Canadense e dinamarquesa disputam a final feminina da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre

Está definida a final feminina da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau-Itaú, com apoio da lei de incentivo ao esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal. A decisão será entre uma canadense e uma dinamarquesa.

A canadense Leylah Fernandez, de apenas 15 anos e nascida no Equador (pai equatoriano e mãe de Toronto, no Canadá), 84ª do mundo, freiou o embalo da georgiana Ana Makatsaria, 70ª, marcando 7/6 (7/2) 6/0. A europeia havia derrotado nas quartas de final a colombiana Maria Osorio Serrano, sexta do mundo e que vinha de 26 vitórias consecutivas.

“Primeiro set muito pegado, puder ganhar no tie-break, no segundo ela ficou mais nervosa quando comecei forte, ela ficou mais frutrada e consegui jogar meu jogo”, disse a tenista que é a terceira canadense numa final da maior competição da América do Sul e uma das nove maiores do mundo. Em 2011 a musa Eugenie Bouchard foi campeã e três anos mais tarde era vice-campeã de Wimbledon no profissional e atingia o top 5. Em 2004 Aleksandra Wozniak ficou com o vice-campeonato.

Sua rival na final será a dinamarquesa Clara Tauson, de Copenhague, que derrotou a talentosa francesa Manon Leonard, 90ª, por 3/6 7/5 6/3 em mais de duas horas e meia de duração na quadra 2 da Associação Leopoldina Juvenil.

“Será uma final bem difícil, vou me preparar e continuar com mentalidade positiva e preparar a tática com meu pai e treinador”, seguiu Fernandez que vive em Montreal e treina no Centro de Treinamento da federação local, o Tennis Canada.

Tauson será a primeira dinamarquesa numa final de simples tanto do masculino como do feminino em Porto Alegre. A jogadora de Copenhague vibrou: “Muito feliz com minha primeira final deste tipo de evento: “Foi uma partida bem difícil pra mim pois ela é bem inteligente jogando, estava batendo muito forte no primeiro set e cometendo muitos erros. Eu não mudei minha tática, só tentei cortar os erros e me manter no jogo,” disse a jogadora que desenvolveu uma parceria com sua adversária deste domingo ao longo da semana:

“Nós estamos treinando todos os dias, desde o meio da semana, gosto de enfrentar meninas que gosto, será bem divertido, sempre ficamos na rotina nas manhãs essa semana, mas amanhã não será assim (risos)”.

 

As semifinais masculinas estão em andamento.

 

PROGRAMAÇÃO E RESULTADOS 18 ANOS ITF – Associação Leopoldina Juvenil

Quadra 1

Leylah Annie FERNANDEZ (CAN) 7/6 (7/2) 6/0 Ana MAKATSARIA (GEO) [12]

Naoki TAJIMA (JPN) [5] vs. Sebastian BAEZ (ARG) [2]

Clara TAUSON (DEN) / Anastasia TIKHONOVA (RUS) [8] vs. Mariam DALAKISHVILI (GEO) [2] / Ania HERTEL (POL)

William GRANT (USA) / Tyler ZINK (USA) vs. Sebastian BAEZ (ARG) [2] / Clement TABUR (FRA)

Quadra 2

Clara TAUSON (DEN) [14] 3/6 7/5 6/3 Manon LEONARD (FRA)

Nicolas MEJIA (COL) [1] vs. Nick HARDT (DOM) [12]

A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre tem a presença de cerca de 1 mil atletas de 59 países e é um dos nove maiores eventos do mundo. Na categoria 16 e 14 anos os jogos valem para o ranking Sul-Americano do Cosat, nos 12 anos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis, estas três categorias no Sogipa, assim como o Tennis Kids, que é realiziado na Associação Leopoldina Juvenil.

O torneio tem a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.

São cerca de 1 mil atletas na disputa de todas as categorias do evento. A entrada é gratuita nos dois clubes da disputa.

A programação e resultados da Sogipa com jogos dos 16, 14 e 12 nos está disponível no site do evento – http://www.campeonatointernacional.com.br/

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil, Britânia, Prado Bairro-Cidade, April e Laghetto Hotéis. A realização está sob a responsabilidade do IGE – Instituto Gaúcho do Esporte, e a organização, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Acompanhe os resultados e destaques em nossas redes sociais – Facebook – https://www.facebook.com/CampeonatoInternacionalJuvenilDeTenisDePortoAlegre/ , Twitter – https://twitter.com/campeonatotenis e Instagram @campeonatointernacional

TRANSMISSÃO AO VIVO – A partir de segunda-feira haverá transmissão AO VIVO da quadra central da categoria 18 anos na Associação Leopoldina Juvenil através do site www.tenisvirtual.com.br e do site do evento http://www.campeonatointernacional.com.br/

MAIS FOTOS DOS JOGOS DESTE SÁBADOCrédito: Gabriel Heusi/Heusi Action DISPONÍVEIS EM – https://www.flickr.com/photos/140890900@N02/albums/with/72157693856381635

Fabrizio Gallas – Gallas Press – MTb – Nº 32361/RJ , Márcio Azambuja e Thiago da Rocha
Mais informações – (21) 994004061fabrizio@gallaspress.com.br
 , (51) 99994-4303a.marcio@terra.com.br e (51) 99380-5268 thiagosantosdarocha@gmail.com / Telefone Sala de Imprensa Associação Leopoldina Juvenil – (51) 3209-2894