Brasileiros perdem no detalhe nas quartas da categoria mundial da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre

O Brasil não terá representantes na semifinal da categoria mundial da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau-Itaú, com apoio da lei de incentivo ao esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal. Mateus Alves e João Lucas Reis lutaram, mas perderam duas batalhas nas quartas de final nesta sexta-feira na Associação Leopoldina Juvenil.

No último jogo do dia e mais emocionante, o pupilo de Thiago Alves, ex-top 100 mundial no profissional, Mateus Alves, 38º do mundo, caiu diante do japonês Naoki Tajima, 15º colocado, por 6/3 4/6 7/6 (8/6) após três horas de partida. Tajima viu brasileiro abrir 4/2 no terceiro set e depois 5 a 2 no tie-break, salvou um match-point e com um saque na linha definiu a partida: “O foco foi o fundamental para poder virar esse jogo”, disse Tajima que encara o segundo favorito ao troféu, o argentino Sebastian Baez, sexto colocado, que passou sem sustos pelo romeno Filip Cristian Jianu com 6/2 6/3: “Baez é muito rápido, ele não erra quase, preciso ser mais agressivo e procurar vir um pouco para a rede”, disse o tenista que vive em Tóquio e que já havia frustrado os brasileiros batendo o brasiliense Gilbert Klier nas oitavas de final.

Baez, que vem do título no Banana Bowl na semana passada, comentou sobre o triunfo: “Primeiro set arranquei muito bem. Quebrando e fazendo o segundo game. Isso acabou fazendo a diferença até que acabei vencendo o set por 6/2. No segundo set comecei muito bem, apresentando um bom tenis fiz 5/1. Me empolguei e me perdi um pouco e ele chegou a fazer 5/3, mas recuperei e fechei o jogo”.

O pernambucano João Lucas Reis, 33º, foi derrotado pelo principal favorito, o colombiano Nicolas Mejía, oitavo do mundo, por 5/7 6/3 6/2. O brasileiro teve três chances de quebra no começo do segundo set, mas não conseguiu converter e depois o rival deslanchou: “Partida muito difícil. Avalio que ele estava muito bem no primeiro set, mereceu ganhar porque estava mais agressivo. Na única oportunidade que ele teve de quebrar ele me quebrou. No segundo game mantive o mesmo jeito de jogar já que não estava jogando mal. Ganhei um pouco apertado por 6/3. No terceiro set comecei muito bem, sacando muito bem, jogando muito bem e assim consegui encerrar a partida da melhor maneira”.

Mejía, que nasceu em Bogotá, se mudou para Cali e hoje vive em Bradeonton, na Flórida, na IMG Academy, pega o companheiro de treinos e amigo Nick Hardt, da República Dominicana, que eliminou o argentino terceiro favorito e 10º do mundo, Juan Cerundolo por 6/2 4/6 6/2: “Muito contente pela vitória de hoje passando para a semifinal. Foi um jogo muito duro contra meu grande amigo Cerundolo. Foi um primeiro set muito pegado, meu nível muito bom e muito consistente. Lamentavelmente o Cerundolo jogou melhor o segundo set. Muito contente de ter seguido lutando e lutando, sendo muito positivo e ter ganhado o terceiro set estando fisicamente muito bem”, apontou: “Amanhã estou muito contente de enfrentar meu melhor amigo Nicolas Mejia. Treinamos juntos então estou muito contente em nos encontrar e que ganhe o melhor”.

O Brasil repete a campanha do ano passado quando teve dois representantes nas quartas e foram eliminados. Nossa última conquista foi com Orlandinho Luz em 2015. Ele faturou o caneco em 2014. Desde que o torneio ganhou a Graduação A, a máxima do circuito juvenil, em 2007, o Brasil teve dois títulos com José Pereira e outro com Thiago Monteiro.

Finais de duplas – As finais de duplas serão disputadas neste sábado. no masculino os americanos Tyler Zink e Willian Grant pegam o argentino Sebastian Baez e o francês clement Tabour e no feminino a dinamarquesa Clara Tauson e a russa Anastasia Tikhonova enfrentam a polonesa Ana Hertel e a georgiana Mariam Dalakshvili.

Nas semis do masculino os americanos Zink e Grant bateram os brasileiros Gilbert Klier e Natan Rodrigues por 7/6 (7/5) 6/3.

Resultados do Feminino

Ana MAKATSARIA (GEO) [12] 7/6 (7/5) 6/4 Maria Camila OSORIO SERRANO (COL) [1]

Leylah Annie FERNANDEZ (CAN) 7/6 (7/0) 6/2 Gabriella PRICE (USA) [11]

Manon LEONARD (FRA) 7/5 6/4 Kacie HARVEY (USA)

Clara TAUSON (DEN) [14] 6/3 6/0 Lea MA (USA) [5]

Resultados do Masculino

Nicolas MEJIA (COL) [1] 5/7 6/3 6/2 Joao Lucas REIS DA SILVA (BRA) [11]

Naoki TAJIMA (JPN) [5] 6/3 4/6 7/6 (8/6) Mateus ALVES (BRA) [14]

Nick HARDT (DOM) [12] 6/2 4/6 6/2 Juan Manuel CERUNDOLO (ARG) [3]

Sebastian BAEZ (ARG) [2] 6/3 6/2 Filip Cristian JIANU (ROU) [8]

 

PROGRAMAÇÃO 18 ANOS ITF – Associação Leopoldina Juvenil

Quadra 1

10h30 – Ana MAKATSARIA (GEO) [12] vs. Leylah Annie FERNANDEZ (CAN)

Naoki TAJIMA (JPN) [5] vs. Sebastian BAEZ (ARG) [2]

Clara TAUSON (DEN) / Anastasia TIKHONOVA (RUS) [8] vs. Mariam DALAKISHVILI (GEO) [2] / Ania HERTEL (POL)

William GRANT (USA) / Tyler ZINK (USA) vs. Sebastian BAEZ (ARG) [2] / Clement TABUR (FRA)

Quadra 2

10h30 – Manon LEONARD (FRA) vs. Clara TAUSON (DEN) [14]

Nicolas MEJIA (COL) [1] vs. Nick HARDT (DOM) [12]

A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau – Itaú, segue nesta sexta-feira com os jogos de quartas de final de simples na Associação Leopoldina Juvenil na categoria mundial de 18 anos e partidas iniciais do Tennis Kids. No Clube Sogipa jogos das semis dos 12 anos do ranking nacional e partidas pelas semis de 14 e 16 anos do ranking Sul-Americano. Em ambos os clubes a entrada é gratuita ao clube.

O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.

São cerca de 1 mil atletas na disputa de todas as categorias do evento. A entrada é gratuita nos dois clubes da disputa.

A programação e resultados da Sogipa com jogos dos 16, 14 e 12 nos está disponível no site do evento – http://www.campeonatointernacional.com.br/

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, Britânia, Prado Bairro-Cidade, April e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade do IGE – Instituto Gaúcho do Esporte, e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Acompanhe os resultados e destaques em nossas redes sociais – Facebook – https://www.facebook.com/CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre/ , Twitter – https://twitter.com/campeonatotenis e Instagram @campeonatointernacional

TRANSMISSÃO AO VIVO – A partir de segunda-feira haverá transmissão AO VIVO da quadra central da categoria 18 anos na Associação Leopoldina Juvenil através do site www.tenisvirtual.com.br e do site do evento http://www.campeonatointernacional.com.br/

MAIS FOTOS DOS JOGOS DESTA SEXTA DISPONÍVEIS EM – https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums/with/72157693856381635

Fabrizio Gallas – Gallas Press – MTb – Nº 32361/RJ , Márcio Azambuja e Thiago da Rocha
Mais informações – (21) 994004061fabrizio@gallaspress.com.br
 , (51) 99994-4303a.marcio@terra.com.br e (51) 99380-5268 thiagosantosdarocha@gmail.com / Telefone Sala de Imprensa Associação Leopoldina Juvenil – (51) 3209-2894

Crédito: Gabriel Heusi/Heusi Action