EMPRESA »

HISTÓRICO

A Protenis foi fundada em Agosto de 1979, pelo atual diretor da empresa, Ennio Lopes Moreira. No verão de 1980, realizou seu primeiro evento, um torneio profissional, na SAPT em Torres.

Em 1983, a Gerdau passou a ser cliente da Protenis, patrocinando três eventos de tênis: um torneio amador, um profissional e um juvenil. Dos três, o torneio juvenil (Copa Gerdau de Tênis), que iniciou neste ano como um torneio regional, disputado em uma única categoria masculina e uma feminina, foi o que permaneceu até hoje, chegando na sua 33ª edição em 2016.

Em 1997, 1998 e 1999 a Protenis organizou três confrontos da Copa Davis de Tênis e realizou também, três edições do Master da Copa Ericsson – Circuito Challenger da ATP, que reunia os 8 melhores jogadores do circuito com premiação de U$ 200.000 dólares em cada edição.

A Protenis foi contratada em 2002 pela RBS, que tinha os direitos de realização do campeonato gaúcho profissional de futebol, para gerenciamento de todos os jogos da fase classificatória e do Octagonal final.

Em 2006, organizou o primeiro Cyclus Open de Tênis, torneio Challenger da ATP. Este torneio foi muito importante para a Protenis, pois fazia 10 anos que Santa Catarina não realizava eventos profissionais de tênis. Ocorreram mais três edições do Cyclus Open nos anos de 2007, 2008 e 2009. No mesmo ano, aconteceu a primeira edição do Aberto de Tênis de Santa Catarina, torneio Challenger da ATP, com patrocínio do Governo do Estado.

Em 2007, a Copa Gerdau passou a integrar o grupo A da Federação Internacional de Tênis – ITF, ficando entre os 9 melhores torneios juvenis do mundo.

Em 2008, na 3ª edição do Aberto de Santa Catarina, no Costão do Santinho, teve a despedida do atleta Gustavo Kuerten dos torneios profissionais do Brasil.

No ano de 2009, A Protenis Promoções Esportivas abriu uma nova área na empresa, a Protenis Pisos Esportivos, que constrói, reforma e faz manutenção de quadras de tênis em condomínios, hotéis e clubes.

Em 2011 realizou o 61º Campeonato Aberto Sul Brasileiro de Golfe, no Country Clube de Porto Alegre, que se repetiu nos anos de 2012 e 2013, com a 62ª e 63ª edição.

Em 2012, além da 29ª Copa Gerdau de Tênis, realizou o Lagoa do Passo Open de Tênis, no litoral do Rio Grande do Sul; Circuito Sêniors de Tênis em Jurerê Internacional; Challenger Aberto de Tênis de Santa Catarina em Blumenau, em sua sétima edição; Future Heineken Open em Manaus; Future de Tênis em Caxias do Sul; Semana Guga Kuerten de Tênis em Florianópolis; Challenger Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, na Associação Leopoldina Juvenil em Porto Alegre; OsFutures Porto Alegre Open de Tênis, no Grêmio Náutico União e o Belém Novo Open de Tênis, no Belém Novo Golf Club, ambos em Porto Alegre; e a XXVII edição do Sêniors Internacional de Porto Alegre – Yone Borba Dias.

Em 2013, além dos eventos que estão no calendário anual, como os Futures, Challengers, etc., aProtenis realizou em fevereiro, a 2ª Edição do Circuito Seniors em Jurerê Internacional; a 30ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre em Março; O 1º ano do Torneio da série Challenger, Taroii Open de Tênis em Itajaí, no mês de abril e o 1º Circuito Infantil de Tênis, apresentado pela Paquetá Esportes em 4 cidades do Rio Grande do Sul, em novembro e dezembro.

Em 2014, realizou em fevereiro, a 3ª edição do circuito Seniors, em Caxias do Sul; A 31ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, em março e a 2ª edição do Taroii Open de Tênis em Itajaí, no mês de Abril.Em Setembro realizou a 3ª edição do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, Outubro a 5ª Edição da Semana Guga Kuerten em Jurere Internacional, Florianópolis, a 12ª Edição do Porto Alegre Open de Tênis, e em Novembro, encerrou o ano de 2014 com a 29ª Edição do Seniors Internacional de Porto Alegre – Yone Borba Dias.

Em 2015, realizou em fevereiro, a 4ª edição do circuito Seniors – ITF Grupo 3, em Porto Alegre; e a 32ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre – ITF Junior Grupo A, em março. Em Setembro realizou a 4ª edição do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul – Torneio da Série Challenger da ATP (U$40.000 + H), em Porto Alegre. Em Outubro a 6ª Edição da Semana Guga Kuerten no Jurere Internacional, Florianópolis, a 13ª Edição do Porto Alegre Open de Tênis – ITF Future , e em Novembro, encerrou o ano de 2015 com a 30ª Edição do Seniors Internacional de Porto Alegre – Yone Borba Dias – ITF Grupo 1.

No ano de 2016, realizou em fevereiro, a 5ª edição do circuito Seniors – ITF Grupo 2, em Porto Alegre;  a 33ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre – ITF Junior Grupo A, em março. Em Agosto realizou o  Aberto do Paraná de Tênis em Curitiba – PR – Torneio da Série Challenger da ATP (U$50.000 + H).  Em Outubro a 7ª Edição da Semana Guga Kuerten no Jurere Internacional, Florianópolis,  e em Novembro, encerrou o ano de 2016 com a 31ª Edição do Seniors Internacional de Porto Alegre – Yone Borba Dias – que neste ano passou a ser  ITF Grupo A.

Neste ano de 2017 a Protenis realizou  em Fevereiro, a 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre – ITF Junior Grupo A, em Março a 6ª edição do circuito Seniors – ITF Grupo 2 em Novo Hamburgo, e em Maio a 1ª Edição do torneio da ITF Série Beach Tennis Tour – I Meridiano Hotel Open de Beach Tennis, na Praia da Pajuçara em Maceió / AL.

E não para por aí. Aguarde os próximos eventos organizados pela Protenis.