINELLI DE ALMEIDA (BRA)

15h30 – Taisei ICHIKAWA (JPN) / Naoki TAJIMA (JPN) [4] vs. Natan RODRIGUES (BRA) / Gilbert SOARES KLIER JUNIOR (BRA)

Drew BAIRD (USA) / Nicolas MEJIA (COL) [1] vs. William GRANT (USA) / Tyler ZINK (USA)

Quadra 2

Lea MA (USA) [5] 3/6 6/2 6/2 Mylene HALEMAI (FRA)

Nicolas MEJIA (COL) [1] 6/3 3/6 6/3 Henry VON DER SCHULENBURG (SUI)

Juan Manuel CERUNDOLO (ARG) [3] 6/0 6/1 Nicolas ALVAREZ VARONA (ESP)

Charlotte OWENSBY (USA) / Alexandra YEPIFANOVA (USA) vs. Manon LEONARD (FRA) / Destinee MARTINS (GBR)

15h30 – Nicolas ALVAREZ VARONA (ESP) / Joao FERREIRA (BRA) vs. Sebastian BAEZ (ARG) [2] / Clement TABUR (FRA)

Daniil GLINKA (EST) / Brian SHI (USA) vs. ALVAREZ VARONA, N+FERREIRA, J or BAEZ, S+TABUR, C

Dupla a definir

Dupla a definir

Quadra 3

Clara TAUSON (DEN) [14] 1/6 6/3 6/1 Sabina DADACIU (USA)

Nick HARDT (DOM) [12] 6/3 6/4 Alejo Lorenzo LINGUA LAVALLEN (ARG)

Loudmilla BENCHEIKH (FRA) / Mylene HALEMAI (FRA) vs. Ariana ARSENEAULT (CAN) / Alexandra VAGRAMOV (CAN)

Lucia DE SANTA ANA (URU) / Sanyukta GAWANDE (USA) vs. Hailey BAPTISTE (USA) [3] / Lea MA (USA)

15h30 – Mateus ALVES (BRA) / Joao Lucas REIS DA SILVA (BRA) [6] vs. Sebastian RODRIGUEZ (PER) / Sebastian WELCH (CHI)

Dupla a definir

Quadra 5

Gabriella PRICE (USA) [11] 2/6 6/4 6/3 Ana GELLER (ARG)

Manon LEONARD (FRA) 6/4 6/2 Hailey BAPTISTE (USA) [15]

Elizabeth MANDLIK (USA) / Alexa NOEL (USA) [1] vs. Marta CUSTIC (ESP) / Carlota MARTINEZ CIREZ (ESP)

Deney WASSERMANN (NED) / Lodewijk WESTSTRATE (NED) vs. Nick HARDT (DOM) / Sangeet SRIDHAR (USA)

Leylah Annie FERNANDEZ (CAN) / Gabriella PRICE (USA) [6] vs. Addison GUEVARA (USA) / Katie VOLYNETS (USA)

Dupla a definir

Quadra 4

Leylah Annie FERNANDEZ (CAN) 3/6 6/2 6/0 Zoziya KARDAVA (GEO)

Sebastian BAEZ (ARG) [2] 6/3 6/1 Matheus PUCINELLI DE ALMEIDA (BRA) [15]

11h30 – Anfisa DANILCHENKO (RUS) / Iulia Bianca ILINCA (ROU) vs. Mariam DALAKISHVILI (GEO) [2] / Ania HERTEL (POL)

Chloe BECK (USA) / Georgia DRUMMY (IRL) [4] vs. Sabina DADACIU (USA) / Vanessa ONG (USA)

Peyton STEARNS (USA) / Shelly YALOZ (USA) vs. BENCHEIKH, L+HALEMAI, M or ARSENEAULT, A+VAGRAMOV, A

Dupla a definir

Quadra 6

Ana MAKATSARIA (GEO) [12] 7/5 7/6 (8/6) Peyton STEARNS (USA) [7]

Filip Cristian JIANU (ROU) [8] 6/3 1/6 6/3 Chih Chi HUANG (CAN)

11h30 – Peter MAKK (HUN) / Brandon PEREZ (VEN) vs. Milledge COSSU (USA) / Santiago GALAN (COL)

Mateo BARREIROS REYES (BRA) / Leonid SHEYNGEZIKHT (BUL) vs. Filip Cristian JIANU (ROU) [3] / Thiago Agustin TIRANTE (ARG)

15h30 – Eric VANSHELBOIM (UKR) / Henry VON DER SCHULENBURG (SUI) vs. MAKK, P+PEREZ, B or COSSU, M+GALAN, S

Quadra 7

Kacie HARVEY (USA) 6/3 6/2 Elizabeth MANDLIK (USA) [10]

Naoki TAJIMA (JPN) [5] 7/5 7/6 (6) Gilbert SOARES KLIER JUNIOR (BRA)

11h30 – Ana Luiza CRUZ (BRA) / Lorena MEDEIROS CARDOSO (BRA) vs. Clara TAUSON (DEN) [8] / Anastasia TIKHONOVA (RUS)

A programação e resultados da Sogipa com jogos dos 16, 14 e 12 nos está disponível no site do evento – http://www.campeonatointernacional.com.br/

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, Britânia, Prado Bairro-Cidade, April e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade do IGE – Instituto Gaúcho do Esporte, e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Acompanhe os resultados e destaques em nossas redes sociais – Facebook – https://www.facebook.com/CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre/ , Twitter – https://twitter.com/campeonatotenis e Instagram @campeonatointernacional

TRANSMISSÃO AO VIVO – A partir de segunda-feira haverá transmissão AO VIVO da quadra central da categoria 18 anos na Associação Leopoldina Juvenil através do site www.tenisvirtual.com.br e do site do evento http://www.campeonatointernacional.com.br/

MAIS FOTOS DOS JOGOS DESTA QUINTA DISPONÍVEIS EM – https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums/with/72157693856381635

Fabrizio Gallas – Gallas Press – MTb – Nº 32361/RJ , Márcio Azambuja e Thiago da Rocha
Mais informações – (21) 994004061fabrizio@gallaspress.com.br
 , (51) 99994-4303a.marcio@terra.com.br e (51) 99380-5268 thiagosantosdarocha@gmail.com / Telefone Sala de Imprensa Associação Leopoldina Juvenil – (51) 3209-2894Crédito: Miriam Jeske/Heusi Action