Georgiana surpreende e derruba invencibilidade de 26 jogos de colombiana na 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre

Depois de exatos quatro meses de invencibilidade, quatro títulos, 26 vitórias, chegou ao fim a sequência incrível da colombiana Maria Osorio Serrano nesta sexta-feira na quadra 1 da Associação Leopoldina Juvenil na fase quartas de final da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau-Itaú, com apoio da lei de incentivo ao esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal. O torneio tem cerca de 1 mil inscritos de 59 países e é um dos nove maiores do mundo.

Serrano, que vinha de títulos na Costa Rica, Colômbia, Paraguai e Banana Bowl, em Criciúma, foi derrotada pela georgiana Ana Makatsaria, 70ª do ranking mundial, por 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/5) 6/4 após cerca de duas horas de encontro: “Sabia que ela estava cansada, jogando sem parar por duas semanas, sabia que ela ficaria cansada ao longo do jogo, então segurei a bola em quadra para cansá-la ainda mais fazendo-a correr e isso me facilitou”, disse a tenista que cumpre sua terceira semana na América do Sul onde parou nas oitavas de final tanto em Criciúma quanto em Assunção, no Paraguai. Para Ana essa vem sendo uma semana especial.

“Estou na minha terceira semana na América do Sul, estou melhorando, primeira semana não foi boa, segunda melhor e está sendo boa, está sendo minha semana”.

Sua rival por vaga na final será a canadense nascida no equador, Leylah Fernandez que derrotou a americana Gabriella Price, 11ª favorita, por 7/6 (7/0) 6/2: “No primeiro set comecei bem, porém, Gabriella jogou muito bem. Não falhou nenhuma bola e devolvia tudo. Eu estava errando bolas fáceis. Então, comecei perdendo 5 a 2, comecei a pensar em soluções e não em vantagens que ela estava tendo. Isto me funcionou muito bem. Já no tie break comecei a atacar e ela começou a ficar mais nervosa. Já no segundo set vi que ela estava com uma atitude ruim, mais negativa. Tive de aproveitar isso, atacar e lutar. Ela começou a errar bolas fáceis, ficar muito nervosa e assim ganhei”, disse a jogadora que já havia batido outra pré-classificada, a terceira favorita a também americana Alexa Noel.

A outra semifinal será disputada entre a francesa Manon Leonard, 90ª colocada, e a dinamarquesa Clara Tauson. Leonard superou a americana Kacey Harvey por 7/5 6/4 enquanto que Tauson passou fácil pela americana Lea Ma, quarta favorita, por 6/3 6/0. Das 17 americanas na chave feminina, nenhuma alcançou a semifinal.

Resultados do Feminino

Ana MAKATSARIA (GEO) [12] 7/6 (7/5) 6/4 Maria Camila OSORIO SERRANO (COL) [1]

Leylah Annie FERNANDEZ (CAN) 7/6 (7/0) 6/2 Gabriella PRICE (USA) [11]

Manon LEONARD (FRA) 7/5 6/4 Kacie HARVEY (USA)

Clara TAUSON (DEN) [14] 6/3 6/0 Lea MA (USA) [5]

Jogos do Masculino em andamento

Joao Lucas REIS DA SILVA (BRA) [11] x Nicolas MEJIA (COL) [1]

Naoki TAJIMA (JPN) [5] x Mateus ALVES (BRA) [14]

Juan Manuel CERUNDOLO (ARG) [3] x Nick HARDT (DOM) [12]

Sebastian BAEZ (ARG) [2] 6/3 6/2 Filip Cristian JIANU (ROU) [8]

A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau – Itaú, segue nesta sexta-feira com os jogos de quartas de final de simples na Associação Leopoldina Juvenil na categoria mundial de 18 anos e partidas iniciais do Tennis Kids. No Clube Sogipa jogos das semis dos 12 anos do ranking nacional e partidas pelas semis de 14 e 16 anos do ranking Sul-Americano. Em ambos os clubes a entrada é gratuita ao clube.

O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.

São cerca de 1 mil atletas na disputa de todas as categorias do evento. A entrada é gratuita nos dois clubes da disputa.

A programação e resultados da Sogipa com jogos dos 16, 14 e 12 nos está disponível no site do evento – http://www.campeonatointernacional.com.br/

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, Britânia, Prado Bairro-Cidade, April e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade do IGE – Instituto Gaúcho do Esporte, e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Acompanhe os resultados e destaques em nossas redes sociais – Facebook – https://www.facebook.com/CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre/ , Twitter – https://twitter.com/campeonatotenis e Instagram @campeonatointernacional

TRANSMISSÃO AO VIVO – A partir de segunda-feira haverá transmissão AO VIVO da quadra central da categoria 18 anos na Associação Leopoldina Juvenil através do site www.tenisvirtual.com.br e do site do evento http://www.campeonatointernacional.com.br/

MAIS FOTOS DOS JOGOS DESTA QUINTA DISPONÍVEIS EM – https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums/with/72157693856381635

Fabrizio Gallas – Gallas Press – MTb – Nº 32361/RJ , Márcio Azambuja e Thiago da Rocha
Mais informações – (21) 994004061fabrizio@gallaspress.com.br
 , (51) 99994-4303a.marcio@terra.com.br e (51) 99380-5268 thiagosantosdarocha@gmail.com / Telefone Sala de Imprensa Associação Leopoldina Juvenil – (51) 3209-2894

Crédito: Gabriel Heusi/Heusi Action