Gaúchos decidem o título nos 16 anos feminino e fazem final nos 12 masculino da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre

Os gaúchos fizeram bonito nesta sexta-feira no clube Sogipa garantindo três representantes em duas finais, nos 16 anos feminino e 12 anos masculino na 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau-Itaú, com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal.

Em confronto brasileiro, quem levou a melhor na semifinal da categoria 16 anos feminina foi à gaúcha Isadora Walber Machado, sexta cabeça-de-chave, que venceu a paulista Camila Bossi, quarta favorita, em dois sets, placar de 6/3 6/2 e está na grande final da categoria. Machado, que é de Carazinho e treina no Clube Comercial, com o técnico André Luz, fez uma grande apresentação e eliminou uma das candidatas ao titulo, que vinha de final em Caxias do Sul semana passada.

Para ela, hoje foi sua melhor partida na competição e manteve-se conseguiu firme em todo momento do jogo: “Sabia que era uma adversária complicada, mas deu tudo certo. Está sendo uma semana perfeita, estou muito confiante, é uma emoção muito grande chegar à minha primeira final Cosat. Nas três etapas que joguei este ano perdi todas nas quartas de final, então não tenho palavras para tanta alegria, mas agora quero mais. Se continuar jogando assim, posso ser campeã,” admitiu.

A outra finalista é a uruguaia Guilhermina Grant. A principal favorita venceu a peruana Daianne Hayashida, terceira cabeça-de-chave, em dois sets, placar de 6/0 7/5.

A final da categoria 16 anos masculino será entre dois tenistas do Brasil. O catarinense Pedro Boscardin e o paulista Gustavo Heide venceram seus jogos na tarde desta sexta-feira e estão na grande decisão do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, que está acontecendo nas quadras de saibro da Sogipa. Em um duelo entre dois brasileiros pela semifinal, o joinvilense Pedro Boscardin, oitavo cabeça-chave, venceu o mineiro Bruno Oliveira, principal favorito da categoria, em dois sets, placar de 6/4 6/2.

“Sabia que precisava bater firme do começo ao fim do jogo e manter a energia positiva. Estou tranqüilo para minha primeira final Cosat do ano. Tenho que manter o foco e levar o caneco para casa novamente, já que venci ano passado na categoria 14 anos. Ganhar no Brasil sempre é melhor”, destaca.

Já Gustavo Heide, nono pré-classificado, ganhou do uruguaio Francisco Llanes, sétimo favorito, pelo mesmo placar, em dois sets, parciais de 6/4 6/2. O paulista disse que começar bem os dois sets foi essencial para conseguir o resultado: “No primeiro set abri 3×0, depois dei uma vacilada, deixei empatar, mas logo quebrei o saque dele novamente. No segundo set só mantive e foi mais tranqüilo. Aqui é a minha segunda final de Cosat, fui vice-campeão na Colômbia, aqui quero ficar com a taça”, afirmou. A final da categoria pode decidir qual brasileiro vai ganhar a vaga da gira européia.

Na categoria 14 anos masculino, o argentino Lautaro Midon, terceiro cabeça-de-chave, desbancou o principal favorito, o paraguaio Adolfo Vallejo, em dois sets, placar de 6/1 6/4 e foi o primeiro a conseguir vaga na final da categoria. Após, o peruano Gonzalo Bueno, segundo pré-classificado, passou pelo colombiano Nicolas Nino, quarto cabeça-de-chave, parciais de 7/5 6/3 e também está na decisão. Pela categoria 14 anos feminina, fazendo sua condição de principal candidata ao titulo, a boliviana Gabriela Flores venceu a paraguaia Leyla Risso, de virada, em um jogo muito complicado, placar de 3/6 7/5 6/4. Sua concorrente pelo troféu será a argentina Solana Sierra. A quinta pré-classificada ganhou da segunda favorita, a colombiana Valeria Carreno, parciais de 6/2 6/3.

Final totalmente gaúcha nos 12 anos

Na categoria 12 anos masculino, valendo pontos para o ranking nacional, o titulo ficará no Rio Grande do Sul, já que os gaúchos Thiago Guglieri e Davi Daniel vão reeditar a final que aconteceu semana passada em Caxias do Sul e decidem o titulo neste sábado.

Guglieri, atleta do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, ganhou do mineiro Pedro Rodrigues, por um duplo 6/2. Já Daniel, de Passo Fundo, filho de Marcos Daniel, sete vezes campeão do evento, venceu o carioca Nicolas Oliveira, placar de 6/0 6/2. Davi foi campeão ano passado na categoria 10 anos e tenta título em nova categoria.

Pela categoria feminina, a final será entre a carioca Gabriela Felix e a paulista Olivia Carneiro. Felix venceu a baiana Luana Paiva, em dois sets, placar de 6/2 6/4. Já Carneiro ganhou da pernambucana Cecília Costa, em três sets, parciais de 6/2 6/7(4) 6/1.

Programação deste Sábado na Sogipa:

Quadra 1

10h – Guilhermina Grant(URU/1) x e Isadora Walber Machado (BRA/6)

11h – Pedro Boscardin (BRA/8) x Gustavo Heide (BRA/9)

Quadra 2

10h – Gabriela Flores (BOL) x Solana Sierra (ARG)

11h – Gonzalo Bueno (PER) x Lautaro Midon (ARG)

Programação 12 anos – Quadra a definir

10h – Davi Daniel (RS) x Thiago Guglieri (RS)

10h – Gabriela Felix (RJ) x Olivia Carneiro (SP)

14h30 – Final Duplas Masculina a definir

A categoria 18 anos tem as semifinais a partir das 10h com transmissão ao vivo do site do torneio http://www.campeonatointernacional.com.br/

A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau – Itaú, segue nesta sexta-feira com os jogos de quartas de final de simples na Associação Leopoldina Juvenil na categoria mundial de 18 anos e partidas iniciais do Tennis Kids. No Clube Sogipa jogos das semis dos 12 anos do ranking nacional e partidas pelas semis de 14 e 16 anos do ranking Sul-Americano. Em ambos os clubes a entrada é gratuita ao clube.

A programação e resultados da Sogipa com jogos dos 16, 14 e 12 nos está disponível no site do evento – http://www.campeonatointernacional.com.br/

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, Britânia, Prado Bairro-Cidade, April e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade do IGE – Instituto Gaúcho do Esporte, e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Acompanhe os resultados e destaques em nossas redes sociais – Facebook – https://www.facebook.com/CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre/ , Twitter – https://twitter.com/campeonatotenis e Instagram @campeonatointernacional

TRANSMISSÃO AO VIVO – A partir de segunda-feira haverá transmissão AO VIVO da quadra central da categoria 18 anos na Associação Leopoldina Juvenil através do site www.tenisvirtual.com.br e do site do evento http://www.campeonatointernacional.com.br/

MAIS FOTOS DOS JOGOS DESTA SEXTA DISPONÍVEIS EM - https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums/with/72157693856381635

Fabrizio Gallas – Gallas Press – MTb – Nº 32361/RJ , Márcio Azambuja e Thiago da Rocha
Mais informações – (21) 994004061fabrizio@gallaspress.com.br
 , (51) 99994-4303a.marcio@terra.com.br e (51) 99380-5268 thiagosantosdarocha@gmail.com / Telefone Sala de Imprensa Associação Leopoldina Juvenil – (51) 3209-2894

Crédito: Miriam Jeske/Heusi Action